/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Tampinhas do Amor bate recorde!


Tampinhas do Amor bate recorde!

Programa protagonizado pela Escola Sesi teve sexta edição

Outro sucesso. Sesi-Matão comemora arrecadação recorde de 140 mil tampinhas, um bag com lacres de latinhas, sete sacos de 100 litros de cartelas vazias de remédios e 20 litros de óleo vegetal
Foto: Rogério Bordignon

O Programa ‘Sesi Aterro Zero - Tampinhas de Amor’ completou a sua atividade em 2024. Nesta sexta edição foram arrecadados 14 bags de 200 litros cada, correspondentes a um total aproximado de 140 mil tampinhas, uma marca recorde para a Escola ‘João Carlos Marchesan’ do Centro de Atividades ‘Azor Silveira Leite’ (Sesi-Matão). A comunidade escolar também juntou um bag de lacres de latinhas de alumínio, sete sacos de 100 litros de cartelas vazia de remédios e 20 litros de óleo vegetal.

“Batemos o recorde com relação à arrecadação de tampinhas, ou seja, o programa foi um novo sucesso! Para realizá-lo, a turma do 2º Ano do Ensino Médio (EM), no componente curricular de Matemática, ministrado por Eliane Maria Miola, desenvolveu ações voltadas ao serviço social e a Matemática aplicada a esse contexto”, relata Maria José Dias Picchi (Zezé), diretora da escola.

Os estudantes realizaram rodas de conversa com todas as turmas do Ensino Fundamental (EF) 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio da escola, para continuarem o processo de conscientização sobre a destinação correta dos resíduos sólidos e de responsabilidade social em relação à preservação do meio ambiente, além de incentivarem a coleta dentro de suas casas e bairros. A coleta realizada foi doada ao Lions Clube de Matão para angariar fundos, visando atender famílias em situação de vulnerabilidade.

“Além de abordar valores como solidariedade, empatia, autocuidado, amor ao próximo, o programa tem também como objetivo a educação ambiental e o combate à procriação do mosquito transmissor da dengue, pois uma única tampinha pode abrigar cerca de 300 larvas desse mosquito, o que faz todos repensarem sobre suas atitudes em relação ao meio ambiente”, resume a professora Eliane, que agradece a todos os professores da equipe escolar Sesi, inspetores, equipe gestora e colaboradores em geral.

 

HISTÓRICO

 

Em 2019, a professora Eliane (então exercendo a disciplina de Eixo Integrador de Matemática), a empresa Zelo Ambiental (comandada por José Oliveira) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos implantaram o Programa ‘Tampinhas de Amor’.

“A primeira edição arrecadou mais de 62 mil tampinhas, destinando-as ao Hospital de Amor de Barretos para angariar fundos direcionados à compra de cadeiras de rodas ou outros equipamentos que necessitarem”, diz o diretor das unidades Sesi de Matão, Araraquara e São Carlos, Alexandre Minghin.

Em 2020, com as mesmas parcerias, o programa protagonizado pela Escola Sesi foi ampliado. “Além das tampinhas de plástico também foram arrecadados lacres de latinhas e cartelas vazias de remédios que foram doadas ao Lions-Mat?o para angariar fundos à compra de cadeiras de rodas e assentos para serem doadas ou emprestadas”, lembra Zezé Pichi.

No dia 6 de novembro de 2020, a escola realizou um Drive Thru, responsável pela arrecadação de cerca de 100 mil tampinhas plásticas, três tambores e meio de 150 litros cada de cartelas vazias de remédios e cerca de 25 quilos de lacres de latinhas, além de uma grande quantidade de lixo eletrônico entre lâmpadas, pilhas, baterias, celulares, computadores, carregadores, monitores, entre outros.

“Em 2021, o programa continuou e muitas empresas de Matão aderiram. Grande quantidade de tampinhas, lacres e cartelas de remédios foi arrecadada e doada para o Lions-Matão. Em 2022, além de arrecadar estes três itens, também se juntou óleo vegetal usado”, relata a coordenadora pedagógica do EF 1, Daniela Donato Antonio.

“Em 2023, o programa arrecadou sete bags de 200 litros de tampinhas, um bag de lacres de latinhas, cinco bags de cartelas de remédios e 15 litros de óleo vegetal”, comenta o coordenador pedagógico do EF 2 e do EM, Tiago Pereira de Souza.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários