Jovem bailarino de Matão fica em 1º lugar nos Estados Unidos
João Pedro dos Santos Silva foi o brasileiro melhor colocado no YAGP 2023
- Postado por Natali Galvao |
- sexta, 05 de maio de 2023 | 15:04 hs
João Pedro. Bailarino ganhou bolsas de estudos na Inglaterra e nos Estados Unidos
Foto: Divulgação
O bailarino João Pedro dos Santos Silva (14 anos) ficou em 1º lugar na Categoria Júnior Masculina do Youth America Grand Prix (YAGP) 2023, realizado em Tampa (Flórida, Estados Unidos), entre os últimos dias 3 e 9 de abril. O YAGP é a maior competição internacional de ballet e programa de bolsas de estudos sem fins lucrativos do mundo. O festival é aberto a alunos de dança de 9 a 19 anos, de todas as nacionalidades.
A 24ª edição do evento teve a participação de mais de 1.700 bailarinos de 35 países. João Pedro foi o brasileiro que obteve a melhor colocação na competição e ganhou bolsas de estudos na Inglaterra e nos Estados Unidos. “Fiquei muito feliz! Trabalhei muito para conseguir essa conquista”, diz João Pedro, aluno da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França.
A professora e coordenadora de dança da EFG em Artes Basileu França, Simone Malta Segurado, comemora o resultado. “Trabalhamos muito para isso. Eu e ele dedicamos muito tempo em aulas e ensaios. O objetivo é de que o João Pedro tenha uma carreira consolidada, que logo ele entre em uma companhia de dança profissional e comece a colher os frutos deste trabalho”, afirma Simone.
EM MATÃO
Antes de se mudar para Goiânia (GO), João Pedro morou em Matão, onde fez as primeiras aulas de ballet com a professora Renata Canova, entre 2017 e 2020. A professora sempre acompanha as conquistas do ex-aluno e comenta sobre o 1º lugar no YAGP.
“Essa conquista demonstra que trilhamos o caminho certo. Me sinto realizada e confiante, pois reforça como nosso trabalho é sério e tem qualidade. Nosso foco sempre foi a formação de bailarinos com excelência, independentemente de quererem seguir carreira profissional ou não. No caso do João Pedro, fizemos o plano de estudos conforme seus anseios e o encaminhamos no momento certo para que pudesse dar continuidade a esse trabalho numa companhia que já tem acesso a algumas facilidades para o direcionamento de bailarinos ao nível profissional”, explica a proprietária da Renata Canova Escola de Ballet.
Ela também anuncia que planeja desenvolver no município um projeto que seja uma ‘porta de entrada’ para formação profissional de bailarinos, coreógrafos e ensaiadores. “É uma vontade que tenho há anos e possuímos capacidade técnica para que saia do papel. Acredito que sua construção seja uma questão de tempo e de suporte político. Além de promover uma nova perspectiva de vida para jovens talentos, geraria empregos diretos e indiretos para a cidade”, conclui Renata.
Fonte: Natali Galvão - free lancer
Comentários