Golpistas se passam por funcionários da Vivo
Criminosos ligam para clientes da operadora com falsas promessas de restituição da Anatel e pedem informações pessoais e bancárias
- Postado por Natali Galvao |
- quarta, 23 de abril de 2025 | 14:28 hs

Ao menos duas pessoas por semana têm registrado boletim de ocorrência relatando prejuízos após caírem nesse golpe
Foto: Divulgação
A loja da Vivo em Matão está alertando a população sobre um novo golpe envolvendo falsos representantes da operadora. Os criminosos, com sotaque característico do Rio de Janeiro, entram em contato por telefone e afirmam que o cliente tem direito a uma restituição em dinheiro por um suposto processo da Anatel, solicitando dados bancários e até senhas.
Segundo apurado, os golpistas tentam convencer as vítimas de que há um valor a ser devolvido referente ao uso do serviço de Identificador de Chamadas ou à participação em campanhas de doação — mesmo que o cliente nunca tenha utilizado o serviço ou feito qualquer tipo de doação.
Em uma gravação é possível ouvir um dos estelionatários se apresentando como “Mateus C.S.”, passando uma suposta numeração de protocolo, que na verdade corresponde à data da ligação: 16 de abril de 2025. O criminoso menciona um valor específico, R$ 540,03, que supostamente seria depositado, e em seguida tenta obter dados como número da conta, documentos pessoais e até a senha do correntista.
A funcionária da loja oficial da Vivo, localizada na Avenida 28 de Agosto, no Centro, afirma que a empresa não realiza esse tipo de contato para restituições financeiras. Segundo ela, qualquer devolução de valores é feita exclusivamente por meio de descontos na fatura mensal.
De acordo com informações da Delegacia de Polícia de Matão, ao menos duas pessoas por semana têm registrado boletim de ocorrência relatando prejuízos após caírem nesse tipo de golpe. A orientação é para que, ao receber chamadas suspeitas, o consumidor não forneça nenhum dado e procure imediatamente a operadora ou a polícia.
Fonte: Maury Júnior
Comentários