/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Hospital dá passo importante ao ingressar no Proadi-SUS


Hospital dá passo importante ao ingressar no Proadi-SUS

Instituição aderiu ao projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP)

Avaliação. A equipe do Sírio-Libanês visitou diversas áreas do Hospital de Matão ? como o setor de Hemodiálise ? e realizou um levantamento detalhado sobre estrutura e processos
Foto: Divulgação

Nos últimos dias 10 e 11, o Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ recebeu a equipe do Hospital Sírio-Libanês (de São Paulo) para uma avaliação diagnóstica, marcando sua adesão ao projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), parte do Proadi-SUS. Essa iniciativa, liderada pelo setor de Qualidade do Hospital de Matão, sob a responsabilidade de Ana Paula Salustriano, reafirma o compromisso da instituição com a capacitação de profissionais e a melhoria contínua dos serviços de saúde.

“O setor de Qualidade está fortemente comprometido com o sucesso do projeto. O objetivo central é melhorar os processos assistenciais e, ao mesmo tempo, contribuir para a excelência no cuidado ao paciente. Essa dedicação é fundamental para garantir que as melhorias sejam efetivas e tragam benefícios reais à instituição”, afirma Ana Paula.

A equipe do Sírio-Libanês – composta por Aline Zamarro, Gilberto Gaspar da Silva, Marcela Lollato, Rachel Lane Socolovithc, Elen Azevedo, Jennifer Carvalho e Nauyla Miranda – visitou diversas áreas do hospital e realizou um levantamento detalhado sobre estrutura e processos. Por intermédio da Ferramenta de Avaliação Hospitalar (FAHosp), o objetivo foi identificar oportunidades de aprimoramento da gestão e qualidade assistencial, com foco na segurança do paciente e na eficiência dos serviços.

Para os hospitais com processos fragilizados, com resultados inferiores a 40% na conformidade da FAHosp, são desenvolvidos ciclos longos de intervenção, que duram aproximadamente 15 meses. Já os hospitais com resultados superiores a 40% passam por intervenções rápidas, focadas em áreas críticas como o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e a Farmácia Clínica.

 

O PROJETO RHP

 

Com 15 anos de atuação, o RHP tem a missão de promover a reestruturação de hospitais públicos a partir de uma abordagem colaborativa entre três Entidades de Saúde de Reconhecida Excelência (ESRE): o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Hospital Moinhos de Vento e o Hospital Sírio-Libanês. A iniciativa contempla mais de 140 hospitais em todo o Brasil até 2026, buscando aprimorar a gestão e a qualidade assistencial por meio de capacitações, assessorias e boas práticas de governança.

 

BENEFÍCIOS DO PROJETO

 

O RHP tem como eixo estratégico desenvolver técnicas e operação de gestão em serviços de saúde e a capacitação de profissionais. O objetivo é promover uma gestão participativa e educativa, que esteja próxima dos prestadores de assistência e permita uma colaboração conjunta para alcançar o melhor resultado aos usuários. A participação do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ no Proadi-SUS reflete seu compromisso de oferecer serviços de saúde com excelência, sempre pautado na segurança do paciente, na sustentabilidade e na transparência das práticas de governança.

 

PRÓXIMOS PASSOS

 

Ao final da visita ao Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’, no último dia 11, a equipe do Hospital Sírio- Libanês apresentou uma visão prévia sobre os próximos passos e as possíveis melhorias a serem implementadas. A devolutiva, prevista para o final de setembro, trará uma visão clara das potencialidades e fragilidades da instituição. Esse marco será essencial para iniciar mudanças significativas e qualificar ainda mais a assistência prestada.

A superintendente Denise Minelli disse que “essa iniciativa do nosso setor de Qualidade reforça o compromisso do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ em aprimorar continuamente os seus serviços e contribuir para a saúde pública de forma inovadora e sustentável. Agradeço aos profissionais do Hospital Sírio- Libanês e tenho certeza de que essa sinergia resultará em benefícios de curto prazo para a nossa instituição”.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários