/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Escolas realizaram passeatas no Dia da Conscientização sobre o Autismo


Escolas realizaram passeatas no Dia da Conscientização sobre o Autismo

Estudantes e professores produziram cartazes com frases de impacto

Cartazes exibidos nas passeatas provocaram reflexões e conscientização sobre o universo autista
Foto: Divulgação

Em Matão, o dia 2 de abril foi especial para os estudantes, professores e demais profissionais da rede municipal de ensino. Com o objetivo de fortalecer a mensagem do Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, as escolas da Prefeitura realizaram passeatas nos bairros onde estão localizadas, com cartazes contendo frases de conscientização sobre o autismo, a importância da inclusão e o respeito à diversidade. O material foi criado e produzido em sala de aula, com a participação de todas as etapas do ensino: Creches, EMEIs, Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio.

“Consideramos muito importante que todos os estudantes sejam tratados com igualdade, respeito e toda a atenção de que necessitam por parte de seus professores, para que consigam aprender, conviver e avançar entre amigos e familiares. Por isso, parabenizamos os professores e alunos pelo bonito trabalho apresentado nesta semana de conscientização sobre o autismo”, declarou o prefeito Cido Ferrari.

O secretário de Educação e Cultura, Marcelo Prado (Mazão), informou que, durante todo o mês do “Abril Azul”, as escolas da rede municipal realizarão diversas ações inclusivas, reforçando o compromisso com a acessibilidade e a conscientização sobre o autismo. “Essa mobilização é essencial para fortalecer o respeito e a inclusão dentro e fora das escolas. Queremos que nossos alunos cresçam em um ambiente acolhedor e igualitário”, destacou o secretário.

Os dizeres dos cartazes chamaram a atenção das comunidades, com mensagens como: “Aceitar, Incluir, Respeitar”; “Ser diferente não é o problema, ser tratado diferente é o problema”; e “Informação gera empatia”, entre outras. Na EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (Caic), subgrupos de estudantes se mobilizaram para confeccionar os cartazes e cantar músicas com a temática “Respeito às diferenças”. A EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (CAJU) envolveu toda a comunidade escolar na reflexão e produção de materiais sobre o tema.

A EMEF Profª Helena Borsetti percorreu o distrito de São Lourenço do Turvo com cartazes informativos sobre o autismo. Na EMEF Professor Antonio Carlos Manzini, houve apresentações dos corais Canto da Rosa e Vozes do Luizinho, além de palestra sobre as consequências do bullying na vida escolar e mental de pessoas autistas, com o professor João Machado (mestre no tema bullying e cyberbullying) e a professora Eline Sixto Nonis (mãe de um adolescente autista). Já a Escola Municipal Adelino Bordignon realizou passeata com cartazes e balões coloridos, inclusive no período noturno.

“Nas escolas da Prefeitura, as crianças e os jovens com perfil para inclusão frequentam o ensino regular e também recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado por profissionais especialistas em educação especial”, informou Claudionice Bellintani, diretora do Departamento de Educação.

De acordo com a Secretaria Escolar Digital (SED), somente na rede pública municipal de Matão estão cadastrados 172 estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. Para garantir um atendimento especializado a esses estudantes com necessidades específicas de aprendizagem, o prefeito Cido Ferrari instituiu o Decreto nº 5.582, de 13 de dezembro de 2023, que dispõe sobre a “Educação Especial na rede municipal de ensino e dá providências correlatas”. Em seu artigo 2º, consta a diretriz adotada pela rede: “[...] Fica instituída a Política Municipal de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o objetivo de assegurar o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos que possuam diagnóstico médico atestando a deficiência.”


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários