Aulas na rede municipal começarão no dia 7 de fevereiro
Professores retornam nos dias 5 e 6 para realizarem o planejamento do Ano Letivo
- Postado por Natali Galvao |
- quarta, 05 de fevereiro de 2025 | 09:14 hs
Marcelo Prado. Em entrevista, secretário de Educação e Cultura fala sobre os planos para o ensino municipal
Foto: Rogério Bordignon
Nos próximos dias 5 e 6 de fevereiro, os professores da Rede Pública Municipal de Ensino retornarão às atividades para o planejamento do Ano Letivo de 2025. As aulas começarão no dia 7 (sexta-feira). “Na verdade, essa primeira data é uma oportunidade para recebermos os estudantes, sendo que familiares e pessoas responsáveis são convidadas para acompanhá-los, pois muitas crianças terão seu primeiro contato com um novo universo ou começarão um ciclo na Educação Básica”, cita o secretário de Educação e Cultura, Marcelo Augusto Prado, entrevistado por A Comarca.
Quantas escolas de Ensino Fundamental 1 e 2 e de Ensino Médio integram a Rede Pública Municipal?
São seis escolas: ‘Adelino Bordignon’ (Nova Matão), que oferece Ensino Fundamental (EF) 1 e 2, bem como Ensino Médio (EM); ‘Helena Borsetti’ (São Lourenço do Turvo, EF 1 e 2); ‘Antonio Carlos Manzini’ (Nova Cidade, EF 1 e 2); ‘Celso de Barros Perche’ (Centro de Atendimento à Juventude - Caju, Vila Cardim, EF 1 e 2); ‘Benta Maria Ragassi Scutti’ (Centro de Atenção Integral à Criança - Caic ‘Maria José Mendonça Gimenez, Vila Cardim) e Escola do Campo Fazenda Tamanduá (Ciclo 1 do EF).
São quantos estudantes nestas unidades?
No Ensino Fundamental são 1.334 alunos nos Anos Iniciais (EF 1) e 1.314 nos Anos Finais (EF 2). No Ensino Médio são 291 estudantes.
E quanto às escolas de Educação Infantil?
As escolas de Educação Infantil (EI) contemplam as creches e as unidades de pré-escola. São 22 unidades de EI, sendo que em 21 delas há as creches e a pré-escola e em uma unidade, somente a pré-escola. Nas creches são 1.298 crianças de zero a três anos de idade e na pré-escola, 1.567 crianças.
Quantos funcionários há na Rede Pública Municipal de Ensino?
No final de 2024 eram 450 professores; 251 auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs); 79 inspetores, secretários de escola, motoristas e funcionários de manutenção escolar e 65 pessoas terceirizadas para a execução de serviços gerais, sendo que a perspectiva é de expandirmos para 80 postos terceirizados em 2025.
O que priorizar neste ano?
Continuaremos as ampliações e as reformas da Emei ‘Catharina Toledo Gerdis’ (Vila Pereira) e da Escola ‘Benta Maria Ragassi Scutti’ (Caic). Manteremos as equipes de manutenções elétrica e hidráulica em atividade constante; toda a reposição necessária de equipamentos e materiais é intrínseca a esses serviços de manutenção. Aprimoraremos as condições de trabalho para o nosso efetivo humano e continuaremos investindo na formação dos educadores da Rede Pública Municipal, visando garantir educação de qualidade para que nossos estudantes tenham sempre a melhor formação possível e boas condições para participarem de todas as avaliações internas e externas, na perspectiva de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e outras avaliações. Continuaremos investindo no atendimento prestado pela Educação Inclusiva, ampliada também para a Educação Infantil desde 2022. Como secretário, me dedicarei para a conclusão das obras em curso ou paralisadas relativas ao eixo Educação e Cultura, considerando que a capacidade de investimento próprio da Prefeitura ditará o ritmo delas. Temos que evoluir as ações oriundas do Comitê Antirracista, criado pela Portaria nº 15.814, pelo prefeito Cido Ferrari, para atuação da Educação Infantil ao Ensino Médio. Pela criação deste comitê, bem como por toda dedicação à Rede Pública Municipal e ao segmento da Cultura desde 2021, nossa equipe agradece ao prefeito Cido Ferrari e torce para que ele continue investindo nestas áreas.
E quanto ao Programa de Valorização da Educação (PVE), do Grupo Votorantim?
Trata-se de uma parceria importante. Felizmente, teremos a continuidade do PVE em 2025. Será o nono ano consecutivo desta contribuição do Instituto Votorantim com a Rede Pública Municipal de Ensino.
No que se refere à Cultura, os eventos continuarão acontecendo em 2025?
Os eventos tradicionais que fazem parte do Calendário Oficial do município serão mantidos: Corpus Christi, Tô Matão, Show da Virada, Festival de Artes, Fronteiras Brasil, Matão Rock, eventos comemorativos ao aniversário de Matão. Também será mantido o fomento cultural com auxílio de editais através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Continuaremos as atividades do Território de Educação, Intercultura e Arte (‘Teia’), programa que aproximou a cultura e a educação. Atualmente, o ‘Teia’ conta com 168 estudantes em duas unidades do ‘Pequeno Cidadão’, 836 estudantes em Pontos de Cultura e 56 fazedores de cultura, contratados através de um termo de colaboração entre a Prefeitura e a Associação Cultural e Ambiental para a Cidadania (Acac - ONG Ocara).
O Centro de Educação Complementar (CEC) ‘Prefeito Adauto Scardoelli’ tem data para sua inauguração oficial?
O CEC ‘Adauto Scardoelli’ já abriu suas portas para algumas atividades e continuará sediando outras. Também receberá crianças da Emei ‘Catharina Toledo Gerdis’, enquanto a reforma e a ampliação desta unidade não forem concluídas. Estamos levantando informações técnicas e de preços de mobiliários e equipamentos visando a inauguração oficial do CEC, que integrará ainda mais a educação e a cultura por sua amplitude física e conceitual.
Há boa expectativa quanto ao aporte de recursos do Governo Federal ao CEC?
A expectativa é boa, sobretudo relacionada à construção do Teatro Municipal no CEC. Em junho do ano passado, o Ministério da Cultura enviou representantes técnicos para conhecerem a obra e isso acentua a nossa esperança. Na ocasião de sua visita ao CEC, em agosto de 2024, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o Governo Federal será parceiro nas etapas vindouras, inclusive na construção do futuro Teatro Municipal. Está confirmado o aporte de recursos financeiros do Governo Federal na construção de uma escola em tempo integral no Parque Laranjeiras, assim como de uma creche no Portal Terra da Saudade. Tomara que o Governo Federal continue atendendo as reivindicações de Matão.
Fonte: Rogério Bordignon
Comentários