Sincomércio-Matão destaca 15 anos do Jovem Aprendiz
Programa conta com as parcerias do Senac e do Ceproesc
- Postado por Natali Galvao |
- sábado, 26 de abril de 2025 | 08:57 hs
Uma das turmas. Aulas acontecem no Sincomércio-Treinamentos, para alunos de 14 a 24 anos
Foto: Rogério Bordignon
O Programa Jovem Aprendiz, do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio-Matão), comemora 15 anos. Contando com as parcerias do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), desde janeiro de 2010, e do Centro de Promoção Educacional e Social na Comunidade (Ceproesc), desde fevereiro de 2021, o programa é oferecido a jovens de 14 a 24 anos, sendo que aproximadamente 1.200 alunos já o concluíram. Ressalta-se que neste dia 25 de abril se comemora o ‘Dia do Aprendiz’.
“Nossa parceria consiste em oferecer as dependências e os custos de manutenção da nossa unidade Sincomércio-Treinamentos (Rua João Pessoa, 543, Centro), ou seja, três salas de aula – sendo uma delas dotada com computadores –, sanitários, cozinha e área de convivência”, cita Antonio Geraldo Giannini (Toninho), presidente do Sincomércio-Matão, lembrando que as aulas da primeira turma do Jovem Aprendiz começaram no dia 18 de janeiro de 2010.
Atualmente são quatro turmas, com aulas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. A partir do próximo dia 6, a quinta turma ingressará, às terças-feiras. Os alunos sempre tiveram aulas teóricas no Sincomércio-Treinamentos e práticas em empresas. No total são 2.000 horas/aulas distribuídas em 18 meses, sendo 1.600 no ambiente de trabalho e 400 na referida sede. São 120 jovens vinculados ao Senac e 72 ao Ceproesc.
Na modalidade da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e piso salarial em conformidade com o valor do Salário Mínimo do Governo Paulista, o programa de formação é vinculado a jornada de trabalho. “O benefício é para todos, pois os alunos crescem e as empresas ganham com esta aprendizagem como alternativa de obter melhores colaboradores em seus quadros”, sintetiza Toninho.
São parceiras do Senac: Agri-Peças, Beraldo Perfumaria, Cedro Paisagismo, Citrosuco, Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’, Hotel Matão Suítes, Lojas Cem, Montreal; os supermercados Amarelinha, Bom Bife e Savegnago; Supley e Tenda Atacado. As empresas parceiras do Ceproesc são Jogá, Magazine Luiza e os supermercados Bom Bife, Jaú Serve, Mortari e Simoni.
Denominado de ‘Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo’, o curso do Programa Jovem Aprendiz conta com três professores de Desenvolvimento Social: Elisandra Moreira Vieira, Gabriel Domingues e Jéssica Bonavina – bem como com a auxiliar Renata Silveira Voltolini, funcionária do Sincomércio-Matão. Por anos, os alunos tiveram aulas com a professora Edna Aparecida da Silva Fagundes Rosa e com o professor Carlos Godoy.
INÍCIO
Toninho recorda que o programa decorre de uma exigência do Ministério Público para que empresas – sobretudo estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços – cumprissem suas cotas quanto a contratação e disponibilidade de emprego e oportunidades a jovens aprendizes, num momento em que poucas delas honravam essa determinação.
“Então, o Sincomércio-Matão firmou parceria com o Senac, que ingressou com os professores. A quantidade de alunos aumentou e novas turmas surgiram progressivamente. O Ministério do Trabalho continuou suas fiscalizações e, durante a pandemia de covid-19, algumas empresas tiveram que contratar mais jovens aprendizes”, diz Toninho.
“Contudo, o Senac – nosso parceiro desde janeiro de 2010 – não pode ampliar a quantidade de turmas naquele momento e, desde fevereiro de 2021, o Sincomércio-Matão tem parceria com o Ceproesc, atendendo a demanda crescente. Assim, o Jovem Aprendiz se tornou tripartite: Sincomércio, Senac e Ceproesc”, conta o presidente, frisando que o programa está bem acima do cumprimento de cotas.
“Formando novos profissionais, o Jovem Aprendiz exerce função social e transforma situações por vezes complexas, enfim, dá oportunidade para vidas mudarem. Além das empresas, famílias agradecem pela existência do programa. Muito jovens chegam sem qualquer base para o mercado de trabalho, adquirem conhecimentos e tomam impulsos. Há aqueles que cursam Ensino Superior e têm no programa uma oportunidade complementar”, resume Toninho, agradecendo aos parceiros e pessoas comprometidas com o Jovem Aprendiz.
DEPOIMENTOS
“O nosso Programa Senac de Aprendizagem promove a formação de jovens aprendizes, em especial das empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Iniciamos em Matão em 2010, através de parceria firmada com o Sincomércio. A formação prepara para o mercado e para os desafios, em diferentes ambientes empresariais, adquirindo habilidades essenciais para a vida e o trabalho. Para empresas contribuintes, o programa é 100% gratuito e elas podem contar com apoio do Senac na elaboração dos documentos para matrícula e no acompanhamento das atividades práticas. Ao longo desses 15 anos, atendemos mais de 800 jovens aprendizes que atuaram em diversos setores do comércio de bens e serviços. O Senac se orgulha muito da parceria com o Sincomércio e de contribuir com o desenvolvimento de Matão através da formação de jovens cidadãos que constroem trajetórias de superação e sucesso a partir da educação. Desejamos que esta parceria perdure e possa transformar muitas vidas, gerando oportunidades e desenvolvimento”, Mônada Spinelli Ferraz, gerente do Senac-Araraquara.
