Conselho Estadual da Comunidade Negra completa 35 anos de atuação

Matão foi representada no evento que aconteceu em São Paulo


O Teatro Sergio Cardoso, em São Paulo, foi palco das comemorações aos 35 anos do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo. A solenidade reuniu representantes e autoridades de várias Comunidades Negras do interior paulista, no último dia 21 de junho. O colegiado é composto por 32 conselheiros, sendo 22 representantes da sociedade civil e 10 governamentais, eleitos para mandato de quatro anos.

Criado em 1984 como resposta governamental às lutas empreendidas por diversas organizações negras ao longo do século XX, o Conselho é o primeiro órgão do país com a finalidade de articular, propor e monitorar políticas públicas que visam garantir a defesa dos direitos da comunidade negra, além de promover ações de enfrentamento ao racismo e a superação da discriminação étnico-racial no Estado de São Paulo.

Durante a solenidade, seis ex-presidentes foram homenageados: Hélio Santos, Ivair Alves dos Santos, Eduardo Joaquim de Oliveira, Antônio Carlos Arruda, Elisa Lucas Rodrigues e Marco Antônio Zito Alvarenga. Matão esteve representada por João Bento (Cucão), diretor da Divisão de Difusão Cultural do Departamento de Cultura, que foi homenageado por sua atuação na causa da Comunidade Negra, assim como pelo projeto ‘Caravana da Beleza Negra’, desenvolvido em Matão com propósito de inclusão social.

“Foi um prazer participar de um evento como este, pois foi possível debater políticas públicas que contemplam a Comunidade Negra do Estado de São Paulo e, sobretudo, confraternizar com diferentes segmentos atuantes junto à comunidade afrodescendente”, finaliza Cucão.


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários