A 1ª Missa em Matão completou 130 anos
O dia 25 de março de 1895 é considerado também a data da fundação da Vila do Senhor Bom Jesus das Palmeiras
- Postado por Natali Galvao |
- segunda, 31 de março de 2025 | 08:38 hs

A imagem do Senhor Bom Jesus. Atualmente, ela está colocada na parede lateral da Igreja Matriz
Foto: Divulgação
Na terça-feira, dia 25 de março, completaram-se os 130 anos da primeira Missa rezada em Matão. Após fundado o arraial do Senhor Bom Jesus das Palmeiras, o primeiro nome de Matão, e construída a Capela, era necessário receber a imagem do padroeiro para inaugurá-la.
O fato histórico se deu em 25 de março de 1895, quando chegou à Matão a imagem do Senhor Bom Jesus, padroeiro da então Capela e hoje Paróquia do Senhor Bom Jesus. A imagem veio de Araraquara, num carro de boi, acompanhada por Antonio da Silva Coelho. Naquele dia, grande multidão havia saído de suas casas na vila em formação e das fazendas da região e aguardava a chegada da imagem nas proximidades do lugar onde hoje está a Escola Estadual ‘Roberto Veltre’, no bairro do Retiro.
De lá até a Capela, a imagem foi seguida por procissão dos fiéis, com muitos fogos, rezas do terço e cantos litúrgicos. Chegando à Capela houve a bênção da imagem, do altar e foi celebrada a primeira Missa em Matão, pelo padre Luciano Francisco Pacheco, da Igreja São Bento, de Araraquara. Ele chegou no dia anterior e ficou hospedado na casa do coronel Leão Pio de Freitas, na Fazenda Bonança (Bonanza).
Essa mesma imagem, que chegou em carro de boi, está colocada na parede lateral da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus – lado esquerdo de quem entra pela porta principal, próximo à escada para a torre. Além de ser a data da primeira missa, o dia 25 de março de 1895 é considerado também a data da fundação da Vila do Senhor Bom Jesus das Palmeiras – a atual cidade de Matão.
Fonte: Luiz Cezar de Oliveira
Comentários