/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | IFSP tem eleições para reitor e diretor-geral


IFSP tem eleições para reitor e diretor-geral

No campus local, Claudemir Mariotti Junior é candidato único

Filipe Lima. "A consulta eleitoral na instituição não é somente um exercício democrático, mas também uma oportunidade de aprendizado para os alunos"
Foto: Divulgação

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP) estão em processo eleitoral para escolha de seu próximo reitor e diretores-gerais de campus, incluindo o IFSP-Matão. Em sua terceira consulta desde a inauguração, a unidade matonense se destaca por adotar um modelo democrático que envolve toda a comunidade acadêmica – um diferencial em relação a outras instituições de ensino.

As eleições no IFSP seguem as diretrizes da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, e do Decreto nº 6.986, de 20 de outubro de 2009, que regulamentam os processos de consulta interna. Nesse modelo, a participação dos segmentos acadêmicos é equilibrada: docentes, discentes e técnicos administrativos possuem igual peso nos votos, com cada grupo representando 1/3 (um terço) do total.

Neste ano, a eleição será realizada em dois turnos, nos próximos dias 16 e 29, e ocorrerá de forma online, através de um sistema criptografado da própria instituição, garantindo segurança e integridade no processo de votação. Além disso, debates e sabatinas entre os candidatos serão promovidos, permitindo à comunidade conhecer melhor as propostas de cada postulante.

No IFSP-Matão, a candidatura única para o cargo de diretor-geral é a de Claudemir Mariotti Junior, que busca sua recondução ao cargo. Ao mesmo tempo, o campus se une a outras 37 unidades do IFSP do Estado de São Paulo na escolha do novo reitor da instituição. Entre os candidatos estão Adelino Francisco de Oliveira, Antônio Augusto Teixeira Pinto de Moraes, Lúcia Scott Franco de Camargo Azzi Collet, Maurício França Silva, Silmário Batista dos Santos (atual reitor) e Whisner Fraga Mamede.

À frente da comissão eleitoral do IFSP-Matão, Filipe Dalmatti Lima ressalta o valor pedagógico do modelo participativo. “A consulta eleitoral na instituição não é somente um exercício democrático, mas também uma valiosa oportunidade de aprendizado para nossos alunos. Eles experimentam, na prática, a relevância da participação coletiva nas decisões da comunidade”, argumenta.

A comissão eleitoral local é formada por 18 membros da comunidade acadêmica, incluindo seis professores, seis técnicos administrativos e seis estudantes, garantindo uma representação igualitária de todos os segmentos. O processo de consulta conta com o apoio de profissionais que atuam em nível estadual: Marcos Bassoli e Rodrigo Silva, técnicos administrativos do IFSP-Matão, auxiliam na coordenação das eleições em todos os campi.

Marcos falou sobre o equilíbrio entre autonomia e colaboração. “Manter a autonomia de cada campus enquanto se respeita a diversidade de realidades locais é um desafio que exige diálogo constante e profundo respeito pelas particularidades de cada comunidade acadêmica”, sintetiza. O resultado das eleições será divulgado no dia 5 de novembro, marcando mais um capítulo no fortalecimento do modelo democrático de gestão do IFSP e reafirmando o compromisso com a participação ativa de sua comunidade.

 


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários