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Hospital deu início ao Projeto Lean

Iniciativa visa otimizar processos e melhorar o atendimento

Engajamento. A segunda imersão no Projeto Lean ocorreu no último dia 6, com um aprofundamento ainda maior dos gestores e colaboradores na metodologia
Foto: Divulgação

No último dia 30, o Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ deu início a uma jornada de transformação com o lançamento do Projeto Lean, uma metodologia que busca a excelência operacional ao reduzir desperdícios e otimizar processos. O evento reuniu 58 gestores e colaboradores que tiveram a oportunidade de se familiarizar com ferramentas importantes, como A3 e Kaizen, fundamentais para tornar os processos mais eficientes, rápidos e seguros, com menor custo.

Ao longo do primeiro dia de atividades, a equipe envolvida identificou seus clientes internos e externos e começou a mapear o fluxo de valor, analisando tanto o cenário atual quanto o ideal. A proposta do projeto é transformar a forma como o Hospital opera, utilizando os princípios do Lean para eliminar desperdícios e aprimorar o atendimento.

“Nosso objetivo é oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado”, destacou José Carlos Venção, gerente de Recursos Humanos (RH) e líder da iniciativa, que – juntamente com uma equipe – conta com a orientação do especialista Pedro Tomaz.

O segundo dia de imersão no Projeto Lean ocorreu em 6 de setembro, com um aprofundamento ainda maior nos conceitos da metodologia. Durante essa etapa, gerentes, coordenadores e chefes de departamentos foram apresentados a ferramentas como o Gerenciamento Diário (GD), ‘5S’ e Setup Rápido. Pedro Tomaz ressaltou a importância do monitoramento constante dos processos: “O Lean é uma jornada que não tem volta”.

Os exercícios práticos realizados durante esses dois encontros permitiram que os participantes compreendessem a importância da liderança Lean, que envolve toda a equipe no processo de melhoria contínua. O foco está em liderar a partir da base e garantir que todos os colaboradores estejam engajados na transformação.

“A aplicação dos conceitos Lean será um complemento significativo na forma como conduzimos o nosso trabalho, e isso trará impactos diretos na qualidade do atendimento que prestamos aos nossos pacientes”, afirmou Denise Minelli, superintendente do Hospital.

Os próximos passos incluem a imersão dos quase mil colaboradores do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ na metodologia Lean, garantindo que toda a instituição esteja alinhada em busca de processos mais eficientes e de um atendimento ainda mais qualificado para a população de Matão e região.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital


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