Uma Secretaria com papel estratégico para o futuro
Vice-prefeito, Diego Mingorance é também secretário de Desenvolvimento Econômico
- Postado por Natali Galvao |
- quinta, 27 de março de 2025 | 10:22 hs
Diego Mingorance. "Matão tem vocação para o crescimento e nosso trabalho é garantir que esse isso ocorra de modo sustentável, inovador e inclusivo, beneficiando todos os setores da sociedade"
Foto: Rogério Bordignon
Além de vice-prefeito, Diego da Silva Mingorance é secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. Ele é gestor público, empresário e técnico em eletrotécnica e mecatrônica. Formado em Gestão Pública pela Universidade Nove de Julho (Uninove), tem ampla experiência no setor privado e na administração pública.
Sua trajetória no setor público consistiu nas funções de diretor municipal da Divisão Elétrica e assessor parlamentar do presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, com quem Diego adquiriu ampla experiência em articulação política e captação de recursos. No setor privado, ele foi sócio proprietário da Elétrica KM por mais de 10 anos, o que lhe proporcionou conhecimento prático sobre as dificuldades e necessidades dos empreendedores.
Diego também atuou como vereador suplente, apresentando e aprovando importantes Projetos de Lei voltados ao desenvolvimento econômico. “Atualmente, como vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, trabalho para fortalecer a economia local por meio de programas de incentivo ao empreendedorismo, capacitação profissional e atração de investimentos estratégicos, sempre com foco na geração de emprego e renda para a população”, resume Diego, entrevistado por A Comarca.
Qual a importância da Pasta sob sua responsabilidade?
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem um papel estratégico para o futuro de Matão. Ela é responsável por criar um ambiente favorável para o crescimento empresarial, garantir a qualificação da mão de obra local e atrair novos investimentos. O desenvolvimento econômico não pode ser pensado de forma isolada, pois precisa estar conectado a políticas públicas eficientes para infraestrutura, educação, inovação e sustentabilidade, garantindo que Matão continue crescendo de forma equilibrada. O prefeito Cido Ferrari deposita total confiança nesta Secretaria, pois sabe que um município economicamente forte gera mais empregos, melhora a qualidade de vida da população e amplia as oportunidades para todos.
É um desafio pessoal desenvolver o trabalho pelo desenvolvimento econômico?
Sim. Desenvolver a economia de um município exige planejamento, visão estratégica e capacidade de articulação. O desafio é grande, mas também é uma grande oportunidade para fazer a diferença na vida das pessoas. Ver Matão crescer e se consolidar como referência regional é o que nos motiva diariamente.
O desafio se torna maior por você também ser o vice-prefeito?
Sem dúvida. Acumular essas funções exige organização e eficiência, mas também facilita a implementação de projetos, pois temos um alinhamento direto com o prefeito e as demais secretarias. Isso permite ações mais ágeis e eficazes.
Como você está se adequando às atividades da Secretaria?
Desde o início da gestão, trabalhamos para ampliar programas de incentivo ao empreendedorismo, gerar empregos e fortalecer a economia local. Mantemos um diálogo constante com empresários, trabalhadores e instituições para identificar oportunidades e desafios. Além disso, estamos fortalecendo parcerias com o Governo do Estado e com o Governo Federal para trazer mais investimentos, financiamentos e capacitações para a população.
Quais as principais conquistas e avanços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico no primeiro mandato do prefeito Cido Ferrari?
No quesito geração de emprego, em parceria com empresas, foram promovidas ações de capacitação profissional e facilitação na contratação de mão de obra. Houve apoio ao empreendedorismo, pois o Sebrae Aqui atende mais de 6 mil empreendedores por ano em Matão, auxiliando na formalização, gestão de negócios e inovação. Na atração de investimentos, houve a implantação de políticas de incentivo para trazer novas empresas e fortalecer setores estratégicos. Quanto a programas de crédito e financiamento, ocorreu a expansão do acesso ao Banco do Povo, Desenvolve SP e Investe SP, garantindo condições melhores para empreender. Considerando exportação e inovação, tivemos o apoio às empresas locais para acessar mercados internacionais por meio do Exporta SP. Na capacitação profissional, parcerias com instituições de ensino de Matão: Senai ‘Oscar Lúcio Baldan’, Etec ‘Sylvio de Mattos Carvalho’ e Fatec ‘Luiz Marchesan’, preparando profissionais para atender às demandas da indústria, comércio e agronegócio.
Quais as prioridades para 2025?
Reestruturação do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com a modernização do atendimento, integrando novas tecnologias para facilitar o acesso às vagas de emprego e ampliando parcerias com empresas para disponibilizar mais oportunidades; fortalecimento do empreendedorismo local com a expansão dos atendimentos do Sebrae Aqui e apoio direto a micro e pequenos empresários; implantação de novos programas de incentivo e desburocratização para facilitar a abertura de empresas. Na qualificação profissional, expansão dos cursos do Qualifica SP e Empreenda Rápido; fortalecimento das parcerias com Senai, Etec e Fatec, que estão se tornando os maiores polos regionais de capacitação. Para mais investimentos e modernização dos distritos industriais, melhor infraestrutura e incentivos para atrair grandes empresas e novos projetos de inovação e tecnologia. Também expandiremos créditos para pequenos e médios negócios; ampliaremos a atuação do Banco do Povo e Desenvolve SP e criaremos linhas de crédito acessíveis para empreendedores locais.
Quais os objetivos para o período de 2026 a 2028 e para o futuro?
Transformar Matão em referência regional de inovação e desenvolvimento econômico; criar o maior polo regional de capacitação profissional com Senai, Etec e Fatec; expandir os incentivos fiscais e programas de financiamento para atrair empresas e gerar empregos; desenvolver políticas públicas para startups e tecnologia, criando um ambiente favorável para inovação; fortalecer as exportações e internacionalização das empresas locais através do Exporta SP e ampliar os programas de apoio ao agronegócio, fortalecendo a economia rural e a sustentabilidade. A gestão do prefeito Cido Ferrari está comprometida em transformar Matão em um polo de inovação, crescimento e oportunidades. A confiança do prefeito na Secretaria de Desenvolvimento Econômico reforça a importância desse trabalho, garantindo que as políticas públicas sejam eficazes e tragam impactos reais para a população. Matão tem vocação para o crescimento e o nosso trabalho é garantir que esse isso ocorra de modo sustentável, inovador e inclusivo, beneficiando todos os setores da sociedade. Estamos construindo uma cidade preparada para o futuro, onde empreendedores, trabalhadores e investidores encontram um ambiente seguro, promissor e cheio de oportunidades.
Fonte: Rogério Bordignon
Comentários