/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Cido Ferrari fala sobre as eleições em entrevista exclusiva


Cido Ferrari fala sobre as eleições em entrevista exclusiva

"Hoje tenho certeza de que não votaram em mim por causa do Adauto", salienta

"Nossa população levou para as urnas a certeza de que estamos no caminho certo"
Foto: Rogério Bordignon

No dia 6 de junho de 2021, um domingo, a Câmara Municipal empossou o vice-prefeito Aparecido Ferrari como prefeito de Matão, devido ao falecimento de Adauto Scardoelli, que estava no curso do seu quarto mandato. Exatos três anos e quatro meses depois, no dia 6 de outubro de 2024, Cido Ferrari foi eleito prefeito de Matão.

Ele obteve 27.431 votos (63,94% dos 42.165 válidos), diante dos 14.734 de Sônia Moura (34,34%) e dos 739 de Alexandre de Cinque (1,72%) – sendo que no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consta que a votação de Alexandre está ‘anulada sub judice’. Assim, Cido Ferrari continuará à frente do Executivo Matonense no quadriênio 2025-2028.

Durante seu discurso na comemoração pela vitória, na noite do domingo (6), Ferrari desabafou em certos momentos. “Observei algumas coisas durante a campanha e não concordei. Mas isso é natural, pois, às vezes, os adversários tentaram dar um ‘chute na canela’ para ver se a gente se desequilibrava. Eles tinham pesquisas e fizeram isso para tentar algo, o que me aborreceu”, resume o prefeito.

“Mas isso já passou. Sempre fui a diversos lugares de Matão e nunca tive problemas com adversários políticos, sequer durante o período eleitoral. Eu, minha esposa Márcia e amigos fomos bem recebidos por onde estivemos. Continuarei indo e não terei desavenças ou algo parecido, pois, como já fazemos, governaremos para toda a população de Matão”, completou.

O prefeito comenta que “se falei algo em tom de desabafo – sem desrespeitar ou ofender alguém – foi porque me deu vontade naquele breve momento, mas logo em seguida a tranquilidade foi retomada, para comemorar uma vitória ampla, com larga vantagem. Isso é muito bom, pois sei que a grande maioria das pessoas confia em mim, o que faz minha responsabilidade aumentar”. A seguir, a entrevista exclusiva que Cido Ferrari concedeu à reportagem de A Comarca e ao editor Sergio Gabriel.

 

O senhor considera que esta vitória o faz desprender do contexto deixado pelo ex-prefeito Adauto Scardoelli?

Acredito que sim, pois hoje tenho certeza de que não votaram em mim por causa do Adauto. Fui convidado por ele para ser vice-prefeito, assumi o Executivo e fui candidato sabendo que teríamos boas chances de vitória; se eu soubesse que não teria condições de vencer, não seria candidato, pois constituímos um grupo, temos uma equipe de governo forte, experiente, honesta, que trabalha bastante e merece continuar sua jornada. Desta vez, fui eleito por larga vantagem de votos em relação aos candidatos concorrentes, com as pessoas votando em mim. Estou muito feliz com isso, com a nossa vitória, pois bem sei que sozinho nada conseguiria. Muito obrigado à nossa população! Vamos seguir evoluindo Matão.

 

Qual foi o trunfo, qual foi a marca de seu governo que originou esses quase 64% dos votos válidos?

Trabalhamos em quase todos os segmentos de Matão, mas percebemos que ficou mais na visão das pessoas uma cidade que evoluiu, que se tornou melhor para se viver. Temos uma Matão progressista, limpa, com praças e canteiros centrais de avenidas bem cuidados; com estradas de terra e vicinais em melhores condições; com serviços bem realizados em vias públicas; uma cidade bem sinalizada no trânsito, bem iluminada com a troca das lâmpadas de sódio pelas de led, economizando recursos financeiros que serão aplicados em mais iluminação, como nos campos de futebol e nas vicinais; recapeamento sequencial em grande quantidade de ruas e avenidas, bem como o asfalto sendo melhorado em diversos bairros; um município com melhor segurança pública; uma administração que economizou e aplicou recursos para a população; uma cidade com mais atividades culturais, mais parcerias em diversos setores. Terminamos obras paralisadas e iniciamos obras importantes, assim como retomamos e praticamente concluímos o CEC, que recebe o nome ‘Adauto Scardoelli’, restando o teatro para construirmos, possivelmente com recursos federais do Ministério da Cultura. Nossa população teve mais atendimentos na Saúde; mais vagas nas creches, expansões e melhorias na Educação. As pessoas viram uma Matão que retomou o caminho do crescimento e seguirá progredindo em diversos setores. Nossa população levou para as urnas a certeza de que estamos no caminho certo. Muito do que começamos será ampliado, melhorado e muito mais está por vir.

