/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Teia faz encerramento das atividades de 2024


Teia faz encerramento das atividades de 2024

Programa mantido pela Prefeitura realizou diversas produções artísticas ao longo do ano

'Samba de Revoada'. Um cenário vibrante celebrou a flora brasileira e a cultura do samba por meio de música, dança, teatro, capoeira e grafite
Foto: Divulgação

O Programa Teia (Território de Educação, Intercultura e Arte) encerrou as atividades de 2024 com uma série de mostras artísticas que destacaram a riqueza cultural brasileira, com foco especial nas contribuições da comunidade negra.

Durante todo o ano, artistas e educadores influenciaram as atividades, promovendo uma integração entre educação, arte e cultura.

Como culminância desse processo foram realizadas mostras gratuitas e abertas ao público, com apresentações e exposições que celebraram a diversidade e a criatividade.

Realizado pela Prefeitura de Matão através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, via termo de colaboração com a Associação Cultural e Ambiental para Cidadania - Ong Ocara, o programa oferece uma variedade de oportunidades para o desenvolvimento artístico, educacional e cultural da comunidade local, voltado para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Douglas Aranha, coordenador do ‘Teia’, destacou a importância do evento: “Essas mostras são muito mais do que apresentações artísticas; elas são uma celebração das nossas raízes, do talento de nossas crianças e adolescentes e da força transformadora da arte na educação. Queremos que o público vivencie essa riqueza cultural e se inspire com ela”.

A mostra ‘Quebra Muros’, realizada nos últimos dias 4 e 6 na Casa Pipa e na Biblioteca Municipal, apresentou histórias de resistência e diversidade com performances de piano, maracatu, batucada, capoeira e canto coral, além de exposições de ilustrações, pintura em tela, artesanato e costura criativa. Essas apresentações foram protagonizadas pelos Pontos de Cultura.

No dia 5, o Jardim Paraíso recebeu a mostra ‘Samba de Revoada’, onde um cenário vibrante celebrou a flora brasileira e a cultura do samba por meio do teatro, da dança, música, ginástica, capoeira, percussão, grafites e artesanato.

Já no dia 7, o Centro de Educação Complementar (CEC) sediou ‘A Vila Desceu o Morro para Sambar’, organizada pelo ‘Pequeno Cidadão’ da Vila Pereira. Inspirada no samba-enredo de Juvenal dos Santos (de 1972) e nas memórias da velha guarda do samba local, a mostra trouxe apresentações de dança, música, capoeira e samba de coco, complementadas por exposições de pintura e artesanato.

E na quarta-feira (11), na Biblioteca Municipal, houve nova apresentação da mostra ‘Quebra Muros’, produzida pelo ‘Pequeno Cidadão’ da Vila Pereira, um dos Pontos de Cultura do município. O público vivenciou a arte e a cultura em sua essência, nesta celebração da riqueza cultural brasileira que estimula a inspiração através do encantamento.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários