/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Rotary Club de Matão participou do Encontro Internacional de Compostagem


Rotary Club de Matão participou do Encontro Internacional de Compostagem

José Oliveira foi o representante brasileiro de Rotary em evento realizado no Peru

No Peru. José Oliveira, do Rotary de Matão, foi representante brasileiro de Rotary no 2º Encontro Latino-Americano sobre Compostagem e seu Impacto no Meio Ambiente
Foto: Arquivo - Rotary Club de Matão

A Agrupación Rotarya de Compostaje, do Rotary Internacional, realizou o 2º Encontro Latino-Americano sobre Compostagem e seu Impacto no Meio Ambiente, entre os dias 9 e 12 de abril, na cidade de Chiclayo (Peru). O primeiro encontro aconteceu na cidade de Loja (Equador), em 2023, e a terceira edição será em Medellin (Colômbia), em 2026. O representante brasileiro no evento foi o rotariano José dos Santos Oliveira, integrante do Rotary Club de Matão, que falou sobre o tema e sobre os impactos positivos de cuidar dos resíduos e promover a compostagem.

Da mesma forma, palestrantes de diversos países da América Latina compartilharam conhecimentos e experiências sobre a compostagem como uma solução fundamental para a gestão sustentável de resíduos orgânicos. A compostagem transforma esses resíduos em adubo natural, reduzindo os volumes de lixo enviado aos aterros e a poluição, incentivando a agricultura ecológica e contribuindo significativamente para o combate às mudanças climáticas.

Destaque para o fato de que a iniciativa da realização destes encontros internacionais sobre compostagem foi provocada pelo Projeto Rota da Compostagem, implantado em Matão pelo Rotary Club. “Desde que apresentamos o projeto no Distrito de Rotary e depois para clubes de outros países, o interesse foi imediato, culminando para a ampliação da prática da compostagem e o investimento de milhares de dólares por parte do Rotary Internacional, como aconteceu na cidade Chiclayo. Portanto, estamos muito felizes por ver uma semente que plantamos em Matão germinar e gerar frutos em tantos lugares, para muitas pessoas, ajudando a transformar o mundo com ações sustentáveis”, citou José Oliveira.

Desde a sua implantação, o Rota da Compostagem beneficiou mais de 300 famílias matonenses, que receberam um kit contendo duas caixas de polietileno e um composto de terra e minhocas. Também com referência na iniciativa de Matão foram realizadas uma edição do projeto em Limeira, pelo Rotary Club Limeira Morro Azul, em 2022; a continuação do Projeto Compostagem Nova Vida, em Votuporanga, pelo Rotary Club Votuporanga 8 de Agosto, em 2023; e novamente em Limeira, em 2025, foi colocado em prática um projeto em parceria com organizações do Poder Judiciário, ensinando a compostagem a pessoas em reclusão.

 


Fonte: Imagem Pública do Rotary Club de Matão


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários