/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | IFSP-Matão fecha o pódio na FECCIF


IFSP-Matão fecha o pódio na FECCIF

Os três primeiros lugares da feira foram obtidos na categoria Ciências Agrárias

Os 12 alunos premiados. Conquistas na edição de 2024 de uma feira estadual do IFSP
Foto: Divulgação

Na edição de 2024 da Feira Estadual de Ciência e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (FECCIF), realizada de forma online entre os últimos dias 21 e 26 como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o IFSP-Matão se destacou com projetos que conquistaram os três primeiros lugares na categoria Ciências Agrárias, que reúne pesquisas de Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Agrícola etc. O evento contou com atividades presenciais e apresentações virtuais, engajando participantes de todo o estado de São Paulo.

Os trabalhos vencedores foram orientados e são frutos de uma disciplina ministrada pelas professoras Juliana Infante e Valéria Eleutério Pulitano, conceituada como ‘Projeto Integrador’. Nessa disciplina, que visa desenvolver a iniciação científica e a interdisciplinaridade, os estudantes precisam articular os conteúdos básicos com as áreas técnicas, sugerindo inovações e desenvolvendo novos produtos alimentícios.

O primeiro lugar foi conquistado pelo trabalho intitulado ‘Um brasileiro passou por aqui’, desenvolvido pelos estudantes Cauany Valilla, Alanys dos Santos, Heloisa Fregnani e Vinicius de Andrade. “Parabéns pela originalidade e competência em ressignificar tradições regionais, dando à língua bovina posição de destaque em um produto extremamente inovador. Ficamos felizes em ver nossos alunos revisitando hábitos familiares e buscando caminhos inovadores no desenvolvimento de produtos alimentícios”, comenta Juliana.

O segundo lugar foi para o projeto ‘Brownoffe vegano sem glúten’, desenvolvido pelas estudantes Ester Gabrieli Santos, Gabriella Inácio, Marcela Calabrez e Noemi dos Santos, que, com o mesmo rigor e originalidade, exploraram as possibilidades de uma culinária inclusiva e sustentável. “A qualidade das pesquisas e o empenho dos discentes são um reflexo do compromisso com a formação integral e inovadora que buscamos aqui”, afirma Valéria.

Em terceiro lugar, o projeto ‘O encontro saboroso entre a banana da terra e a culinária vegana’ – dos discentes Yasmin Marcolino, João Pedro Montrezor, Sarah Gomes e Letícia Gomes – foi também aclamado pelos jurados, que avaliaram desde a criatividade até a apresentação dos estudantes. A coordenadora do Curso Técnico em Alimentos, professora Vívian Lima, celebrou o sucesso das equipes. “Ver nossos estudantes no topo da premiação é uma prova do talento e do potencial do IFSP-Matão. A FECCIF é uma grande vitrine para o ensino de qualidade e para o comprometimento dos nossos discentes com temas essenciais para a sociedade”, considera Vivian.

“Os projetos foram avaliados pelo Comitê de Avaliação da FECCIF, considerando critérios como planejamento, execução, criatividade e atitude científica dos estudantes, o que ressaltou a dedicação dos jovens pesquisadores do IFSP-Matão”, destaca Marcos Gabriel Bassoli, coordenador de Apoio à Direção do IFSP-Matão.

 


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários