Alunos da Rede Municipal celebraram o Dia da Água
Estudantes puderam conhecer características de nascentes, córregos, rios e lagos do município
- Postado por Natali Galvao |
- sexta, 28 de março de 2025 | 09:27 hs

Parceria. A Secretaria de Educação e Cultura e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promoveram visitas ao lago do Parque Ecológico
Foto: Divulgação
Com o objetivo de conscientizar e estimular praticas que promovam a preservação de um dos recursos mais valiosos do planeta – a água –, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Matão participaram de diversas atividades educativas e ambientais em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março – data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Ao longo das atividades, os estudantes puderam conhecer características das nascentes, córregos, rios, lagos e demais afluentes locais. Assim como diversos municípios, Matão é abastecida por águas subterrâneas provenientes do Aquífero Guarani – a segunda maior reserva de água doce subterrânea do mundo. O Rio São Lourenço, o Córrego do Cascavel, Córrego Las Palmas, Córrego Espiga Vermelha, Córrego Milho Vermelho, Córrego de São Pedro, Córrego do Leão e Córrego do Curtume fazem parte da bacia hidrográfica de Matão.
As atividades foram realizadas para levar conhecimento e fazer com que os estudantes compreendam o ciclo da água e reflitam sobre a necessidade do uso sustentável desse recurso tão essencial para o planeta. Ao longo da semana, as unidades municipais de ensino promoveram palestras, oficinas de poesia, rodas de conversa, experimentos interativos, visitas e outras ações pedagógicas voltadas à conservação dos recursos hídricos. Os professores enfatizaram a importância de pequenas atitudes diárias, como evitar o desperdício de água, não poluir rios e lagos e proteger nascentes naturais.
“Iniciativas como essa, de estímulo à cidadania, são fundamentais para sensibilizar os estudantes sobre o impacto das nossas ações no meio ambiente. Pequenas atitudes – como evitar o desperdício, não poluir rios e lagos e proteger as nascentes – fazem toda a diferença na construção de um futuro mais sustentável”, explicou o secretário de Educação e Cultura, Marcelo Prado.
Dentre as iniciativas realizadas também se destaca a parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que promoveram visitas ao lago do Parque Ecológico, atividades de reflorestamento, projetos de conscientização sobre reciclagem e reutilização da água, apresentações musicais, exposições de trabalhos dos alunos e outras atividades.
“Trabalhar a educação ambiental nas escolas é fundamental porque ajuda a formar cidadãos mais conscientes e responsáveis com o meio ambiente. Quando a escola incentiva essa educação, os alunos não só aplicam esses conhecimentos no dia a dia, mas também influenciam suas famílias e comunidades a adotarem bons hábitos”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adauto Lavezo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Comentários