 

Nesses quase quatro anos, o Executivo teve um relacionamento tranquilo com os vereadores. Qual é a sua expectativa em relação à Câmara Municipal no próximo quadriênio?

A Câmara Municipal está bem diferente de anos atrás, né? Tivemos períodos nos quais um ou outro vereador queria fazer o embate, independentemente de ter razão ou não. Gostavam da discussão, da polêmica. A partir de junho de 2021, tive uma conversa com os vereadores e praticamente consegui acertar o relacionamento entre o Executivo e o Legislativo, pois fui vereador e obtive boa experiência. Temos uma Câmara Municipal mais consciente, mais preocupada com o desenvolvimento do município. Estou conseguindo concluir um primeiro mandato de bem com o Legislativo e acredito que este bom relacionamento continuará no segundo mandato. Dos vereadores eleitos, consideramos que cinco constituem nosso grupo na Câmara e pelo menos quatro dos outros seis não apoiaram os outros dois candidatos a prefeito na Eleição que vencemos. Então, conversaremos com todos os vereadores para fazer Matão progredir. Que cada um tenha seu posicionamento, pois respeito muito isso, e que todos contribuam com Matão. Estou tranquilo com relação a mantermos bons relacionamentos.

 

Fabiana Scardoelli recebeu a maior votação entre os candidatos a vereador. A quantidade surpreendeu?

A Fabiana fez um trabalho muito bom na área de Assistência e Bem-Estar Social. Ela trabalhou muito durante o período eleitoral. Eu esperava que ele fosse eleita, mas a quantidade de 2.199 votos surpreendeu, pelo motivo dela ser jovem, de nunca ter sido candidata. Realizou um grande trabalho pela Prefeitura junto à comunidade, mas foi uma atuação recente, de curto período. A Fabiana é muito simpática, descontraída, alegre e os eleitores gostam disso. É lógico que ter o sobrenome Scardoelli colaborou muito para essa votação. Além do pai, Adauto Scardoelli, o tio Maurício também tem boa popularidade; a mãe, Mírian Ponzio, foi reeleita vereadora em Taquaritinga; o irmão, Renato, foi candidato a prefeito naquele município. Desejo que a Fabiana corresponda a esta grande confiança que as pessoas depositaram nela e estou certo de que ela encarará essa legislatura com muita determinação. Vejo a conquista da Fabiana com muita alegria! Precisamos ter renovação e, quem sabe, ela represente uma nova liderança.

 

O governo do PT não continuará em Araraquara, não voltará a administrar Dobrada, São Carlos e outros municípios da região. Com isso, a expectativa de Matão conseguir mais recursos junto ao Governo Federal é maior?

Infelizmente, o PT deixará de ser governo em Araraquara e não assumirá Prefeituras de muitos outros municípios. Isso aumenta a perspectiva de Matão conquistar mais recursos financeiros junto ao Governo Federal. Neste mandato, eu e membros da nossa equipe tivemos a felicidade de entrar algumas vezes no Gabinete da Presidência da República para solicitar verbas a Matão e continuaremos fazendo isso. O governo do presidente Lula é destinado a todos os municípios; porém, tomara que Matão seja bem atendido, como já foi algumas vezes. O nosso futuro vice-prefeito, Diego Mingorance, tem contato direto com o deputado federal Baleia Rossi. Nós temos contato bem próximo com membros do Governo Lula, como o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais). Também temos contatos com deputados federais e estaduais do nosso partido ou de outras siglas, muito bem votados em Matão. O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, talvez trabalhará no Governo Federal e poderá nos ajudar. Temos parlamentares de outros partidos colaborando com Matão. Vereadores têm conseguido recursos financeiros para investimentos destinados à nossa população; temos muito bom relacionamento com o Ciesp-Matão e outras entidades. Tenho certeza de que Matão se desenvolverá muito mais a partir de 2025; muitas coisas boas acontecerão!

 

As parcerias também contribuem para essas boas perspectivas ao novo mandato.

A nossa gestão é parceira do Ciesp-Fiesp, pois demos a área para a construção do novo Senai ‘Oscar Lúcio Baldan’, assim como também é parceira de forças representativas de Matão junto ao Governo do Estado para a construção da sede própria da Fatec ‘Luiz Marchesan’ em terreno doado pela Prefeitura. Contamos com o IFSP-Matão, com a Etec ‘Sylvio de Mattos Carvalho’, com a Escola ‘João Carlos Marchesan’, que está em expansão no Sesi ‘Azor Silveira Leite’, com boas escolas de ensinos Fundamental e Médio na rede pública estadual e municipal. Assim, oferecemos ensinos gratuitos e de boa qualidade para uma Matão com trabalhadores que precisam contar com isso. Para quem quer estudar, progredir, Matão se destaca na região por se tornar – cada vez mais – uma excelente cidade na oferta dos ensinos gratuitos e de distinta qualidade nos níveis Fundamental, Médio, Técnico e Superior.

 

Extinguir o déficit de vagas em creches é uma prioridade?

Sim. Construiremos uma creche de grande porte, a maior do município, para atender a 376 crianças na região do Portal Terra da Saudade e, prioritariamente, criaremos mais vagas com a construção de creches ou ampliações – como, por exemplo, a ampliação da unidade da Vila Pereira e a retomada da obra da creche do Nova Cidade, sendo que nesta atenderemos a cerca de 120 crianças. Acredito que conseguiremos zerar o déficit de vagas em creches até 2027 e, assim, contribuir para que as mães conquistem cada vez mais empregos, gerando rendas. Também cito que há verba do Governo Federal para construirmos uma escola de tempo integral no Portal das Laranjeiras, para atender aquela Região Oeste de Matão que cresceu bastante. Na área da Saúde, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) será construída no bairro do Pinheirinho, em substituição à UBS existente no Quarto Centenário, para atender a população daquele entorno.

 

Qual é a situação da interligação da Avenida Trolesi, das partes que faltam da Avenida Antonio Gorgatti e da continuidade do Túnel da Liberdade 2?

A interligação da Avenida Trolesi, do final dela até o Parque Mônaco, e a continuidade do Complexo do Túnel da Liberdade 2 são obras muito importantes, mas, no meu entendimento, a construção de mais uma passagem sob a ferrovia na Via Clito Bastia tem mais prioridade devido à grande quantidade de veículos que por lá circula, bem como para se ter uma segurança maior naquele local. Para esta segunda passagem sob a ferrovia, tentaremos parceria com o Governo do Estado. Na Avenida Antonio Gorgatti, perto da Via Orlando José Scutti, faltam uma faixa de rolamento e o complemento da rotatória. Temos um acordo com a empresa que realiza a construção de um condomínio naquela região para a construção da alça que falta na rotatória e a Prefeitura deverá fazer a referida faixa de rolamento. Também pretendemos fazer a segunda faixa da Avenida Antonio Gorgatti, da Avenida Luiz Mancini até chegar ao Distrito Industrial ‘Adolfo Baldan’. A construção da segunda faixa da Avenida João Marchesan, entre as Avenidas Luiz Comunhão e Ludwig Eckes, já tem os recursos disponibilizados pelo Governo Federal e será providenciada.

 

A Praça ‘Dr. Leônidas Calígola Bastia’ será revitalizada?

Acredito que será possível revitalizar a Praça do Centro, pois ela está feia, sem vida. A intenção é deixá-la mais elevada, muito mais bonita em seu paisagismo, melhorar o Ponto de Táxi Esplanada e construir um novo Terminal Urbano de Integração, na Rua Rui Barbosa, extinguindo as coberturas das Avenidas 15 de Novembro e 7 de Setembro. Uma das iniciativas para se atrair mais pessoas e até moradores ao Centro é revitalizar a Praça Central, deixando-a mais bonita, com mais atividades culturais e de lazer, o que também beneficiará o comércio. Precisamos de uma Praça Central bem mais bonita, mais funcional, até para recebermos melhor as pessoas que visitam Matão, sobretudo em Corpus Christi. Já investimos em segurança pública no local com a instalação do videomonitoramento, tendo a parceria da Polícia Militar e contando com a atuação da Guarda Municipal. Precisamos deixar nossa cidade cada vez mais bonita!

 

A construção de calçadas continuará? E quanto à fiscalização e destinação correta de lixo como entulhos, objetos e materiais de construção?

A construção de calçadas é outro ponto fundamental no quesito mobilidade urbana, não só para formar um caminho para pedestres, mas também para deixar os lugares mais bonitos e para evitar que joguem lixo, objetos, entulhos. Já retomaremos a construção de calçadas a partir da próxima semana, possivelmente ao redor da mata do bairro Senhor Bom Jesus. Pretendemos intensificar a fiscalização para a destinação correta do lixo e vamos adquirir um terreno para instalar nele o que pode ser considerada uma usina de reciclagem. Providenciaremos instalações adequadas para usar um equipamento de trituração de materiais recicláveis e reutilizaremos muitos itens. Fazendo isso, economizaremos bastante, pois governos anteriores ao nosso levavam estes materiais jogados pelas pessoas para outros municípios, cujo serviço é extremamente oneroso.

 

Também há urgência de uma nova área para o Cemitério Municipal.

Tenho a informação de que a atual expansão do Cemitério Municipal tem espaço até meados de 2025. Já tivemos contato com a Citrosuco para uma nova expansão, a partir da referida área, margeando a Alameda da Saudade em direção à Avenida Ludwig Eckes, retirando uma faixa de eucaliptos. É uma área sem vizinhança, somente limítrofe à Citrosuco. Temos uma parte burocrática para resolver com a Cetesb, mas estamos encaminhando a providência de uma nova expansão do Cemitério Municipal, na perspectiva de deixar esta nova área com capacidade para sepulturas até aproximadamente 25 ou 30 anos.

 

A característica de simplicidade em sua conduta ficou evidente na atual gestão.

Acredito que sim. Sempre fui uma pessoa simples, humilde, com ‘os dois pés no chão’. Assim é a nossa administração. Essa característica de simplicidade está no asfalto, na creche, na árvore podada, na segurança pública, na limpeza do município e em vários outros setores, atendendo situações básicas e prioritárias. Tenho muito conhecimento em relação às opiniões populares, pois sempre trabalhei com pessoas simples ao meu lado na Bambozzi. Tenho facilidade em entender as pessoas, porque fui vereador, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e também da Associação dos Aposentados e Pensionistas. Tenho facilidade para pensar e tomar a decisão certa, mas, para isso, ouço bastante antes; ouvir as pessoas é fundamental. Nesse ponto, minha mãe, Izilda Garutti Ferrari, estava muito certa, pois ela afirmava que “temos dois ouvidos e uma boca para ouvir mais do que falar”. Então, na nossa gestão, fomos fazendo o que dava para ser feito, firmando parcerias, economizando com o corte de gastos. Sempre fui assalariado e sempre paguei as contas primeiro. Se sobrava, fazia alguma coisa; se não sobrava, não fazia. E assim sou como prefeito. Teremos alguns aditivos para pagar até o final do ano e cumpriremos, mesmo que tenhamos que cortar horas extras, gastos com manutenções de veículos, adiar compras que podem aguardar e outras medidas. Tivemos as contas municipais de 2021 e 2022 aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado e isso ocorrerá com as contas de 2023. O mesmo quero para o fechamento de 2024. Poderemos começar 2025 sem R$ 1,00 em caixa, mas a prioridade é não ter dívidas.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários