Relatório Anual comprova qualidade da água em Matão
Resultado avalia mais de 25 mil testes, realizados ao longo de 2024 pela concessionária Águas de Matão, que investe também na segurança hídrica
- Postado por Natali Galvao |
- terça, 01 de abril de 2025 | 17:24 hs

Relatório será entregue pelos leituristas da Águas de Matão
Foto: Divulgação
Com todos os parâmetros acima do satisfatório, a água entregue às residências e comércios de Matão atende aos parâmetros de qualidade definidos pelos órgãos de fiscalização e saúde.
Isso é o que mostra o Relatório Anual da Qualidade da Água, que começa a ser entregue junto com a fatura de consumo do mês de abril.
O documento apresenta o resultado de mais de 27.715 mil testes laboratoriais feitos de janeiro a dezembro de 2024, pela concessionária Águas de Matão, responsável pelo abastecimento do município.
As equipes técnicas avaliam seis pontos: cloro; pH; turbidez; flúor e microbiologia, que leva em consideração os coliformes fecais e totais.
Ambos ausentes em todas as amostras da água produzida e entregue pela concessionária Águas de Matão. No total, foram 12.016 coletas na rede de distribuição e outras 13.699 nos reservatórios.
“O trabalho é contínuo para garantir a qualidade da água fornecida aos matonenses e, para além disso, manter o abastecimento regular de todos os nossos clientes, como ocorreu no período de estiagem. Além do uso da tecnologia para reduzir o índice de perdas, atuamos com gestão estratégica dos recursos hídricos, considerando a captação no aquífero Guarani, e monitoramento constante dos níveis de consumo”, pontua Isabelly Gonçalves, diretora executiva da Águas de Matão.
Os resultados das análises laboratoriais, que certificam a qualidade da água de Matão, também são enviados ao Sistema Nacional de Vigilância e Qualidade da Água (SISAGUA) e ao Centro de Vigilância Sanitária, um dos principais órgãos fiscalizadores do município, bem como para a Secretaria de Meio Ambiente. O Relatório Anual da Qualidade da Água de 2024, está disponível no site oficial da Águas de Matão: www.aguasdematao.com.br .
Fonte: Ude Valentini - Comunicação Aegea
Comentários