“O Ceproesc – instituição formadora de programas de aprendizagem há mais de cinco anos –, em parceria com o Sincomércio-Matão, aposta na inclusão produtiva de jovens em parceria com empresas, uma ação que qualifica, gera renda, combate evasão escolar, promove a integração dos jovens com a cultura corporativa, auxiliando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Nossa parceria beneficiou a aproximadamente 380 jovens que tiveram suas Carteiras de Trabalho assinadas e possuem vínculos com a formação socioeducativa da aprendizagem. Cada um desses jovens teve como média de ganho salarial entre R$ 25 mil e R$ 40 mil, em um período de 22 meses de contrato de trabalho. Isso é muito significativo e repercute em todos os espaços onde esses jovens estão inseridos. A maior parte deles investe o que ganha na educação, ou seja, busca qualificação para continuar agregando valor profissional para metas futuras. Durante esse período de vínculo contratual, o Ceproesc segue com rigor um plano de desenvolvimento com diversas competências de saberes, auxiliando o jovem trabalhador na aplicação de habilidades cognitivas e emocionais para alavancar sua relação com o mundo do trabalho e os estudos, que são tão exigidos no ambiente corporativo. O Programa Jovem Aprendiz é um dos mais sofisticados meios que a sociedade pode contar como referência de primeiro emprego”, Gizela Gomides, gerente administrativa do Ceproesc.
“Sou natural de Taquaritinga e iniciei minha jornada na aprendizagem em 2022. Esse período contribuiu significativamente para a formação de quem sou hoje. Por meio da aprendizagem, vivi experiências únicas que me moldaram ética, profissional e pessoalmente. Tive a oportunidade de participar de ações sociais em parceria com ONGs, experiência que foi uma das mais emocionantes e gratificantes da minha vida. O contato direto com realidades tão diferentes me fez refletir profundamente sobre empatia, responsabilidade social e o valor de pequenas atitudes. Esses momentos despertaram em mim um olhar mais sensível e humano, reforçando ainda mais o propósito de crescimento com consciência e solidariedade. Com essa bagagem, aliada à dedicação e força de vontade, cumpri minhas responsabilidades com excelência, o que me proporcionou a efetivação na carreira profissional. Hoje, atuo como analista no setor de Qualidade na empresa que me abriu as portas por meio desse programa excepcional. Em especial, agradeço à mentora Edna Rosa, que nos acolheu como família e se dedicou ao nosso desenvolvimento, sendo um exemplo de compromisso com a educação e formação de jovens. Sua orientação, carinho e firmeza fizeram toda a diferença na minha caminhada. Tenho uma gratidão imensa por esse momento de virada na minha vida, quando descobri meu potencial, aprendi valores que levarei para sempre e me vi cercada por pessoas que acreditaram em mim, mesmo quando eu ainda duvidava. Obrigado pelo acolhimento, transformação e oportunidade. Sou eternamente grata por tudo o que vivi num momento de preparação para o trabalho e para a vida. Recomendo aos jovens que abracem essa jornada com entusiasmo, entrega e mente aberta. Cada aula, cada desafio, cada projeto, é uma oportunidade valiosa de crescimento. Viver intensamente essa etapa é algo que transforma, marca e deixa aprendizados para sempre. Não é somente uma fase de formação profissional, mas um verdadeiro mergulho em autoconhecimento, superação e descoberta de propósito”, Ana Clara Bischoff.
“Em 2010, eu dei um passo que mudaria completamente o rumo da minha vida: ingressei no Jovem Aprendiz. Na época, eu era um jovem em busca de uma chance, sem muita experiência, mas com muita vontade de aprender e crescer. Mal sabia que aquele primeiro passo seria o início de uma grande transformação. Foi através do programa que tive meu primeiro contato com o mercado de trabalho. Mais do que uma vaga, encontrei ali uma escola de vida. Aprendi sobre responsabilidade, comportamento profissional, postura, convivência e tantas outras coisas que até hoje levo comigo. O programa não me preparou somente para o trabalho, ele me ajudou a crescer como pessoa! Hoje, aos 30 anos, olho com orgulho para tudo o que conquistei. Me tornei homem de família, sou pai do Raul, meu maior presente e motivação. Conquistei meus bens com esforço, construí uma base sólida e alcancei uma posição estável na empresa onde trabalho com muito orgulho. Mais do que um emprego, hoje tenho uma carreira. E isso começou lá atrás, com uma oportunidade que abracei com todo o coração. Sou profundamente grato ao Jovem Aprendiz, que foi a porta de entrada para minha jornada profissional e meu desenvolvimento pessoal. Foi o alicerce de tudo o que construí até aqui. Para quem começa esta jornada agora, ensejo que aproveite cada oportunidade com seriedade, humildade e vontade de crescer. Cada passo conta. E com dedicação, o lugar onde você começa não define até onde você pode chegar”, Paulo Antônio da Silva.
Fonte: Rogério Bordignon
Comentários