/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Mutirão do Lixo Eletrônico arrecadou mais de 3,5 toneladas


Mutirão do Lixo Eletrônico arrecadou mais de 3,5 toneladas

População participou ativamente e garantiu o descarte correto de equipamentos inservíveis

Expectativa superada. Apenas no primeiro dia, quase dois caminhões de lixo eletrônico foram coletados
Foto: Divulgação

O Mutirão do Lixo Eletrônico, realizado na sexta-feira (31) e no sábado (1º), superou as expectativas ao arrecadar mais de 3,5 toneladas de materiais descartados pela população. Mesmo com chuva, moradores participaram da ação, promovida pela Prefeitura de Matão, em parceria com empresas e cooperativas de reciclagem, garantindo o descarte adequado de equipamentos eletrônicos inservíveis.

A iniciativa aconteceu no Parque Ecológico, ao lado da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, com apoio das empresas Led Reciclagem Tecnológica, Syngenta Seeds e das cooperativas de materiais recicláveis Coopermatão e Cooperasolmat. Apenas no primeiro dia, quase dois caminhões de lixo eletrônico foram coletados.

O prefeito Cido Ferrari destacou a importância do mutirão para a preservação ambiental e o fortalecimento da economia circular. “A adesão da comunidade reforça a consciência ambiental dos munícipes e a responsabilidade compartilhada na destinação correta dos resíduos. Além de evitar o descarte inadequado de materiais nocivos, essa ação contribui para a renda das cooperativas, que realizam a triagem e revenda de componentes recicláveis”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adauto Lavezo,  falou sobre o sucesso da edição. “Superar a quantidade arrecadada neste ano será um grande desafio, pois a tendência natural, a partir de agora, é alcançarmos um equilíbrio, recolhendo apenas o que for descartado ao longo do ano. Isso porque grande parte do lixo eletrônico acumulado nas residências desde o ano passado já foi recolhida neste mutirão. Agradeço imensamente a todos os envolvidos na realização dessa iniciativa.”

A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Maria Bellintani, também comemorou o sucesso da ação. “Mesmo com a chuva, a população participou ativamente, demonstrando grande conscientização ambiental. Entre os itens recolhidos, tivemos computadores, monitores, teclados, impressoras, celulares, pilhas, baterias, eletrodomésticos e muito mais”, detalhou.

Além da coleta de lixo eletrônico, os participantes também puderam levar para casa mudas de citronela, planta conhecida por ajudar a repelir mosquitos, especialmente o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. As mudas foram doadas pela empresa Syngenta.

Diante dos resultados positivos, uma nova edição do mutirão poderá ser realizada em junho de 2025, mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários