/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Uma família estuda na Etec-Matão


Uma família estuda na Etec-Matão

Quatro membros da Família Silva fazem quatro cursos diferentes

Na mesma escola, ao mesmo tempo. A diretora Ana Claudia Pereira com a família Silva – Felipe, Andréa, Danilo e Gabrielle
Foto: Rogério Bordignon

Em agosto de 2003, Andréa Cristina Ferreira da Silva foi cuidar de sua saudosa tia Célia Ambriq em Pradópolis. Lá conheceu Danilo Alves da Silva. Em junho de 2005, Danilo mudou-se para Matão e continuou trabalhando na hoje extinta Usina Santa Luiza, passando a morar junto com Andréa. O primeiro filho, Felipe, nasceu quatro meses depois da mudança, no dia 15 de outubro, e os pais se casaram no dia 8 de novembro do mesmo ano. Dois anos depois, no dia 12 de agosto de 2007, nasceu Gabrielle. Estava formada a família Alves da Silva.

Danilo passou a trabalhar na Usina São Martinho (janeiro a junho de 2006), na Carvalho Engenharia (setembro de 2006 a maio de 2009), Syngenta (junho de 2009 a abril de 2011), Citrovita (maio de 2011 a fevereiro de 2012), Citrosuco (um mês), Brasilux (abril de 2012 a dezembro de 2014) e, desde dezembro de 2014, atua na Baldan, onde exerce a função de eletricista de manutenção.

Felipe cursou Caldeiraria na Escola ‘Oscar Lúcio Baldan’ (Senai-Matão), de 2021 a 2023, sendo indicado pela unidade para trabalhar na JLS Máquinas, onde exerce a função de auxiliar de projetos desde o último mês de março. Gabrielle começou a estudar o curso Técnico em Informática na Etec-Matão, em fevereiro de 2023, sendo que ela se formará no final de 2025. Concomitantemente, ela cursa Almoxarifado no Senai-Matão desde o último mês de julho.

Gabrielle foi a primeira da família Silva a estudar na Etec-Matão. Passando por momento de ansiedade, Andréa tomou a decisão de voltar a estudar e ingressou na unidade em julho de 2023 para cursar Administração. Andréa instigou Danilo a também regressar aos estudos e ele começou a ser aluno do curso de Técnico em Eletrotécnica junto com a esposa.

Felipe terminou o Ensino Médio na EE ‘Henrique Morato’ no final de 2023 e, a partir do último mês de fevereiro, ingressou no curso de Técnico em Mecânica da Etec-Matão.

Danilo e Andréa terminarão seus cursos no final desse ano; Felipe, em junho de 2025; e no mesmo ano, mas no mês de dezembro, quem concluirá o curso será Gabrielle. Dessa forma, os Silva convivem juntos na Etec-Matão há praticamente um ano, o que os torna um caso raro de uma família toda estudando na mesma unidade escolar, sendo Danilo, Andréa e Felipe no período noturno e Gabrielle no vespertino.

“A Etec-Matão tem uma grade de cursos diversificada, possuindo um quadro docente de ótimo nível. O ambiente é muito agradável, seguro, respeitoso. Uma escola limpa, bem cuidada e com uma excelente infraestrutura. Os funcionários são bem treinados. A alimentação servida é boa e variada. A Gabrielle, por exemplo, quando sai do Senai-Matão, pode almoçar e depois de terminar os estudos na Etec-Matão, também jantar na nossa escola”, resume Danilo.

Para ele, o curso de Técnico em Eletrotécnica trouxe mais conhecimentos para aplicação no seu trabalho. Danilo e mais quatro amigos de turma escolheram o tema ‘Cabine Primária’ para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sendo que uma Cabine Primária reduz a tensão de energia da rede da CPFL (13.800 Volts) para a demanda de algum prédio que necessite de uma tensão acima de 300 KVAs.

“Não tenho conhecimento sobre uma família toda estudando na mesma escola, ao mesmo tempo. O exemplo deles mostra a união familiar, em que um inspira o outro a seguir em frente e caminhando juntos em busca de aprendizagem. Por outro lado, ter toda a família conosco demonstra confiança no trabalho da escola e reforça os laços com nosso propósito educativo”, diz Ana Claudia Câmara Pereira, diretora da Etec-Matão.

 


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários