/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Reconhecimento: Talita Paula é Cidadã Matonense


Reconhecimento: Talita Paula é Cidadã Matonense

Chefe do Cartório Eleitoral recebeu a honraria pelas mãos do vereador Everaldo de Carvalho

A homenageada Talita Paula, com o título em mãos. "Reafirmo o meu compromisso com Matão e sigo trabalhando para um município cada vez mais próspero, democrático, justo e acolhedor"
Foto: Divulgação

Na noite da segunda-feira (11), na Câmara Municipal, Talita Cristina Lopes Banhos Paula recebeu o título de Cidadã Matonense, honraria prestada em Sessão Solene por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 17/2024, de autoria do vereador Everaldo de Carvalho. Além deles, a Mesa Diretora foi formada pelo juiz Marcos Therezeno Martins (também Cidadão Matonense), pelo vereador Sidinei Calabres (China, presidente da Casa de Leis) e por Oswaldo Ribeiro (Telo, representante do Grupo de Amigos ‘Toda Sexta’, que na ocasião recebeu o título de ‘Honra ao Mérito’, também de Everaldo).

Talita nasceu no dia 9 de julho de 1983, em Adamantina (SP). Filha de Neusa Maria Moreno Lopes Banhos e João Banhos, é irmã de Tiago e Thaisa. Graduada em Direito pelas Faculdades Adamantinenses Integradas (atual Unifai) em 2005, estagiou durante esta formação no Ministério Público por três anos. Em 2007, concluiu a Pós-Graduação em Marília, casando-se com Gilvan Max de Souza Paula.

Em 2010, morando em Itápolis (em razão do emprego do esposo), foi aprovada no concurso para analista judiciário do Tribunal Regional de Alagoas, residindo por seis meses no município de Mata Grande, período no qual aguardava uma permuta que possibilitou sua vinda para Matão, para onde ela e o marido se mudaram em novembro de 2011. Assim, Talita começou a atuar pelo Cartório Eleitoral da 170ª Zona Eleitoral (Matão e Dobrada), assumindo a chefia em novembro de 2013.

“Desde então, Talita trabalhou para a mudança de prédio, visando melhor atender a população, em especial durante a revisão da biometria, em 2019. Mais de 91% do eleitorado de Matão teve seus dados biométricos coletados na época. Sempre teve como missão prestar o melhor atendimento à população. Durante a revisão dos eleitores, se dirigiam a diversas empresas e unidades Cras do município para levarem o acesso aos serviços para toda população. Isso fez com que o Cartório Eleitoral recebesse o selo ‘Bioacessibilidade’, concedido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo”, comenta Everaldo.

“O Cartório Eleitoral sempre buscou proporcionar à população as melhores condições de exercer a cidadania através do exercício do direito do voto. Foram abertos seis locais de votação, fazendo com que as pessoas pudessem votar o mais próximo possível das suas residências. Periodicamente são feitas vistorias nos locais de votação, buscando sempre, dentro dos limites dos locais, proporcionar acessibilidade aos eleitores e eleitoras. Para tanto, a cada eleição, compromissos são firmados com diretores de escolas e a Prefeitura de Matão no intuito de adequar o local às condições de acessibilidade”, frisa Talita.

Entre outras atividades, o Cartório Eleitoral integrou o Programa de Educação Democrática dos Jovens, em conjunto com o Grupo Votorantim (Citrosuco de Matão), para levar conceitos básicos e conscientização ao jovem para o exercício da cidadania. O Cartório também participou do Festival da Democracia, realizado de forma online, durante a pandemia de covid-19, bem como da criação do Parlamento Jovem em Matão.

“A Talita atuou em programas com objetivo de promover a cidadania e responsabilidade social de jovens e crianças junto a unidades de educação como o Colégio Ethos, o Sesi-Matão e escolas de Ensino Médio do município, visando fomentar a participação eleitoral em aspectos relativos ao exercício da cidadania, a educação sociopolítica, bem como a participação da mulher na política”, destaca Everaldo.

 

REPRESENTAÇÃO

 

De 2018 a 2022, Matão foi representada no Conselho dos Representantes dos Cartórios Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, período no qual ela participou de reuniões para a tomada de decisões pertinentes à administração do TRE/SP. “Desde que Talita atua pela Justiça Eleitoral, foram realizadas oito eleições, sendo sete delas em Matão e, dessas, quatro municipais: 2012, 2016, 2020 e 2024. Ela continua prestando atendimento a partidos, candidatos, orientando a população, principalmente através dos meios de comunicação local, que sempre estiveram à disposição da Justiça Eleitoral”, frisa Everaldo.

“É uma justa homenagem. Parabenizo à Câmara Municipal e ao vereador Everaldo de Carvalho, pois é muito bom constatar que o Legislativo de Matão está atento à realidade daqueles que fazem bem e trabalham em prol da comunidade. Sou testemunha do quão dedicada e comprometida a Talita é com relação à Justiça Eleitoral, cuja excelência somente é alcançada em razão da responsabilidade e da entrega de servidores como ela. Talita, você é extremamente merecedora desta feliz honraria. Parabéns!”, resume o juiz Marcos Therezeno.

“É com imensa honra e profunda gratidão que recebo o título de Cidadã Matonense. Este reconhecimento representa não somente a culminância de um trabalho dedicado, mas, acima de tudo, a certeza de que faço parte de um município que, ao longo dos anos, se tornou meu verdadeiro lar. Esse título é o reflexo de um trabalho conjunto e por isso agradeço muito a equipe do Cartório Eleitoral, pois a parceria de cada um é fundamental para alcançarmos os avanços que Matão tanto merece. Somos uma equipe que tem um único objetivo: o bem-estar da nossa gente. Agradeço o apoio e a segurança que a equipe sempre teve dos juízes eleitorais, o que faço em nome do doutor Marcos Therezeno”, coloca Talita.

“Este honrado título também representa uma grande responsabilidade: a de continuar trabalhando com dedicação e comprometimento para o bem de todos os matonenses. Agradeço ao vereador Everaldo, aos vereadores e a todos os colaboradores que se envolveram neste processo. Um agradecimento especial ao meu marido, Gilvan, pois seu amor incondicional, apoio constante e presença em todos os momentos são os pilares que sustentam a minha caminhada. Obrigado também à minha família, aos meus amigos e a todos que me apoiaram e acreditam em mim. Reafirmo o meu compromisso com Matão e sigo trabalhando ao lado de todos que desejam ver nosso município cada vez mais próspero, democrático, justo e acolhedor”, encerra Talita.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários