/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Grupo de Atenção Psicossocial é criado


Grupo de Atenção Psicossocial é criado

Objetivo é fortalecer as políticas públicas de saúde mental no município

Integrantes. Grupo Condutor Municipal da Rede de Atenção Psicossocial permite a integração e a colaboração entre os diversos profissionais e serviços envolvidos na promoção da saúde mental em Matão
Foto: Divulgação

Recentemente foi criado em Matão o Grupo Condutor Municipal da Rede de Atenção Psicossocial, com o propósito de ser um espaço estratégico na formulação de políticas públicas voltadas para a saúde mental. Suas responsabilidades incluem a elaboração do Plano Municipal de Saúde Mental, a proposição de ajustes e avaliação das ações de saúde mental, o planejamento de ações educativas, a integração da Rede de Atenção Psicossocial com outros níveis de atenção à saúde.

“Matão é referência no cuidado da Saúde Mental, graças a nossa abrangente rede de serviços composta por equipamentos públicos e uma equipe de profissionais especializados em diversas áreas. A formação deste grupo visa fortalecer ainda mais esses serviços, possibilitando uma colaboração entre os profissionais que atuam para desenvolver novas políticas em garantia da qualidade de vida dos nossos cidadãos”, disse o prefeito Cido Ferrari.

O secretário de Saúde, Orivaldo Ademir Reguin (Faro), enfatizou a importância deste grupo. “O sofrimento e os transtornos mentais estão cada vez mais abrangentes em nossa sociedade, portanto, é sempre necessário buscar novas estratégias e aprimorar os serviços para atender às necessidades das pessoas de forma eficiente e humanizada. O Grupo de Atenção Psicossocial tem um papel crucial neste sentido, pois permite a integração e a colaboração entre os diversos profissionais e serviços envolvidos na promoção da saúde mental em Matão”, explicou o secretário.

Além de abranger as políticas ligadas ao atendimento das pessoas que lidam com questões de sofrimento ou transtorno mental, o grupo também atuará nas políticas que envolvem sofrimento decorrente do uso de substâncias como o crack, o álcool e outras drogas. Ele é composto por profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, da Secretaria de Educação e Cultura, da Secretaria de Saúde, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas (Caps AD), do Ambulatório de Saúde Mental, do Centro de Saúde Mental Infantil (Centrinho), do Núcleo de Prevenção à Violência (NPV), do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’.

Compõem o Grupo Condutor Municipal da Rede de Atenção Psicossocial: Aurélio Grosso, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania; Graciele Pinheiro de Morais Justiniano, representante do Caps AD; João Luiz Cecchetto, representante do Caps AD, Ambulatório de Saúde Mental e Centrinho; Lucines Cristiane Palka de Lázari, representante do NPV; Maria das Graças da Silva Mattos, representante do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’; Maria Emília Fortunato Moraes Panegossi, representante do Centrinho; Maria Paula Robles Angelini Cunha, representante do Caps II; Mariana Rita Goy Magnabosco Zucchini, representante do Ambulatório de Saúde Mental; Marinês Mendonça da Silva, representante do Samu; Mario César Mariano, representante da Secretaria de Saúde; Natalia Ferrari Vedroni, representante do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’; Orivaldo Ademir Reguin (Faro), representante da Secretaria de Saúde; Pamela Bernardes Rosa, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania; Renata Bezerra dos Santos, representante da Secretaria de Educação e Cultura; Vanessa Saraiva Carvalho Graziosi, representante da Secretaria de Saúde; e Viviane da Rocha Souza, representante da Secretaria de Saúde.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários