/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Tiãozinho comanda o meio de campo


Tiãozinho comanda o meio de campo

Secretário de Governo faz a articulação política com a Câmara e transita entre as demais secretarias

Sebastião de Deus Moreira (Tiãozinho). "Vamos realizar muito, pois temos uma situação equilibrada e com boas perspectivas para construir o futuro de Matão"
Foto: Rogério Bordignon

Encerrando o ciclo de entrevistas com os secretários municipais, A Comarca conversou com Sebastião de Deus Moreira. Responsável pela Secretaria Municipal de Governo, Tiãozinho conviveu dentro do Gabinete do Prefeito com o saudoso ex-prefeito Adauto Scardoelli, com o ex-prefeito José Francisco Dumont (Chico) e com o atual prefeito Cido Ferrari.

Técnico em Contabilidade formado pela EM ‘Adelino Bordignon’ em 1987 e advogado pelo Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior (Immes) em 2013, ele tem vasta atuação pública. A primeira, de janeiro de 1997 a 28 de dezembro de 2000, foi como chefe de Gabinete da Prefeitura de Matão. De novembro de 2001 a fevereiro de 2003, foi assessor parlamentar do deputado federal Jair Meneguelli; de março de 2003 a dezembro de 2004, capacitador do Programa Fome Zero, do Governo Federal; de janeiro de 2005 a dezembro de 2012, secretário municipal de Governo na segunda e terceira gestões de Adauto.

Continuou na administração de Chico Dumont, na função de secretário dos Negócios Jurídicos, de janeiro de 2013 a dezembro de 2016. De maio de 2017 a fevereiro de 2021, atuou como secretário municipal de Governo na Prefeitura de Viradouro (SP). Em março de 2021, começou a desempenhar as funções de secretário municipal de Governo e dos Negócios Jurídicos na quarta gestão de Adauto, continuando o período de 2021 a 2024 com Cido Ferrari. Desde o último mês de janeiro, Tiãozinho é secretário de Governo do segundo mandato de Ferrari. Segue a entrevista com ele.

 

Quais as principais atribuições da Secretaria de Governo?

A atribuição principal é a coordenação das ações das diversas secretarias que compõem a administração municipal. O governo tem uma dinâmica muito intensa e é necessário prestar bons serviços para a população. O prefeito Cido Ferrari tem uma preocupação muito grande para que toda a estrutura funcione bem. Diversas ações são integradas por um conjunto de setores e a coordenação da execução das políticas faz parte do meu cotidiano. Portanto, o meu trabalho é garantir que as decisões tomadas pelo prefeito sejam efetivamente contempladas nas ações das demais secretarias. Além disso, nossa Secretaria é responsável pelo relacionamento da Prefeitura com a Câmara Municipal. Temos um profundo respeito pelo Poder Legislativo, que é fiscalizador e propositor; assim, uma ação integrada faz com que o município cresça com democracia e responsabilidade. Além do acompanhamento político, administrativo e legislativo, a Secretaria de Governo é responsável pela comunicação institucional da Prefeitura para com toda a população.

 

O atual Secretariado recebeu, a partir desse ano, integrantes do MDB?

O PT governa Matão pelo sexto mandato, com o prefeito Cido Ferrari – que praticamente exerceu todo o quinto mandato, com o falecimento do nosso saudoso companheiro Adauto. Nossa equipe, além de tecnicamente qualificada, é experiente e comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento matonense. Funcionamos como um time bem entrosado e temos um técnico experiente e muito sensível. Na verdade, o MDB está na parceria conosco desde o governo do ex-prefeito Chico Dumont, quando o saudoso Wilson Luiz Bertachini (Moio) era o nosso vice-prefeito. No mandato passado, o MDB esteve na Câmara Municipal apoiando todas as medidas que fizeram o nosso governo vencer as eleições em 2024 e agora, mais uma vez, temos o partido representado nesta parceria pelo vice-prefeito Diego Mingorance; na Câmara, pelo vereador Paulo Bernardi, que foi eleito presidente também com os votos da nossa bancada: Ademir de Souza, Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho) e Fabiana Scardoelli. Assim, temos certeza de que essa união é de pessoas comprometidas e capazes, que conhecem Matão e suas necessidade, enriquecendo o nosso trabalho.

 

O senhor conviveu dentro do Gabinete do Prefeito com Adauto Scardoelli, Chico Dumont e convive com Cido Ferrari. Comente sobre as principais características de cada um deles.

Todos esses grandes companheiros têm uma coisa em comum: o compromisso com o futuro de Matão. No fim de tudo, o objetivo deles sempre foi trabalhar para melhorar a vida das pessoas. Nosso companheiro Adauto foi um grande mestre e seu trabalho foi enriquecido pelas características particulares do Chico Dumont. Hoje, nosso prefeito Cido Ferrari, com sua dedicação e humildade, imprime um estilo único e muito importante. Somos, de verdade, uma grande equipe que ao longo de anos aperfeiçoa um estilo de governo que tem feito de Matão um município cada vez mais especial.

 

Alexandre Padilha saiu do Ministério das Relações Institucionais para o Ministério da Saúde. Matão perde ou ganha com esta mudança?

O ministro Padilha é um grande amigo de Matão e sabemos que, onde ele estiver, sempre teremos uma pessoa olhando para a nossa população com carinho e atenção. O prefeito Cido Ferrari tem a firme determinação de buscar parcerias onde elas estiverem, inclusive com o setor privado e com as diversas esferas de governo; por isso, temos um excelente relacionamento com o governador Tarcísio de Freitas, com os deputados estaduais e federais, de todos os partidos, que sempre nos apoiam com emendas e nos diversos projetos que encaminhamos. Sempre destaco o carinho do presidente Lula com Matão e sabemos que a sua determinação é apoiar nosso município sempre.

 

O Governo Federal já aportou recursos para Matão de modo direto ou por Emendas Parlamentares de deputados. Contudo, há uma grande expectativa relacionada ao aporte de um montante maior de verbas para investimentos necessários. Por que este maior aporte ainda não ocorreu?

Já ocorreu, sim! O presidente Lula e a ex-presidente Dilma sempre foram parceiros de Matão. No atual governo do presidente Lula já foram liberados mais de R$ 50 milhões para investimentos em diversas áreas, seja através de convênios ou por emendas de deputados. Os destaques ficam por conta das construções da segunda pista da Avenida João Marchesan, da Escola de Tempo Integral do Cidade Jardim, da Creche do Portal e da Unidade de Saúde do Quarto Centenário, além da pavimentação da ‘Estrada da Predilecta’ e da aquisição de máquinas e equipamentos com a ajuda do vereador Paulo Bernardi, do deputado federal Baleia Rossi e do Marquinhos Galli, todos do MDB, todos parceiros da administração municipal. O presidente Lula liberou ainda um Convênio de R$ 5 milhões para recapeamentos, cuja execução encerramos neste mês de março. E agora, no PAC 2, temos outros pedidos e estamos muito confiantes quanto à conquista de mais uma creche, da sede nova do Caps AD, além do teatro do CEC ‘Adauto Scardoelli’, pois temos conversas bem adiantadas. Como se observa, o bom relacionamento de Lula com Cido Ferrari tem sido muito importante para Matão.

 

Qual a situação dos precatórios inerentes à Prefeitura?

Estamos com os pagamentos rigorosamente em dia; diferente de quando assumimos, em 2021, quando havia milhões de reais atrasados. O saudoso ex-prefeito Adauto pagou os atrasados e, de lá pra cá, o prefeito Cido cumpre os compromissos de pagamentos, sendo inclusive este um dos motivos que possibilitou o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo emitir parecer favorável às contas do prefeito.

 

Há outras dívidas que preocupam a Prefeitura?

O prefeito Cido Ferrari governa com muita responsabilidade. É um trabalhador que aprendeu na vida que não se pode gastar mais do que se tem e, por isso, todos os nossos projetos estão dimensionados dentro do que a Prefeitura é capaz de realizar. A responsabilidade política, administrativa e financeira é uma determinação do prefeito. É claro que sempre ocorrem dificuldades pontuais e estamos fazendo um planejamento das nossas ações para o próximo período, o que nos deixa tranquilos em afirmar que vamos realizar muito, pois temos uma situação equilibrada, com boas perspectivas para construir o futuro de Matão e continuar transformando nosso município num lugar cada vez melhor para se viver.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários