Mutirão de coleta de embalagens de defensivos agrícolas será realizado
Ação voltada a pequenos produtores acontecerá na Casa da Agricultura
- Postado por Natali Galvao |
- quarta, 26 de março de 2025 | 13:06 hs

Aparecido Ferreira e Luiz Manhani. Mutirão acontecerá no próximo dia 3 de abril, na Casa da Agricultura
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e a Casa da Agricultura ‘Paulino Rossi’ realizarão, no próximo dia 3 de abril, mais uma edição do ‘Mutirão de Coleta de Embalagens de Defensivos Agrícolas’, visando promover o descarte correto e ambientalmente responsável desses materiais. A ação acontecerá na Casa da Agricultura, das 8h15 às 11 horas e das 13 às 15 horas, sendo direcionada a pequenos produtores.
“Para garantir o destino correto das embalagens, os produtores deverão levá-las vazias e devidamente limpas por meio de lavagem tripla, de acordo com as orientações da legislação ambiental. Serão aceitas embalagens plásticas e metálicas com fundo perfurado, caixas de agrotóxicos de papelão e embalagens flexíveis vazias”, informa Aparecido Ferreira, gerente de Agricultura da Prefeitura.
“O objetivo é garantir a destinação ambientalmente correta das embalagens ou sobras pós consumo de defensivos agrícolas para evitar a contaminação do solo e da água, além de zelar pela segurança alimentar e pela saúde humana e animal”, resume Luiz Manhani, engenheiro agrônomo da Prefeitura.
“O descarte irregular é um dos maiores problemas ambientais que enfrentamos atualmente. A prática de jogar resíduos fora dos locais adequados não prejudica apenas o meio ambiente, mas também coloca em risco a saúde da população. Convidamos a todos a adotarem práticas de descarte responsável e se engajarem na preservação do meio ambiente. O descarte correto é uma responsabilidade de todos, tanto do poder público quanto dos cidadãos”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adauto Lavezo.
Trata-se de uma oportunidade para realizar o descarte adequado e legal de forma prática. A coleta será limitada a até 400 embalagens por produtor rural. Já os grandes produtores, que possuam um volume maior de embalagens, devem agendar a devolução diretamente na Central de Recebimento do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), por meio do site: http://inpev.org.br/agendamento/.
O ‘Mutirão de Coleta de Embalagens de Defensivos Agrícolas’ conta com apoio do Sindicato Rural Patronal de Matão, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. A Casa da Agricultura de Matão está localizada na Avenida 15 de Novembro, nº 320 (Centro). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3382-4076.
Fonte: Rogério Bordignon
Comentários