/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Escola Adelino volta a sediar coleta de sangue


Escola Adelino volta a sediar coleta de sangue

Hemonúcleo de Jaú realizou a sua última ação do ano em Matão

Coleta. Ação recebeu 88 doadores, o que resultou em 76 bolsas de sangue e quatro cadastros para doadores de medula óssea
Foto: Divulgação

No último dia 14, o Hemonúcleo de Jaú realizou a coleta móvel de sangue em Matão. Depois de muitos anos, o evento foi organizado na EM ‘Adelino Bordignon’ e recebeu 88 doadores, o que resultou na coleta de 76 bolsas de sangue e quatro cadastros para doadores de medula óssea.

O Hemonúcleo de Jaú operou com 10 macas e as doações foram agendadas das 7h30 às 10h30. A organização geral do evento ficou a cargo da Associação Tiago Rocha, EM ‘Adelino Bordignon’ e Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’.

O engajamento da comunidade foi reforçado pela colaboração de diversas empresas locais. Baldan, Marchesan, Syngenta e a Igreja Universal do Reino de Deus enviaram colaboradores para participar da doação de sangue, evidenciando o espírito solidário.

O Lions Clube de Matão contribuiu novamente ao fornecer almoço para os profissionais do Hemonúcleo, enquanto o Mercado Imperador forneceu os ingredientes para o café da manhã. No mês de dezembro, quando as doações de sangue reduzem drasticamente, as 76 bolsas dão esperança a todos os pacientes que necessitam de sangue.

 

SEM COLETA MÓVEL

 

O Hemocentro de Ribeirão Preto, que anualmente realizava de duas a três coletas móveis em Matão, enviou ofício no início de fevereiro de 2024 para comunicar que, por razões administrativas, não realizaria coletas móveis em cidades localizadas a mais de 60 quilômetros de Ribeirão Preto, o que entristeceu a todos os membros da Associação Tiago Rocha e a todos que trabalhavam na organização da recepção das coletas móveis em Matão.

A experiência com o Hemonúcleo de Jaú, que acenou a possibilidade de vir a Matão nos dias 13 de abril e 14 de dezembro, se deu em decorrência da desistência de outras cidades. O sucesso dessas duas coletas está garantindo mais duas datas para novas ações em Matão em 2025, nos dias 21 de junho e 13 de dezembro.

 

ALTERNATIVAS

 

A Associação Tiago Rocha continua organizando transporte de doadores para Ribeirão Preto e Jaú. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Matão, que disponibiliza ônibus. Para agendar uma vaga no transporte é só telefonar para a Associação Tiago Rocha – (16) 99631-0418 – e falar com Adelmo Rocha.

As ações em prol da doação de sangue em Matão não apenas fortalecem os laços comunitários, mas também destacam a importância do cadastramento para doação de medula óssea. Essa iniciativa exemplar não seria possível sem a colaboração de todos os envolvidos, desde a equipe do Hemonúcleo até as entidades locais que apoiaram esse nobre esforço em prol da vida.


Fonte: A.C.H.


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários