/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Livro Nisinha é lançado


Livro Nisinha é lançado

Obra foi apresentada na 10ª Semana da Diversidade do IFSP-Matão

O livro 'Nisinha'. Homenagem a Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento psiquiátrico ao utilizar arte, livre expressão e afetividade como instrumentos terapêuticos
Foto: Divulgação

No último dia 19, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-Matão) promoveu uma roda de conversa em seu auditório para o lançamento do livro infantil ‘Nisinha’, escrito por João Correia Filho e ilustrado por Chris Tragante, professora de Arte daquela unidade. A atividade integrou a programação da 10ª Semana da Diversidade, que abordou o tema ‘Quebrando estigmas, propondo diálogos’.

Além da participação de Chris Tragante como uma das palestrantes, o evento contou com a palestra do psicólogo Thiago Gardini. A mediação ficou por conta da professora Glaucia Santos Vieira. Além de estudantes e professores do campus, a comunidade externa também marcou presença, com destaque para a participação do diretor municipal de Cultura, Juliano Jacopini.

O livro ‘Nisinha’ homenageia a médica psiquiatra Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil ao utilizar a arte, a livre expressão e a afetividade como instrumentos terapêuticos. Durante o evento, temas como saúde mental, neurodiversidade e liberdade foram abordados, reforçando a importância da discussão sobre esses assuntos, muitas vezes marginalizados na sociedade.

‘Nisinha’ apresenta reflexões sobre a loucura, o inconsciente e a arte, acompanhadas de ilustrações de ‘seres monstrambólicos’, que foram debatidas como metáforas dos ‘monstros’ internos que todos carregamos. A obra busca conscientizar sobre a relevância de encarar esses desafios pessoais como parte essencial do nosso desenvolvimento.

“A 10ª Semana da Diversidade do IFSP-Matão, ao propor diálogos abertos e inclusivos, reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais compassiva e consciente”, resume a coordenadora do evento, Patrícia Olsen. “Para as pessoas que se interessaram, ‘Nisinha’ está disponível para compra e também pode ser emprestado na Biblioteca Municipal ‘Maria de Lourdes Lian’ e na Biblioteca do Campus”, informa Marcos Gabriel Bassoli, coordenador de Apoio à Direção do IFSP-Matão.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários