Coro de Matão se apresentou em São Carlos e Dobrada
Grupo desenvolveu repertório com canções sacras e natalinas
- Postado por Natali Galvao |
- sexta, 17 de janeiro de 2025 | 10:08 hs
Em São Carlos. O Coro de Matão participou da Cantata de Natal, junto a outros corais, na Igreja de São Benedito
Foto: Divulgação
Após o sucesso do espetáculo cênico e musical ‘A Christmas Carol’, o Coro de Matão – sob a regência do maestro Danilo Gomez – realizou outras apresentações de destaque no encerramento das atividades de 2024. No Centro de Educação Complementar (CEC), o grupo integrou a programação do 4º Festa - Festival de Artes de Matão, onde as solistas Ana Carusi, Alana Cardoso, Lucélia Santos e Keylla Emerich foram destaques.
Posteriormente, o Coro de Matão esteve em São Carlos para participar da Cantata de Natal, na Igreja de São Benedito. Organizado pela maestrina Flavia Bombonato, o evento reuniu o Coro Paulista São Carlos, o Coro da USP São Carlos, o Coro de Matão e Coro São Carlos Clube. O grupo de Matão contou com a participação da solista Valentina Gandolfi, que interpretou ‘The Lords Prayer’.
Em outro momento, a convite do município de Dobrada, o Coro de Matão apresentou o ‘Concerto Sacro’ na Paróquia São Francisco de Paula, tendo as participações dos solistas Alana Cardoso, Valentina Gandolfi, Danilo Gomez e Keylla Emerich, da pianista Ana Maria Salles e do músico Jean Gomes. Já o Coro Infantil da Escola de Música e Artes Danilo Gomez integrou as atividades de final de ano promovidas pela Prefeitura de Matão, entoando canções natalinas nas janelas da Casa da Cultura ‘Prefeito Armando Bambozzi’.
REPERTÓRIO
De acordo com Danilo Gomez, o repertório sacro tem sido uma das maiores expressões artísticas ao longo da história, representando a conexão entre a espiritualidade e a música. “Compositores como Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart e Giuseppe Verdi criaram obras-primas que ilustram a devoção religiosa. Este repertório, interpretado por coros e solistas, é um reflexo da busca pela transcendência por meio da música, evidenciando a combinação técnica e a expressividade emocional”, pontua o maestro.
As obras sacras exigem controle da respiração, articulação clara das palavras e percepção musical. “São técnicas que trabalhamos com nossos coralistas, com objetivo de manter a homogeneidade do timbre e da articulação em um grande grupo vocal, respeitando as nuances da composição e a harmonia coletiva. Já para os solistas é necessário o domínio da projeção vocal, sem perder a delicadeza da expressão, principalmente nas partes que exigem maior virtuosismo, como em árias ou recitativos. A flexibilidade vocal é essencial para o canto sacro, permitindo aos intérpretes não só alcançar as notas exigidas, mas também transmitir a emoção e a reverência que essas obras evocam. A combinação dessas técnicas vocal e expressiva é fundamental para que o repertório alcance profundidade e beleza”, explica Danilo.
O maestro enfatiza que o mesmo trabalho é desenvolvido junto ao Coro Infantil e Infanto Juvenil. “Trabalhar técnicas vocais com um coral infantil é essencial para o desenvolvimento da musicalidade e da saúde vocal das crianças. Por intermédio de um treinamento adequado é possível atuar com as habilidades destes jovens. O ensino de técnicas vocais, desde cedo, ajuda a prevenir tensões ou danos à voz. Ao aperfeiçoar essas habilidades, as crianças ganham confiança para se expressar musicalmente, enquanto desenvolvem disciplina e trabalho em equipe, assegurando que o coral infantil explore repertórios mais complexos e amplie seu potencial artístico”, salienta.
NOVOS RUMOS
Para 2025, o maestro Danilo Gomez já se dedica à pesquisa de novos repertórios para que possa reunir nos palcos, mais uma vez, núcleos artísticos como o Coro de Matão, Orquestra Jovem de Matão, Coro Infanto Juvenil e o Núcleo Experimental de Artes Cênicas (Neac) – todos mantidos pela Escola de Música e Artes Danilo Gomez.
“Agradeço a todos os integrantes dos respectivos núcleos e também aos professores Ricardo Pereira, Lucélia Santos, Lygia Bovo, Lucilene Alves, Equipe Gestora, a Acamde e todos os demais que contribuíram para que nosso 2024 fosse marcado pela pesquisa, estudos, dedicação, interpretação, criatividade e, sobretudo, pela união de todos. Em breve teremos novidades”, finaliza Danilo Gomez.
Fonte: Eliana Saraiva
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