/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Fila Digital facilita atendimento a clientes e estabelecimentos


Fila Digital facilita atendimento a clientes e estabelecimentos

Aplicativo foi desenvolvido por alunos da UFSCar ? dentre eles, a matonense Mariana Cavichioli Silva


Indignados com as longas filas, principalmente em instituições financeiras (bancos), cinco alunos do curso de Ciências da Computação da UFSCar – Alcides Mignoso e Silva, Bianca Garcia Martins, Lorhan Sohaky de Oliveira Duda Kondo, Mariana Cavichioli Silva e Renata Sarmet Smiderle Mendes – desenvolveram um aplicativo de forma remota. O projeto é oriundo de um Hackathon chamado Hacktrouble, evento realizado em abril que teve um objetivo principal: propor soluções inovadoras para o combate a dissipação do coronavírus e da covid-19.

Hackathon é uma maratona de programação de sistemas que pode durar dias. O Hackatrouble foi uma competição que visou encontrar soluções para ajudar a minimizar os impactos causados pela pandemia. Foi realizado totalmente online e teve a duração de 48 horas ininterruptas. Ao final desses dois dias, os participantes deveriam ter a proposta da solução, o modelo de negócios e um protótipo funcional do projeto. O Hacktrouble pode ser acessado pelo link https://www.hackatrouble.com.br/.

“Através de reuniões e planejamento em ferramentas online como Google Meet, Google Calendar, Google Drive, GitHub, criamos o ‘Fila Digital’, projeto que tem como propósito ajudar estabelecimentos no gerenciamento de filas de maneira virtual e diminuir as aglomerações em filas presenciais”, resume Mariana, a matonense do grupo. O ‘Fila Digital’ foi um dos premiados no ‘Eixo Negócios’, ficando em segundo lugar.

“Atualmente, diversos estabelecimentos retornaram às atividades e, devido à necessidade da restrição do número de pessoas dentro do local, longas filas se formam. Tem sido difícil para alguns estabelecimentos manter o devido controle quanto às regras determinadas, como distanciamento mínimo e uso de máscaras durante todo o tempo de espera”, comenta.

“Com o ‘Fila Digital’, as pessoas poderão visualizar os estabelecimentos cadastrados e suas respectivas filas, entrar na fila desejada, saber a quantidade de pessoas a sua frente, o tempo estimado para chegar sua vez, acompanhar o progresso da fila e só sair de casa quando estiverem realmente próximas de serem atendidas. Dessa forma, o aplicativo permite que as pessoas fiquem na rua o mínimo de tempo possível”, resenha a estudante.

 

MAIOR SEGURANÇA

Segundo Mariana, “outros benefícios podem ser citados, como melhor gerenciamento das filas e gestão do estabelecimento, maior visibilidade dos estabelecimentos cadastrados e maior conforto aos usuários. O aplicativo tem como objetivo principal diminuir as aglomerações, sobretudo durante este período restritivo em que vivemos. Além disso, o ‘Fila Digital’ traz mais segurança à sociedade”, garante.

“Porém, este aplicativo também será muito útil após a quarentena, visto que os usuários finais (clientes dos estabelecimentos) terão maior conforto ao aguardar sua vez para serem atendidos num local confortável. Os estabelecimentos também poderão ter maior controle do fluxo de pessoas e de suas filas”, afirma Mariana, destacando que o aplicativo ‘Fila Digital’ é gratuito.

“Os estabelecimentos e clientes podem acessá-lo pelo link www.minhafiladigital.com, sem necessitar download, ou através do ‘Google Play!’ Para utilizar, basta o cliente e o estabelecimento fazerem o cadastro direto em nosso aplicativo. Os estabelecimentos interessados em usar o ‘Fila Digital’ podem entrar em contato conosco pelo e-mail contato@minhafiladigital.com para explicarmos o funcionamento e tirarmos as dúvidas”, informa Mariana.

O ‘Fila Digital’ pode ser acessado em Redes Sociais. Facebook: https://www.facebook.com/minhafiladigital/ ; Instagram: https://www.instagram.com/filadigital/; Twitter: http://twitter.com/filadigital e Linkedin: https://www.linkedin.com/company/fila-digital, bem como ser visualizado por vídeos nos links https://www.youtube.com/watch?v=7smmLq-JDdc/ https://www.youtube.com/watch?v=jyNpRx5oysU; https://www.youtube.com/watch?v=GO4IbtZeqtw e https://globoplay.globo.com/v/8549858/


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários