Pular para o conteúdo
Matão-SP · quarta-feira, 7 de outubro de 202619°Nublado19° / 30°Tempo agora em Matão: 19 graus, Nublado. Ver a previsão da semana.Ano 102Fundado em 1925Edição 5.361
A Comarca
Edição 5.3612 de outubroLer
Últimas
Hospital de Matão conquista 3º lugar em prêmio
Publicidade
Publicidade
Negócios

ITR: prazo para entrega da declaração vai até o dia 30

Prazo se encerrará no dia 30 de setembro

Do acervo · publicada originalmente em 24 de setembro de 2022

Fonte: Da Redação, postado por Natali Galvão

Foto: Divulgação

Sergio Ferreira. "É importante o produtor rural ficar atento ao prazo de entrega do ITR para não pagar multa"Acervo · 2022
Sergio Ferreira. "É importante o produtor rural ficar atento ao prazo de entrega do ITR para não pagar multa"

O prazo para entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) referente ao exercício 2022, que começou no dia 16 de agosto, se encerrará no próximo dia 30 de setembro. As regras para apresentar o documento estão na Instrução Normativa nº 2.040/2021, da Receita Federal. Pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil ou possuidora de qualquer título de imóvel rural, inclusive a usufrutuária, são obrigadas a apresentar a declaração.

De acordo com a Normativa, também está obrigado a entregar a DITR quem perdeu a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural ao patrimônio do expropriante, entre 1º de janeiro de 2021 e a data da efetiva apresentação da declaração.

“É importante o produtor rural ficar atento ao prazo de entrega do ITR para não pagar multa. A declaração deve ser elaborada no site da Receita Federal, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR”, alerta Sérgio Ferreira, do Sindicato Rural Patronal de Matão.

O valor do ITR pode ser pago em até quatro quotas mensais, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50,00. O imposto de valor inferior a R$ 100,00 deve ser quitado em quota única. A primeira parcela ou a quota única deve ser paga até 30 de setembro, último dia do prazo para a apresentação da declaração.

O pagamento do imposto pode ser feito por transferência bancária apenas nos bancos autorizados ou por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), em qualquer agência bancária integrante da rede arrecadadora de receitas federais. Sergio Ferreira alerta que toda Declaração de ITR, antes de ser transmitida, deverá seguir a Tabela de Preços de Terra Nua de cada município do imóvel.

Publicidade
Publicidade

Comentários

Ninguém comentou ainda. O primeiro comentário pode ser o seu.

Leia também

Publicidade