Vacinação contra dengue começa em Matão
Imunizante é destinado inicialmente a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
- Postado por Natali Galvao |
- segunda, 10 de março de 2025 | 08:00 hs

Imunizante. A Prefeitura de Matão recebeu 1.786 doses da vacina contra dengue ? a Qdenga
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Matão recebeu 1.786 doses da vacina contra dengue – a Qdenga – e inicia a imunização do público-alvo nesta segunda-feira (10). O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e é destinado, inicialmente, a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos – faixa etária com as maiores taxas de internação pela doença no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A vacinação acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30. Para receber a dose é necessário que a criança ou adolescente esteja acompanhado por um responsável maior de 18 anos e apresente um documento de identificação com foto, o cartão do SUS e a Carteira de Vacinação.
“Há muito tempo estamos buscando essa vacina, devido ao alto número de casos confirmados na cidade. O Ministério da Saúde priorizou municípios com alta transmissão nos últimos dez anos e populações acima de 100 mil habitantes, o que inicialmente dificultou a inclusão de Matão. No entanto, diante do cenário atual, conseguimos essas primeiras doses. Por isso, pedimos a colaboração dos pais e responsáveis para levarem seus filhos aos postos de saúde e garantirem essa proteção o quanto antes”, destacou o prefeito Cido Ferrari.
Desde o ano passado, a Prefeitura de Matão tem intensificado as ações para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. São realizados diariamente mutirões de limpeza, nebulização e visitas domiciliares dos agentes de combate a endemias, que orientam a população sobre a eliminação de criadouros do mosquito. Além disso, foram estendidos os horários de atendimento e contratados novos médicos, há fiscalização e limpeza de áreas onde exista o descarte irregular de resíduos, bem como campanhas educativas em escolas, unidades de saúde, redes sociais, veículos de comunicação e empresas.
“Nosso município está em constante luta contra o Aedes aegypti, com ações preventivas e de fiscalização, mas infelizmente os casos continuam aumentando. Pedimos que a população permaneça atenta, mantendo quintais e terrenos limpos e livres de água parada. Nossa expectativa é de que, com a chegada da vacina, possamos reduzir significativamente os casos da doença na cidade”, afirmou o secretário de Saúde, Orivaldo Ademir Reguin (Faro).
Os pontos de vacinação
Unidade ‘Zélia da Silveira Perche’
R. Pedro Bigal, nº 1.530 – Bairro Alto
Unidade ‘Dr. Antônio Cezar Goldbaum Calil’
R. Silvio Quarésima, nº 53 – Vila Cardim
Unidade ‘Sebastião Correia da Silva’
R. Aquelino Benassi, nº 585 – Jd. São José
Unidade ‘Dr. Salvador de Toledo Galrão’
Av. 28 de Agosto, nº 465 – Centro
Unidade ‘Angelina P. Grigolli’
Rua Ângelo Pastori, nº 665 – Turvo
Unidade ‘Dr. Jorge Lian’
R. Luiz A.A. Sampaio, nº 616 – 4º Centenário
Unidade ‘Dr. Waldemar Kfouri’
R. Constantino Bastia, nº 230 – Vila Pereira
Unidade ‘Dr. Walter Cicogna’
Av. Francisco Alberici, nº 3.060 – Jd. Paraíso
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Comentários