/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Plantio de 62 mudas de ipê conclui o Minha Calça + Verde


Plantio de 62 mudas de ipê conclui o Minha Calça + Verde

Alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Sesi-Matão finalizaram o projeto

Mãos na terra. Estudantes plantaram as mudas de ipê atrás da quadra externa do Sesi-Matão
Foto: Divulgação

O plantio de 62 mudas de ipê, no último dia 6, concluiu o Projeto ‘Minha Calça + Verde’, iniciado em agosto de 2023 na Escola ‘João Carlos Marchesan’ (Sesi-Matão), como parte do componente curricular ‘Mundo do Trabalho e Empreendedorismo’.

“A iniciativa utilizou calças jeans que seriam irregularmente descartadas no meio ambiente para a produção de ‘bags’ (vasinhos), que serviram como suporte para o cultivo das mudas antes de serem plantadas no solo”, explica a professora responsável pelo projeto, Eliane Maria Miola.

O ‘Minha Calça + Verde’ teve início com pesquisas sobre as características do ipê (escolhido por ser uma espécie nativa adaptada ao clima local) e contou com uma roda de conversa conduzida pelo zelador ambiental José Oliveira, que orientou os estudantes do 1º ano do Ensino Médio sobre a reutilização sustentável do tecido jeans – que tem em sua constituição 60% de algodão – e sobre a preparação do solo para o plantio.

As mudas, fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, permaneceram nas ‘bags’ por um ano e o jeans se decompôs, servindo como fonte de nutrientes para as plantas.

O plantio foi realizado em um canteiro especialmente preparado, atrás da quadra externa do Centro de Atividades ‘Prof. Azor Silveira Leite’ (Sesi-Matão), com a participação dos estudantes que agora estão no 2º ano do Ensino Médio, além de outros alunos, professores, membros da comunidade escolar e apoiadores do projeto.

Entre os presentes estiveram o secretário de Educação e Cultura, Marcelo Augusto Prado; o vice-prefeito eleito, Diego Mingorance; a diretora e o coordenador pedagógico da Escola Sesi-Matão, Maria José Dias Pichi e Tiago Pereira de Souza, que apoiaram o projeto desde a sua concepção, assim como o diretor do Centro de Atividades, Alexandre Minghin.

Com o objetivo de ensinar práticas sustentáveis e incentivar a reutilização de materiais, o projeto destacou que o uso das ‘bags’ elimina a necessidade de sacos plásticos, cujo tempo de decomposição pode ultrapassar 400 anos. Após o plantio, os estudantes continuarão monitorando o crescimento das mudas com o apoio dos jardineiros do Centro de Atividades.

 


Fonte: Natali Galvão - free lancer


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários