Sebrae-SP impulsiona inovação e crescimento no interior paulista
Programas gratuitos Start Deeptech e Spark estão com inscrições abertas e desenvolvem capacitação, mentoria e aceleração
- Postado por Natali Galvao |
- quarta, 12 de fevereiro de 2025 | 16:35 hs

Start Deeptech. Cadastros podem ser feitos até 14 de fevereiro
Foto: Divulgação
Fomentar o empreendedorismo e conectar empresas inovadoras a oportunidades estratégicas, é um dos objetivos do Sebrae for Startups por meio de iniciativas focadas nesse ecossistema. Dentro desse contexto, estão abertas até 14 de fevereiro, as inscrições para Jornada Start Deeptech, um programa de pré aceleração de deep techs que se baseiam em ciência e tecnologia para desenvolver produtos e serviços em áreas como biotecnologia, nanotecnologia, inteligência artificial, energia renovável, entre outras.
Tassiana Freitas, gestora de inovação do Sebrae-SP explica que startups são empresas jovens e inovadoras que buscam solucionar problemas do dia a dia com ideias criativas e tecnologias transformadoras. “Essas empresas têm se dividido em diferentes categorias, de acordo com a natureza de suas soluções e tecnologias, sendo capazes de crescer rapidamente e escalar negócios por meio de modelos ágeis e inovadores”.
Entre as principais vertentes estão as startups focadas em desenvolver modelos de negócios escaláveis, com alto potencial de crescimento e lucratividade; aquelas voltadas para soluções digitais, que desenvolvem produtos ou serviços baseados em software, como aplicativos, plataformas online e sistemas integrados; e as deep techs, que exploram avanços científicos profundos e tecnologias de ponta, investindo fortemente em pesquisa e desenvolvimento por meio de parcerias com universidades, laboratórios de pesquisa e centros de inovação.
Tecnologia Verde
Um exemplo de sucesso nesse cenário é a Mabe Bio, fundada pela designer de moda matonense Marina Belitani. Durante seu mestrado em biomateriais, Marina desenvolveu uma metodologia de pesquisa para investigar o potencial das plantas para criar produtos de base biológica. A partir desse estudo, surgiu o biotecido Angico, um material inovador que pode substituir o couro animal e sintético em diversos setores, como moda, acessórios e decoração.
No caso da Mabe, caracterizada como deep tech, o Sebrae foi o elo estratégico para desenvolver conexões no setor e aprimorar a visão de negócio das sócias. “O projeto de P&D do biotecido Angico recebeu apoio financeiro de importantes instituições, e isso só foi possível graças ao apoio do Sebrae, que nos orientou durante a fase de negociação. Também participamos do Catalisa ICT, um programa de mentorias e auxílio financeiro para fundadores de startups”, contou Marina.
Apoio estratégico para startups
O Sebrae desempenha um papel essencial no ecossistema de startups, oferecendo capacitação, mentoria, fomento e programas de aceleração, como o Spark, o Start e o Speed, todos aplicados pelo Sebrae For Startups. Essas iniciativas conectam empreendedores a oportunidades, fornecem mentorias e facilitam o acesso a mercado e investimento.
As inscrições para o Start Deeptech, programa específico para startups de base científica (deep techs) em fase de validação, estão abertas até 14 de fevereiro e podem ser feitas no link http://programas.sebraestartups.com.br/in/startdeeptech2025 .
Os universitários que estão em fase de ideação ou pesquisadores que possuam uma solução e precisem de apoio para acelerar o processo podem se inscrever no programa Spark, até 31 de março no https://sebraeforstartups.sebraesp.com.br/startups/spark
Para mais informações sobre o Sebrae for Startups acesse: Sebrae For Startups
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae-SP
Comentários