Obras da nova unidade do Senai-Matão avançam
A estrutura de concreto armado já foi finalizada e cerca de 80% da estrutura metálica está pronta
- Postado por Natali Galvao |
- sábado, 22 de fevereiro de 2025 | 10:34 hs
Cronograma seguido. A próxima etapa das obras envolverá a cobertura dos dois principais blocos, sendo um destinado às oficinas e outro para as 13 salas de aula
Foto: Divulgação
As obras de construção da Escola ‘Oscar Lúcio Baldan’ (Senai-Matão) seguem em ritmo acelerado, consolidando-se como um dos mais importantes investimentos na capacitação profissional da região. Nesta semana, o prefeito Cido Ferrari esteve no canteiro de obras para acompanhar o andamento dos serviços, junto aos representantes da indústria matonense, da educação profissionalizante e do Poder Legislativo. A unidade está em construção numa área de 35.231,18 m² doada pela Prefeitura, estrategicamente localizada ao lado da Rodovia Brigadeiro Faria Lima, na confluência da Avenida Aurélio Dias com a Rua Pietro Baldan (Residencial Nova Aurora).
De acordo com a Engetal, empresa responsável pela obra, aproximadamente 30% da construção já foi concluída, sendo o término previsto para o final de 2025. Com um total de 12.400 m² de área construída, a nova unidade está sendo edificada por mais de 100 trabalhadores da construção civil empenhados na execução do projeto, considerado um dos maiores e mais modernos do país. A estrutura de concreto armado já foi finalizada e cerca de 80% da estrutura metálica está pronta. A próxima etapa envolverá a cobertura dos dois principais blocos, sendo um destinado às oficinas e outro para as salas de aula.
O investimento total para a construção ultrapassa os R$ 70 milhões, montante que reflete a importância da escola para a qualificação da mão de obra e o fortalecimento da economia regional. A nova unidade oferecerá cursos técnicos e profissionalizantes em diversas áreas, ampliando as oportunidades para trabalhadores e jovens – além de atender a demanda da indústria matonense, que tem forte atuação nos setores metalúrgico e agrícola.
Durante a visita técnica, o prefeito Cido Ferrari destacou a relevância do investimento para Matão: “A construção da nova unidade do Senai é um marco para a cidade, refletindo seu potencial de crescimento industrial. Trata-se da concretização de um sonho, fruto do esforço coletivo de muitas pessoas que acreditam no desenvolvimento educacional, industrial e econômico do nosso município. Acompanhamos com grande satisfação cada etapa dessa obra e, a cada avanço, nos surpreendemos com a grandiosidade e a qualidade do projeto”.
A visita desta semana contou com as presenças do diretor-titular do Ciesp-Matão, Alex Antoniosi; do 2º vice-diretor do Ciesp-Matão, Roberto Luiz Cadioli; do diretor do Senai de Matão e Araraquara, Paulo Sergio Sassi; do vereador Ademir de Souza; do secretário de Governo e Negócios Jurídicos, Sebastião de Deus Moreira (Tiãozinho); e do empresário Adélio Antoniosi. O grupo foi recebido pelo engenheiro do Senai-SP, Rafael Grigolon Capeleo, e pelo engenheiro da construtora Engetal, Willian César Oliveira.
“Com essa nova unidade do Senai, Matão se posiciona ainda mais estrategicamente no cenário industrial, atraindo investimentos e ampliando as oportunidades para nossos jovens e trabalhadores que buscam qualificação e recolocação no mercado de trabalho”, ressaltou Alex Antoniosi.
INFRAESTRUTURA
O projeto contempla uma infraestrutura moderna com laboratórios equipados com tecnologia de ponta, salas de aula preparadas para formação técnica, oficinas tecnológicas e espaços destinados às atividades práticas. Ao todo, o novo complexo contará com 13 salas de aula, três laboratórios de informática, 20 laboratórios de tecnologias, 11 oficinas, além de quadra poliesportiva, biblioteca, auditório com capacidade para 120 pessoas, espaços administrativos e áreas externas de lazer e convivência.
“Estamos muito felizes em acompanhar o progresso desta obra e ansiosos para ver esse grande sonho se tornar realidade. Esta unidade será um verdadeiro polo de qualificação, permitindo que os estudantes tenham acesso a cursos de alta qualidade, definidos de acordo com as demandas da indústria”, enfatizou Paulo Sergio Sassi.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Comentários