/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Conferência destaca importância da participação de diferentes setores


Conferência destaca importância da participação de diferentes setores

Objetivo é debater propostas e diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Saúde

Cido Ferrari. "Temos investido bastante em Saúde, tanto na compra de equipamentos tecnológicos como na providência de cirurgias eletivas e de alta complexidade"
Foto: Divulgação

A 10ª Conferência Municipal de Saúde ‘Planejando o SUS nos territórios’ foi realizada pela Prefeitura de Matão – por intermédio da Secretaria de Saúde – no último dia 4 de abril, nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-Matão). Com o objetivo de elaborar o Plano Municipal de Saúde, de forma compartilhada, a Conferência reuniu equipes multidisciplinares de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família (ESF), da rede psicossocial de atendimento à saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como profissionais das áreas de Educação, Assistência Social, entre outras.

O prefeito Cido Ferrari declarou oficialmente aberta a 10ª Conferência Municipal de Saúde e, com as autoridades presentes, posicionou-se a respeito das possibilidades de melhorias para o setor, bem como avaliou os avanços conquistados até o momento. “Temos investido bastante em Saúde, tanto na compra de equipamentos tecnológicos como na providência de dezenas de cirurgias eletivas e de alta complexidade para pessoas que estavam aguardando. Estabelecemos parcerias com outros serviços regionais de atendimento à Saúde, finalizamos obras, implantamos novas Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família, contratamos pessoal e investimos na compra de ambulâncias com UTIs móveis para o Samu”, relatou o prefeito.

A Conferência Municipal de Saúde é um dispositivo legal previsto na Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, em instâncias colegiadas do SUS, e devem ocorrer de quatro em quatro anos, sempre no primeiro ano do mandato de cada governo municipal. O objetivo é levantar propostas e diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Saúde, com vigência de 2026 a 2029. “O Plano Municipal de Saúde precisa ser construído com base nas propostas e diretrizes que forem apresentadas e discutidas durante a Conferência, ou seja, é dado início à elaboração deste documento, de acordo com o resultado das sugestões, apontamentos e proposições dos participantes na Conferência”, explicou o secretário municipal de Saúde, Orivaldo Reguin (Faro).

 

PALESTRAS E DEBATES

 

No período da manhã, a representante do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araraquara, Mary Cristina Ribeiro Lacôrte Ramos Pinto, palestrou sobre o tema ‘Interseccionalidade e políticas intersetoriais’; a enfermeira da Vigilância Sanitária, Tânia Jacinto Rodrigues, falou sobre ‘Saúde do trabalhador e da trabalhadora’; a psicóloga e gestora em Saúde no município, Viviane da Rocha Souza, discorreu sobre ‘Princípios organizativos do SUS’. Posteriormente, grupos de usuários do Centro de Atendimento Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps-AD) fizeram apresentação de canto coral.

“As questões sociais impactam no processo de cuidados com a saúde da população. Por isso, a relação que todos os setores (Educação, Assistência Social, etc) estabelecem com a área da Saúde é fundamental para a intersetorialidade (coordenação de ações entre diferentes setores para a resolução de problemas) nos territórios. É preciso desenvolver mecanismos de comunicação que facilitem a identificação dos problemas dos usuários e isso seja compartilhado em rede, entre diversos setores de atendimento, para que todos possam contribuir com a solução”, refletiu Mary Lacôrte Ramos Pinto (DRS-Araraquara).

No período da tarde ocorreu o Fórum de discussões sobre três eixos: Intersetorialidade; Trabalhador e Trabalhadora; e Princípios Organizativos do SUS. O resultado deste Fórum deve embasar a elaboração do Plano Municipal de Saúde, previsto para ser colocado em prática de 2026 até 2029. Ao final da ‘10ª Conferência Municipal de Saúde Planejando o SUS nos territórios’ houve a apresentação das diretrizes em planária, conforme exige o protocolo.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários