Escolas municipais mobilizam estudantes no combate à dengue
Atividades educativas como palestras, cartazes, rodas de conversa e experiências científicas reforçam a importância da prevenção em toda a rede de ensino
- Postado por Natali Galvao |
- quinta, 24 de abril de 2025 | 12:05 hs

Cartazes educativos foram criados por estudantes do período noturno da E.M. Adelino Bordignon
Foto: Divulgação
Durante os meses de março e abril, alunos de todas as etapas da rede municipal de ensino de Matão — da Educação Infantil ao EJA — participaram de uma série de atividades voltadas à prevenção da dengue. Ações como produção de cartazes, palestras com profissionais da saúde e experiências pedagógicas criativas ajudaram a conscientizar as crianças e os jovens sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti.
A campanha nas escolas da Prefeitura envolveu práticas diversificadas com o objetivo de despertar a consciência crítica dos estudantes quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação da dengue. Os projetos foram desenvolvidos em diversas unidades escolares, com apoio de professores e gestores.
Na E.M. Adelino Bordignon, por exemplo, os estudantes do período noturno criaram cartazes educativos sob a mediação dos professores, abordando a eliminação de focos do mosquito e medidas de prevenção. A ação teve reforço com a palestra do médico Dr. Daniel Evangelista, da rede municipal de Saúde, que falou sobre “Dengue: prevenções e precauções”.
Já os alunos do 6º ano assistiram à palestra “Dengue: o que você precisa saber para se proteger”, ministrada pela enfermeira Lucele Schiavetto. Nas EMEIs, as crianças participaram de atividades lúdicas com o uso de lupas para observar insetos feitos com massinha, simulando uma experiência em um laboratório científico ao ar livre.
O prefeito Cido Ferrari destacou a importância da educação na luta contra a dengue. “Como a eliminação do mosquito transmissor depende muito da educação da população, despertar as crianças e jovens sobre isso é fundamental para vencermos essa batalha”, afirmou.
O secretário municipal de Educação e Cultura, Marcelo Prado (Mazão), parabenizou toda a comunidade escolar pelo engajamento. “Todos merecem os parabéns pela criatividade, atenção e atitude responsável demonstrados no desenvolvimento do tema ‘Dengue’. Dessa forma, estão ampliando conhecimentos e exercitando a cidadania”, ressaltou.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Comentários