/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | A Christmas Carol revela talentos e encanta plateia


A Christmas Carol revela talentos e encanta plateia

Produção apresenta abordagem atual de um clássico da literatura inglesa

O elenco de 'A Christmas Carol'. Espetáculo encantou o grande público que compareceu no Portal Eventos
Foto: Divulgação

O musical natalino ‘A Christmas Carol – Um conto de Natal’, inspirado no clássico do escritor inglês Charles Dickens (1812-1870), foi apresentado no domingo (8), no Portal Eventos. Com casa lotada, a versão teve adaptação e direção cênica do ator e professor do Neac (Núcleo Experimental de Artes Cênicas) Ricardo Pereira e direção musical do maestro Danilo Gomez, reunindo integrantes do Neac, da Orquestra Jovem de Matão e do Coro de Matão, Coro Jovem e Coro Infantil da Escola de Música e Artes Danilo Gomez, sob a regência de Lucélia Santos.

O figurino e o cenário foram coordenados pela artista visual Camila Guerra, com a colaboração, concepção e execução de Aline Pandorf, Eduardo Zabaglia, Jessica Troiano, Lucélia Santos, Lygia Bovo, Paula Cervelino e Wesley Reghini. Juntos, eles surpreenderam pela riqueza de detalhes e pela estética envolvente, transportando a ambientação da década de 1950 (auge da era do rádio no Brasil) para 1843 (ano em que a obra de Dickens foi escrita e publicada).

Entre os destaques do elenco, Paulo Guerreiro Neto e Ricardo Pereira interpretaram Ebenezer Scrooge nas fases jovem e idosa, respectivamente. Fernando Alves brilhou no papel de Marley, enquanto Paula Cervelino deu vida ao Espírito do Natal Passado e a vibrante interpretação de Aline Pandorf ao Espírito do Natal Presente. Outros talentos promissores revelados pelo Neac também se destacaram nesta produção.

Importante destacar a presença de nomes reconhecidos como Gildo Legure, mestre e pianista, que integrou o elenco de músicos da Orquestra Jovem de Matão. O espetáculo trouxe ao palco os solistas Guilherme Sartorelli, Ana Carusi, Lucélia Santos, Valentina Gandolfi e Paulo Guerreiro Neto.

 

A ENCENAÇÃO

 

Durante a trama, momentos de empatia, transformação, reflexão, perdão, compaixão e a magia do Natal foram habilmente representados. Para contar essa bela história natalina, Ricardo Pereira e Danilo Gomez buscaram inspiração na estética e na caracterização da Londres de 1843, quando a trama foi escrita. “Resgatamos um estilo de Charles Dickens e de Londres movimentar a obra. As marcações e os elementos cênicos traduziram o período em que a obra foi escrita. O figurino, os adereços e o cenário foram construídos artesanalmente para preservar a caracterização do século 19”, explica Ricardo Pereira.

Com assistência de direção de Mariuci Lopes, a construção da história ficou ainda mais elaborada. Danilo Gomez trouxe músicas natalinas que exercem um papel simbólico e emocional na obra. “Durante a transformação de Ebenezer Scrooge, as canções natalinas aparecem como um lembrete constante de valores como compaixão e generosidade, dando vida à atmosfera calorosa que contrasta com a frieza inicial do protagonista. Os cânticos (Carol) que ecoavam pelas ruas de Londres reforçam a ideia de comunidade e esperança. Assim, as músicas natalinas funcionam não apenas como pano de fundo festivo, mas como um recurso narrativo que sublinha a renovação espiritual e a importância do amor ao próximo”, expressa o maestro.

“A Christmas Carol é um exemplo de como a arte pode valorizar a representatividade e promover uma mensagem de redenção. Essa adaptação que fizemos de um clássico revela ao público a importância de valores como generosidade e compaixão, enquanto também celebra a diversidade e a riqueza das diferentes perspectivas culturais na sociedade contemporânea”, pontua Ricardo Pereira.

 

AGRADECIMENTOS

 

A montagem do espetáculo é realizada por meio do projeto sociocultural da Orquestra Jovem e Coro de Matão, uma iniciativa idealizada e organizada pelo grupo de gestão formado pela Acamde (Amigos da Cultura, Artes, Música, Diversidade e Educação, dirigida por Eliana Saraiva), pela Ricardo Pereira Comunicação e Eventos e pela Escola de Música e Artes Danilo Gomez.

O maestro expressa gratidão a todo o elenco envolvido nesta produção e agradece aos seguintes apoiadores: Papelaria Compare, Restaurante D´Cheff, Ademar Seguros, VerdeMax - Floricultura e Paisagismo, Mário Calçados, 1,99 da Buscardi, Mercado Imperador, Cadioli Implementos Agrícolas, Arte 1 - Representações, Millenium - semijoias e acessórios e Paneteria Crocante.

“Agradeço ainda a todos os veículos de comunicação de nossa cidade (mídia impressa, emissoras de rádio e televisão e mídias digitais) que sempre estão conosco na divulgação de nossas ações em prol da cultura local. A todos, o nosso muito obrigado e um Feliz Natal”, finaliza Danilo Gomez.


Fonte: Eliana Saraiva


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários