/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Campanha de atualização de rebanhos está em andamento


Campanha de atualização de rebanhos está em andamento

Prazo vai até 31 de dezembro

Rebanhos. Proprietários devem declarar todas as espécies, além dos bovídeos, presentes em suas propriedades
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Matão e a Casa da Agricultura enfatizam a todos os pecuaristas do município que está em andamento a campanha de atualização de rebanhos no Estado de São Paulo.

Após o fim da obrigatoriedade da vacinação contra a febre aftosa no Estado, o produtor rural passa, também em caráter obrigatório, a ter que atualizar seus rebanhos junto ao sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE).

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), os proprietários devem declarar todas as espécies, além dos bovídeos, presentes em suas propriedades até o dia 31 de dezembro.

A Defesa Agropecuária informa ainda, que a Guia de Trânsito Animal (GTA), somente é emitida após a atualização de rebanhos de sua propriedade.

A declaração pode ser feita diretamente no sistema GEDAVE. Outra forma de efetuar a declaração é pessoalmente em uma das Unidades da Defesa Agropecuária (Casa da Agricultura)  distribuídas nas regionais  e também, através do envio por e-mail do formulário que está disponível em:  https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/

 

VACINAÇÃO CONTRA BRUCELOSE
 

Além da campanha de atualização, está em vigor a campanha de vacinação contra a brucelose, a qual sofreu alterações em normativas a partir da publicação da Resolução SAA nº 78/24 e das Portarias 33/24 e 34/24.

A partir de agora, a vacinação das fêmeas bovinas e bubalinas que têm de três a oito meses de idade contra a brucelose, deixa de tornar obrigatória a marcação a fogo.

De acordo com as publicações, fica estabelecido para a identificação da vacinação contra a doença para animais dentro do território de São Paulo, de forma alternativa, a identificação individual auricular, tipo botton.

 

MUDANÇAS

 

Prazos

A partir de agora, no âmbito do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), fica estabelecido que o calendário para a vacinação será em dois períodos, sendo o primeiro do dia 1º de janeiro a 30 de junho do ano corrente, enquanto o segundo período tem início no dia 1º de julho e vai até dia 31 de dezembro.

O produtor que não vacinar seu rebanho dentro do prazo estabelecido terá a movimentação dos bovídeos da propriedade suspensa até que a regularização seja feita nas unidades da Defesa Agropecuária.

Diferente das campanhas anteriores, a declaração de vacinação pelo proprietário ou responsável pelos animais não é mais necessária.

A partir de agora, o médico-veterinário responsável pela imunização, ao cadastrar o atestado de vacinação no sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (GEDAVE) em um prazo máximo de quatro dias a contar da data da vacinação e dentro do período correspondente à vacinação, validará a imunização dos animais.

 

Identificação

O modelo alternativo de identificação - o primeiro do país aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) - de vacinação contra a brucelose trata-se de uma alternativa não obrigatória à marcação a fogo que além do bem-estar animal, estimula a produtividade e a qualidade do manejo, além de aumentar a segurança do produtor e do veterinário responsável pela aplicação do imunizante.

A partir das publicações, fica estabelecido o botton amarelo para a identificação dos animais vacinados com a vacina B19 e o botton azul passa a identificar as fêmeas vacinadas com a vacina RB 51. Anteriormente, a identificação era feita com marcação à fogo indicando o algorismo do ano corrente ou a marca em “V”, a depender da vacina utilizada.

A Defesa Agropecuária informa ainda que o uso do botton só é válido dentro do Estado de São Paulo, não sendo permitido o trânsito de animais identificados de forma alternativa para demais estados da federação.

Para ter acesso à íntegra das portarias, acesse https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/legislacoes


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários