Foi o março menos chuvoso desde 1914
Média urbana em quatro pontos foi de 6,95 mm
- Postado por Natali Galvao |
- sábado, 12 de abril de 2025 | 12:52 hs

Preocupante. Defesa Civil apoiou o Corpo de Bombeiros em três ocorrências de incêndios prediais no mês passado, quantidade incomum para um mês de março
Foto: Divulgação
Considerando uma média histórica de 161 milímetros de chuva para os meses de março desde 1914, segundo os registros da Fazenda Citrícola (propriedade da Terral Agro localizada em Gavião Peixoto, na divisa com Matão), choveu pouquíssimo no município no mês passado.
Considerando os cinco pontos de coleta nos quais A Comarca busca dados, a média foi de 20,16 milímetros, pois caíram 73 na Citrícola; 11,5 na Estação Meteorológica da Prefeitura (Centro); 7,5 na residência de Noedir Bordignon (Bairro Alto); 6,8 na Casa da Agricultura ‘Paulino Rossi’ (Centro) e 2 no Sindicato Rural Patronal (Nova Matão). Se a média for somente urbana, coletou-se apenas 6,95 milímetros de chuva.
Tendo como base os 20,16 milímetros da média geral, somente choveu menos em março de 1930, quando caíram 7 milímetros. Se o recorte comparativo se fizer com a média urbana (6,95 milímetros), o março passado foi o pior da história em chuva desde 1914, quando os dados começaram a serem registrados na Fazenda Citrícola.
ALERTA
“Com a chuva novamente abaixo da média, se torna mais preocupante o alerta para o período de estiagem que se aproxima. Ressalta-se que os atendimentos em apoio ao Corpo de Bombeiros nos incêndios em edificações foram três no último mês de março, algo pouco comum para o referido mês”, diz Luciano Gonçalves Leite, gerente de Proteção e Defesa Civil.
Fonte: Rogério Bordignon
Comentários