Fatores que levam a uma recuperação ruim após um AVC
Estudo liderado pelo neurologista César Minelli coloca luz em várias questões ligadas ao tema
- Postado por Natali Galvao |
- terça, 22 de abril de 2025 | 10:28 hs

O neurologista César Minelli. "É fundamental que as pessoas que tiveram AVC recebam tratamento rápido e apoio para se reabilitar"
Foto: Divulgação
Uma pesquisa realizada em Matão descobriu quais pessoas têm mais dificuldade para se recuperar de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O estudo, intitulado ‘Predição de resultados ruins na fase inicial após um primeiro AVC: estudo populacional em Matão, Brasil’ (Predictors of poor outcome in the acute phase after a first-ever stroke in a population-based study in Matão, Brazil), foi liderado pelo médico César Minelli, neurologista do Hospital Carlos Fernando Malzoni (HCFM), e equipe de profissionais de saúde.
Minelli acompanhou pacientes por um ano e concluiu que aspectos como idade avançada, ser mulher, ter dificuldades de movimento e fala, podem atrapalhar a recuperação. O AVC acontece quando falta sangue no cérebro, causando lesões que podem deixar sequelas. Existem dois tipos principais de AVC: o mais frequente é o AVC isquêmico, que ocorre devido à interrupção do fluxo sanguíneo em um vaso no cérebro; o outro tipo, o AVC hemorrágico, acontece quando um vaso sanguíneo cerebral se rompe.
A pesquisa acompanhou pessoas que tiveram AVC e descobriu que alguns fatores podem dificultar a recuperação. De acordo com Minelli, “é importante cuidar da saúde para evitar o AVC, controlando a pressão, o diabetes e o colesterol. Também é fundamental que as pessoas que tiveram AVC recebam tratamento rápido e apoio para se reabilitar”. O médico alerta ainda para a importância de as pessoas saberem que podem evitar o AVC cuidando da saúde; e no caso de quem já teve um AVC, precisa buscar tratamento e apoio para se recuperar.
Denise Minelli, superintendente do HCFM, comenta: “Sinto um imenso orgulho ao ver pesquisas como esta, de alcance internacional, destacando o nome do nosso hospital e da nossa cidade no cenário das instituições que genuinamente contribuem para o progresso da saúde. Esse estudo não apenas valida o nosso compromisso com a excelência no atendimento e na pesquisa, mas também reforça a importância de investirmos continuamente em conhecimento e inovação para beneficiar a nossa comunidade. Parabéns a toda a equipe envolvida, que, com dedicação e profissionalismo, eleva o padrão da medicina praticada em nossa região”.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital
Comentários