Teia faz encerramento das atividades de 2024
Programa mantido pela Prefeitura realizou diversas produções artísticas ao longo do ano
- Postado por Natali Galvao |
- sexta, 13 de dezembro de 2024 | 13:10 hs
'Samba de Revoada'. Um cenário vibrante celebrou a flora brasileira e a cultura do samba por meio de música, dança, teatro, capoeira e grafite
Foto: Divulgação
O Programa Teia (Território de Educação, Intercultura e Arte) encerrou as atividades de 2024 com uma série de mostras artísticas que destacaram a riqueza cultural brasileira, com foco especial nas contribuições da comunidade negra.
Durante todo o ano, artistas e educadores influenciaram as atividades, promovendo uma integração entre educação, arte e cultura.
Como culminância desse processo foram realizadas mostras gratuitas e abertas ao público, com apresentações e exposições que celebraram a diversidade e a criatividade.
Realizado pela Prefeitura de Matão através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, via termo de colaboração com a Associação Cultural e Ambiental para Cidadania - Ong Ocara, o programa oferece uma variedade de oportunidades para o desenvolvimento artístico, educacional e cultural da comunidade local, voltado para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Douglas Aranha, coordenador do ‘Teia’, destacou a importância do evento: “Essas mostras são muito mais do que apresentações artísticas; elas são uma celebração das nossas raízes, do talento de nossas crianças e adolescentes e da força transformadora da arte na educação. Queremos que o público vivencie essa riqueza cultural e se inspire com ela”.
A mostra ‘Quebra Muros’, realizada nos últimos dias 4 e 6 na Casa Pipa e na Biblioteca Municipal, apresentou histórias de resistência e diversidade com performances de piano, maracatu, batucada, capoeira e canto coral, além de exposições de ilustrações, pintura em tela, artesanato e costura criativa. Essas apresentações foram protagonizadas pelos Pontos de Cultura.
No dia 5, o Jardim Paraíso recebeu a mostra ‘Samba de Revoada’, onde um cenário vibrante celebrou a flora brasileira e a cultura do samba por meio do teatro, da dança, música, ginástica, capoeira, percussão, grafites e artesanato.
Já no dia 7, o Centro de Educação Complementar (CEC) sediou ‘A Vila Desceu o Morro para Sambar’, organizada pelo ‘Pequeno Cidadão’ da Vila Pereira. Inspirada no samba-enredo de Juvenal dos Santos (de 1972) e nas memórias da velha guarda do samba local, a mostra trouxe apresentações de dança, música, capoeira e samba de coco, complementadas por exposições de pintura e artesanato.
E na quarta-feira (11), na Biblioteca Municipal, houve nova apresentação da mostra ‘Quebra Muros’, produzida pelo ‘Pequeno Cidadão’ da Vila Pereira, um dos Pontos de Cultura do município. O público vivenciou a arte e a cultura em sua essência, nesta celebração da riqueza cultural brasileira que estimula a inspiração através do encantamento.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Comentários