/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Matão+Verde celebrou o Dia da Árvore


Matão+Verde celebrou o Dia da Árvore

Na entrada da Primavera, grupo e parceiros plantam 82 mudas para 72 crianças nascidas em agosto

Reposição. Plantio ocorreu entre a ponte da Marginal São Lourenço com a Avenida Laert José Tarallo Mendes e o semáforo de acesso ao Jardim São José e outros bairros
Foto: Rogério Bordignon

Para comemorar o ‘Dia da Árvore’ (21 de setembro) e a entrada da Primavera (23 de setembro), o Grupo Matão+Verde esteve na manhã do último dia 21 entre a ponte da Marginal São Lourenço com a Avenida Laert José Tarallo Mendes e o semáforo de acesso ao Jardim São José e outros bairros daquela região, onde a Prefeitura retirou Leucenas e podou outras árvores com aprovação do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Foram plantadas 82 mudas arbóreas para homenagear 72 crianças nascidas em Matão no último mês de agosto. “Recebemos a doação de 150 mudas da Graneleiro Transportes Rodoviários; de 500 mudas da Marchesan Implementos e Máquinas Agrícolas ‘Tatu’ e 86 mudas de maior porte, feita pelo Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciários)”, cita Antonio Carlos Bandeli, membro do Matão+Verde, agradecendo aos parceiros, participantes e à Prefeitura de Matão pela infraestrutura.

“Como foram plantadas 82 árvores, temos à disposição mudas para os próximos plantios. A Marchesan doou 500 mudas em 2022, 500 em 2023 e 500 em 2024, totalizando 1.500 mudas nos últimos três anos, além de doações não tão numerosas em outras edições de plantios. As mudas oriundas do Sincomerciários são de Ipês e espécies nativas”, diz Maria Aparecida Bellintani Ourique de Carvalho (Mariinha), diretora municipal de Meio Ambiente.

Neste 205º plantio do Matão+Verde, o Sicredi doou água mineral em garrafas de 500 mililitros para consumo das pessoas naquela manhã. Também houve a participação de alunas do 5º ano do curso de Psicologia, da Anhanguera. “Doamos sementes de girassol e balas com frases motivacionais, intrínsecas ao ‘Setembro Amarelo’, mês que marca reflexões e atividades sobre prevenção ao suicídio”, resume Juliana Priosti, quintanista do referido curso.

O Grupo Escoteiro Matão (GEM), através da pioneira Gabriela Dias, entregou ao Matão+Verde um ‘Certificado de Agradecimento’ pela parceria e foi retribuído com uma muda de Ingá. “O Ingá tem um simbolismo forte para o nosso grupo. Esta muda será plantada na nossa futura sede, numa área que já usamos, vizinha ao Clube dos Servidores Públicos Municipais”, comenta Maria do Rosário Pereira de Carvalho (Rô), presidente do GEM, salientando que “o ano de 2024 marca o Centenário da União dos Escoteiros do Brasil e um dos desafios da UEB é plantar 100 mil árvores ao longo deste ano”.

O 206º plantio acontecerá na Área de Lazer ao lado da Avenida João Marchesan, a partir das 9h30 do dia 26 de outubro. Contatos com o grupo podem ser feitos pelo celular 98111-5395 ou e-mail mataomaisverde@process.com.br. Do dia 7 de maio de 2006 até o último dia 31, o Matão+Verde plantou 24.798 mudas de árvores para homenagear 18.119 crianças.
 

‘Carriola do Saber’, sempre presente

Dessa vez, Contação de Histórias foi feita por Vitória dos Santos

 

Como ocorre em toda edição das atividades do Matão+Verde, a ‘Carriola do Saber’ incentivou a leitura por meio do Programa de Parceria pela Valorização da Educação (PVE) do Instituto Votorantim/Citrosuco, representado em todos os plantios por Margareth Ribeiro da Silva (Margô), consultora em transformação e impacto social/ESG Citrosuco.

Dessa vez, a Contação de Histórias se deu por meio de Vitória Caroline dos Santos (analista educacional e mestre em Educação Escolar na área de Letramento Literário). Pensada pelo professor de História, Rui Roberto de Souza, a ‘Carriola do Saber’ estimula a leitura – sobretudo de crianças – sempre concomitantemente às ações do Matão+Verde.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários