IFSP-Matão fecha o pódio na FECCIF
Os três primeiros lugares da feira foram obtidos na categoria Ciências Agrárias
- Postado por Natali Galvao |
- segunda, 04 de novembro de 2024 | 08:44 hs
Os 12 alunos premiados. Conquistas na edição de 2024 de uma feira estadual do IFSP
Foto: Divulgação
Na edição de 2024 da Feira Estadual de Ciência e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (FECCIF), realizada de forma online entre os últimos dias 21 e 26 como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o IFSP-Matão se destacou com projetos que conquistaram os três primeiros lugares na categoria Ciências Agrárias, que reúne pesquisas de Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Agrícola etc. O evento contou com atividades presenciais e apresentações virtuais, engajando participantes de todo o estado de São Paulo.
Os trabalhos vencedores foram orientados e são frutos de uma disciplina ministrada pelas professoras Juliana Infante e Valéria Eleutério Pulitano, conceituada como ‘Projeto Integrador’. Nessa disciplina, que visa desenvolver a iniciação científica e a interdisciplinaridade, os estudantes precisam articular os conteúdos básicos com as áreas técnicas, sugerindo inovações e desenvolvendo novos produtos alimentícios.
O primeiro lugar foi conquistado pelo trabalho intitulado ‘Um brasileiro passou por aqui’, desenvolvido pelos estudantes Cauany Valilla, Alanys dos Santos, Heloisa Fregnani e Vinicius de Andrade. “Parabéns pela originalidade e competência em ressignificar tradições regionais, dando à língua bovina posição de destaque em um produto extremamente inovador. Ficamos felizes em ver nossos alunos revisitando hábitos familiares e buscando caminhos inovadores no desenvolvimento de produtos alimentícios”, comenta Juliana.
O segundo lugar foi para o projeto ‘Brownoffe vegano sem glúten’, desenvolvido pelas estudantes Ester Gabrieli Santos, Gabriella Inácio, Marcela Calabrez e Noemi dos Santos, que, com o mesmo rigor e originalidade, exploraram as possibilidades de uma culinária inclusiva e sustentável. “A qualidade das pesquisas e o empenho dos discentes são um reflexo do compromisso com a formação integral e inovadora que buscamos aqui”, afirma Valéria.
Em terceiro lugar, o projeto ‘O encontro saboroso entre a banana da terra e a culinária vegana’ – dos discentes Yasmin Marcolino, João Pedro Montrezor, Sarah Gomes e Letícia Gomes – foi também aclamado pelos jurados, que avaliaram desde a criatividade até a apresentação dos estudantes. A coordenadora do Curso Técnico em Alimentos, professora Vívian Lima, celebrou o sucesso das equipes. “Ver nossos estudantes no topo da premiação é uma prova do talento e do potencial do IFSP-Matão. A FECCIF é uma grande vitrine para o ensino de qualidade e para o comprometimento dos nossos discentes com temas essenciais para a sociedade”, considera Vivian.
“Os projetos foram avaliados pelo Comitê de Avaliação da FECCIF, considerando critérios como planejamento, execução, criatividade e atitude científica dos estudantes, o que ressaltou a dedicação dos jovens pesquisadores do IFSP-Matão”, destaca Marcos Gabriel Bassoli, coordenador de Apoio à Direção do IFSP-Matão.
Fonte: Rogério Bordignon
Comentários