/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Começa a Semana da Imigração Italiana


Começa a Semana da Imigração Italiana

Casa da Cultura recebe exposição e atrações artísticas nesta sexta-feira (21)

Lídia D?Agostino. Curadora da exposição reuniu reproduções fotográficas e textuais junto a famílias de Matão e de Dobrada
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (21), às 19 horas, terá início a segunda edição da Semana da Imigração Italiana, na Casa da Cultura ‘Prefeito Armando Bambozzi’. O tema proposto neste ano é ‘Artes & Ofícios dos Italianos’, com o objetivo de resgatar o legado nas artes e ofícios destes imigrantes que contribuíram decisivamente para a formação da cidade de Matão, envolvendo até a segunda geração de seus descendentes.

No segmento das Artes serão rememorados os músicos instrumentistas, as corporações musicais, cantores e compositores, artistas plásticos, escritores, atores, artesãos, entre outros. Já no setor de Ofícios, os homenageados serão os marceneiros, carpinteiros, ferreiros, costureiros e alfaiates. Este projeto foi idealizado em 2024 pela fonoaudióloga Lídia D’Agostino e conta com o apoio da Prefeitura de Matão (Departamento de Cultura).

De acordo com a curadora do evento, a Itália é considerada o berço das Artes, do Design e da Moda. “Os marceneiros e ferreiros são chamados de artegiani na Itália. Até meados do século XX, pela excelência do trabalho no entalhe manual da madeira e na criatividade em moldar o ferro na forja com fogo, esses profissionais criaram autênticas obras de arte, assim como desempenharam um importante papel na área econômica quando o escoamento das sacas de café e grãos produzidos nas propriedades rurais de Matão dependia das carroças; e o transporte dos habitantes da área rural, das charretes. Esses profissionais merecem seu destaque”, explica Lídia.

Para dar visibilidade a essa temática, Lídia D’Agostino reuniu reproduções fotográficas e textuais junto a famílias de Matão e de Dobrada. Ela agradece a todos os envolvidos para que essas homenagens se tornassem realidade. O evento desta sexta-feira também reunirá canções e danças italianas.

Na oportunidade, o Coro de Matão e os Coros Juvenil e Infantil da Escola de Música e Artes Danilo Gomez apresentarão o espetáculo ‘Caffè Ristretto’, com as participações de Tatiane Lampa (piano) e Vitor Oliveira (percussão), assim como os integrantes do Neac (Núcleo Experimental de Artes Cênicas), com direção cênica de Ricardo Pereira e as participações das atrizes Mariucci Lopes e Aline Pandorf. A regência e a direção artística são do maestro Danilo Gomez.

 


Fonte: Eliana Saraiva


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários