/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Jornal A Comarca completa um século!


Jornal A Comarca completa um século!

Marco temporal é prova absoluta da qualidade jornalística mantida ao longo de 100 anos, que conquistou a credibilidade de gerações de leitores e transformou o jornal no principal instrumento para o registro da história de Matão

Os diretores Paulo Sergio Gabriel e Sergio Gabriel. Pai e filho dão continuidade ao legado de Habib Gabriel e Azor Silveira Leite
Foto: Rogério Bordignon

A história de Matão passa pelas páginas de A Comarca. Está impressa, registrada, arquivada, documentada, por este jornal que completa a extraordinária jornada de 100 anos de atividade jornalística ininterrupta neste dia 4 de janeiro de 2025. Nas folhas deste ‘teimosíssimo jornal de interior’, como carinhosamente se referia o nosso eterno professor e redator Azor Silveira Leite, encontra-se um valioso arquivo que acompanha a trajetória do município. E como é prazeroso ter contato com estas publicações encadernadas! Rememorar a história de nossa cidade como se fosse contada num grande livro, capítulo por capítulo, ano por ano, década por década...

Assim, neste período de um século – que teve início em 4 de janeiro de 1925, quando o jornal foi fundado pelos irmãos Augusto e Ítalo Ferreira numa provinciana Matão de apenas 26 anos –, são aproximadamente 36.500 dias de circulação ininterrupta em 5.271 edições. Trata-se de um admirável marco temporal que é prova inconteste da reconhecida qualidade jornalística desenvolvida por gerações de profissionais que comungam de um conceito editorial baseado na responsabilidade com a informação, fator primordial para se conquistar a credibilidade que confere ao Jornal A Comarca os atributos de resiliência, perseverança e determinação, imprescindíveis para se chegar a um século de existência na condição de Patrimônio Cultural Imaterial do Município.

Toda essa longevidade só foi possível devido à missão adotada e cumprida por seus diretores de elaborar um meio de comunicação para se atingir a um ideal – noticiar corretamente para bem informar os leitores, incentivando a formação educacional e cultural da população, estimulando o exercício da cidadania, fomentando o desenvolvimento socioeconômico e documentando a história de nossa cidade. Prova maior disso é a própria origem deste jornal, em 1925, firmada no propósito dos irmãos Augusto e Ítalo Ferreira de se estabelecer a comarca de Matão, tornando o município juridicamente independente da comarca de Araraquara – condição atingida oficialmente no dia 23 de dezembro de 1953.

 

NOVA GESTÃO

 

Em setembro de 1962, o jornal A Comarca foi adquirido por Habib Gabriel, Azor Silveira Leite, Benedito Calari e José Cândido Ferreira, que adotaram uma linha de atuação apartidária, isenta e independente em relação à política local. A gráfica responsável pela impressão do jornal também foi adquirida, tendo seu nome alterado de Typographia Artística para Imag – Indústria Matonense de Artes Gráficas. Já sob o posterior comando de Habib Gabriel e de seu filho Paulo Sergio Gabriel, A Comarca lança um projeto altamente arrojado para os padrões locais em agosto de 1973: a primeira edição da revista comemorativa ao aniversário de Matão (75 anos). Como editor, Paulo Sergio implanta um estilo jornalístico mais dinâmico, moderno, inspirado pelo projeto gráfico-editorial de vanguarda apresentado pelo icônico Jornal da Tarde (publicado por O Estado de S. Paulo); e em maio de 1984, foi o responsável pela completa reestruturação gráfica de A Comarca, cuja impressão obteve decisiva evolução com a substituição do processo tipográfico pelo sistema em off-set.

Após concluir o curso de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp), comecei minha jornada na redação de A Comarca em 1996 – assumindo a função de editor em 2005. Ao lado de meu pai, Paulo Sergio, conferimos maior diversidade editorial ao jornal com as implantações do Segundo Caderno (novembro de 1996) e dos suplementos Classificados (março de 2000) e A Comarquinha (março de 2005). Também inovamos ao publicar as primeiras revistas da cidade comemorativas ao Natal (dezembro de 2000) e ao Dia das Mães (maio de 2004), além da revista especialmente dirigida ao segmento do Agronegócio (março de 2022) – sendo que todas prosseguem em plena evolução. E em agosto de 2005, acompanhando o desenvolvimento da mídia digital, lançamos o site www.acomarcanet.com.br – totalmente reformulado e estruturado em um completo portal de notícias em novembro de 2017.

 

RESISTÊNCIA

 

Com certa frequência, a editoria de A Comarca tem percebido comentários – feitos por pessoas de diferentes setores da sociedade – sobre a admirável resiliência deste jornal perante os desafios impostos pelas diversas formas de mídia que despontaram nos últimos anos; não raramente seguidos de questionamentos sobre como essa resistência ainda é possível. O primeiro e imprescindível fator é a CREDIBILIDADE conquistada e mantida junto aos leitores ao longo destas dez décadas. Sem ela, não há veículo de comunicação que perdure, principalmente nos dias atuais, em que parte considerável das informações publicadas carece da rigorosa checagem que o bom jornalismo exige.

A segunda condição fundamental é SINERGIA do Jornal A Comarca com as instituições de todos os segmentos de Matão, como a indústria, o comércio, as entidades assistenciais, as associações e sindicatos, o poder público, os estabelecimentos de ensino, as organizações sociais, culturais e ambientais, a sociedade civil organizada. Mas a principal razão dessa longevidade, de importância vital, é o CORAÇÃO. É dele que emana o amor pelo trabalho e pela vocação deste jornal em registrar a história e contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de Matão. É o coração de todas as pessoas que colaboraram para essa missão que faz A Comarca chegar aos seus 100 anos.

 

AGRADECIMENTOS

 

Nesta Edição Histórica comemorativa ao Centenário de A Comarca, prestamos nossa homenagem aos irmãos Augusto e Ítalo Ferreira, fundadores deste jornal, e reverência aos mestres Habib Gabriel, Azor Silveira Leite e Paulo Sergio Gabriel, que nortearam a linha editorial deste veículo de comunicação por mais de 30 anos.

Agradecemos a todos os profissionais que se dedicaram ao jornal A Comarca ao longo de todo este período, aos repórteres (especialmente ao jornalista e fotógrafo Rogério Bordignon, que há 29 anos atua na produção do conteúdo editorial), articulistas, diagramadores, gráficos, anunciantes e principalmente aos leitores, razão pela qual continuamos a desenvolver um jornalismo pautado pela ética e pela responsabilidade na missão de bem informar.

Como é evidente que neste caderno não há espaço suficiente para abarcar o turbilhão de acontecimentos históricos registrados ao longo dos 100 anos de A Comarca, reproduzimos a seguir algumas das inúmeras primeiras páginas que eternizam fatos marcantes deste jornal e de nossa cidade. Parabéns, A Comarca!


Fonte: Sergio Gabriel


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários