Fotógrafos se unem em ato de amor por animais
Objetivo é dar visibilidade à situação do Canil Municipal e aumentar as adoções de cães
- Postado por Natali Galvao |
- sexta, 25 de abril de 2025 | 09:48 hs
Fotógrafos voluntários. Ação é uma das medidas em prática para compartilhar com a sociedade a necessidade de adoções, pois o acolhimento de animais no Canil aumentou
Foto: Rogério Bordignon
No último dia 17, fotógrafos de Matão se uniram para uma nobre causa: registrar imagens de cães acolhidos no Canil Municipal para dar mais visibilidade ao trabalho lá desenvolvido, bem como uma maior divulgação em redes sociais e outros canais de comunicação, visando reduzir a quantidade de animais concentrados nas dependências daquele local.
Esta ação voluntária é uma das medidas colocadas em prática para compartilhar essa situação com a sociedade e promover adoções, pois o acolhimento de animais por parte do Canil Municipal aumentou e merece a solidariedade das pessoas. A atuação dos fotógrafos é uma das medidas decorrentes de uma Audiência Pública realizada no último dia 19 de março.
Ocorrida na Câmara Municipal, esta reunião colocou em curso a análise e discussão de uma proposta de iniciativa do vereador Ademir de Souza (1º secretário do Legislativo), que consiste num Anteprojeto de Lei com o objetivo de criar o programa ‘Na minha casa tem pet’, visando a adoção de animais acolhidos pelo Canil Municipal.
O anteprojeto de Ademir busca uma alternativa democrática e agregadora com a sociedade por meio de debates e sugestões, como os que aconteceram na audiência entre vereadores, representantes do Poder Executivo, de ONGs que desenvolvem atividades pela causa animal e outras pessoas. Deste público, alternativas surgiram – e surgem – à iniciativa do vereador.
Os fotógrafos participantes do ato solidário foram Bianca Masalskiene, Dalcir Fioravanti, Eliana Saraiva, Luciano Camargo, Natali Galvão, Rogério Bordignon, Sérgio Figueira (Sabará), Tatiane Souza e Zilma Pinheiro. Também estiveram presentes no evento Andrey Ferraz e Celina Passerine.
Anderson Costa, Carla Bueno, Cássia Manzi, Cléber Pavão, Gerrá Maccagnan, Júnior Peres, Mariluci Schiavetto, Matheus Ricci, Paola Moraes e Rodolpho Mortari informaram sobre a impossibilidade de suas participações no último dia 17, mas se colocaram à disposição para contribuir posteriormente.
“Obrigado aos fotógrafos, modelos, equipe do canil, voluntários que colocaram as imagens digitais nas redes sociais, pessoal da Prefeitura que participou deste ato de amor aos animais, enfim, a todos que colaboraram de alguma forma. Vamos seguir adiante!”, resume Ademir. Entre os representantes da Prefeitura estavam Maria Aparecida Bellintani Ourique de Carvalho (Mariinha, diretora de Meio Ambiente) e Adauto Lavezzo (secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).
CANIL MUNICIPAL
Localizado perto da extinta Pedreira Municipal, o Canil Municipal conta com Paloma do Espírito Santo Silva (médica veterinária); Patrícia Castro Silva (coordenadora de Bem Estar Animal); os agentes de canil João Ricardo de Oliveira Telles, Kátia Bispo dos Santos e Edson de Lima Martiniano; as estagiárias Luana Cabrera e Giovana Chiari; Bruno Costa Magioni (médico veterinário) e três agentes de serviços gerais: Isabele Zeferino Carelli, Marta Pereira Pinto Calisto e Sandra Cristina de Lira Leão. Além deles, há oito funcionários terceirizados.
Atualmente estão acolhidos no local 243 cães (221 adultos e 22 filhotes), assim como um total de 36 gatos (20 adultos e 16 filhotes). O número de acolhimentos de animais é crescente, embora medidas colocadas em prática nos últimos dias conseguiram diminuir um pouco a quantidade de animais. “Nosso reconhecimento e valor a todas estas pessoas que trabalham pelos animais no Canil Municipal, uma tarefa ininterrupta em escalas, por todos os dias do ano”, frisa Ademir, que continua pedindo a solidariedade da população para a adoção dos animais.
Fonte: Rogério Bordignon
Comentários