/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Sindicato dos Metalúrgicos de Matão comemora 60 anos


Sindicato dos Metalúrgicos de Matão comemora 60 anos

POR EDNA F. DOS SANTOS

Edna F. dos Santos é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Matão
Foto: Rogério Bordignon

Com o estabelecimento e crescimento das indústrias metalúrgicas na cidade, o cônego Nelson Antônio Romão, no início dos anos 60, achou por bem fundar em Matão uma entidade que pudesse defender os direitos dos trabalhadores.

Ele solicitou a vinda de um representante da Federação dos Metalúrgicos sediada em São Paulo, e assim deu-se a criação da Associação dos Metalúrgicos, fato esse ocorrido no mês de maio de 1962.

A partir de junho do mesmo ano a Associação dos Metalúrgicos passou a funcionar com sede alugada, situada à Avenida Siqueira Campos, nº 129, sendo sua primeira diretoria eleita por aclamação, tendo como presidente o metalúrgico Ernesto Féchio. 

Passado aproximadamente um ano, no dia 6 de maio de 1963, conforme convocação por edital, foi apresentada, discutida e aprovada a proposta da diretoria passando de Associação para Sindicato.

Já como Sindicato, aconteceu no dia 17 de outubro de 1963 a eleição da primeira diretoria, na qual foi eleito como primeiro presidente o Sr. Ernesto Fechio, os Srs. Geraldo Pereira de Souza e Albino Picchi - para secretário e tesoureiro, tendo como suplentes Antenor de Santi, Ernesto Juan Enge e Olavo Picchi.

Estando o Sindicato legalizado e em atividade, surgiu a necessidade de se ter um lugar mais amplo, onde o metalúrgico seria atendido com mais eficiência. Com a doação de um terreno, incentivados pelo cônego Nelson Antônio Romão, com a ajuda da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo e um grupo de companheiros, foi construída a sede do Sindicato na Rua Sinharinha Frota, esquina com a Avenida 28 de Agosto, onde funciona até hoje, agora mais ampliado e confortável.

Na década de 90, o Sindicato filiou-se à CUT, integrando com outros 14 Sindicatos a FEM-CUT/SP. Assim, em conjunto, negociam a Convenção Coletiva para todos os metalúrgicos do Estado de São Paulo.

Em 2005, a Chapa 2 venceu as eleições sindicais e promoveu uma série de mudanças na administração da entidade, como por exemplo, informatização e ampliação do horário de atendimento ao trabalhador, reforço nas ações trabalhistas, pedidos de fiscalização e encaminhamentos ao Ministério Público do Trabalho.

Em 2008 comprou e reformou o prédio da sede, conquistou o primeiro acordo de PLR. Em 2011 comprou a área onde foi construído o clube de campo, que desde então vem recebendo melhorias para atender aos associados, que, inclusive, também podem usufruir dos apartamentos na colônia de férias em Itanhém, litoral paulista.

Tudo isso sem deixar de lado as negociações de data-base, alcançando acordos com cláusulas protetivas contra a aplicação da Reforma Trabalhista, abono e aumento real no salário proporcionando maior poder aquisitivo e qualidade de vida aos metalúrgicos e seus familiares. 

Nesse novo período, o Sindicato teve muitos embates com a classe patronal e os trabalhadores foram percebendo que, unidos e organizados, muitas outras conquistas poderiam vir.

Diante das terríveis consequências da pandemia de covid-19, o Sindicato deu início à campanha: “Sindicato cidadão, Metalúrgico solidário”, e juntamente com uma parcela da categoria vem promovendo atos de solidariedade que beneficiam entidades que atendem pessoas e famílias em vulnerabilidade social em nossa cidade, levando qualidade de vida e dignidade humana.

Esse é propósito da atual diretoria, melhorar a vida do trabalhador metalúrgico e fomentar a solidariedade em nossa sociedade. A mensagem que fica é: o mundo que queremos somos nós que construímos.

Ao completar 60 anos, com ânimo fortalecido e com o apoio dos trabalhadores, o Sindicato dos Metalúrgicos de Matão renova o compromisso de continuar atuando firmemente em defesa da categoria.

PARABÉNS, METALÚRGICOS DE MATÃO!!! O aniversário é da entidade sindical, mas quem ganha o presente são todos os trabalhadores da categoria que contam com um Sindicato forte e atento às mudanças da lei e necessidades dos trabalhadores.

QUE VENHAM OUTROS 60!!!


Fonte: Edna F. dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Matão


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários