/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | OAB-Matão realiza posse da diretoria


OAB-Matão realiza posse da diretoria

Cerimônia aconteceu no último dia 14, na sede da entidade

Integrantes da Mesa Diretora. Cleber Defina, Ricardo Rinhel, Diego Mingorance, Adriana Moura, Fábio Alberto, Paulo Bernardi, Geovanni dos Santos, Hugo Victuri, Márcia Sobrinho e Fabiana Pires
Foto: Rogério Bordignon

No último dia 14 aconteceu a posse da diretoria da 82ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Matão) referente ao triênio 2025-2027. A Mesa Diretora contou com Adriana Galvão Moura (secretária geral da OAB-São Paulo, representando o presidente Leonardo Sica), Paulo Augusto Bernardi (ex-presidente da OAB-Matão e presidente da Câmara Municipal), Diego Mingorance (vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, representando o prefeito Cido Ferrari).

Também compuseram a Mesa Diretora: Ricardo Domingos Rinhel (juiz da Vara Criminal e diretor do Fórum da Comarca de Matão e Dobrada), o promotor Cleber Pereira Defina e os membros da atual Diretoria da OAB-Matão – Fábio Aparecido Alberto (presidente), Hugo Santini Victuri (vice-presidente), Geovanni Júlio dos Santos (secretário geral), Márcia Pinto Sobrinho (secretária adjunta) e Fabiana Frigo Pires (tesoureira). A posse à nova diretoria foi dada por Adriana Moura.

 

DEPOIMENTOS

 

“Em nome do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, parabenizo a nova diretoria da OAB-Matão, desejando sabedoria, gestão profícua, repleta de realizações e avanços, ressaltando que a parceria entre o Poder Judiciário e a Advocacia é fundamental para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. É através da colaboração mútua que podemos garantir a celeridade e a eficácia na prestação jurisdicional, assegurando direitos e liberdades fundamentais a todos os cidadãos. Coloco-me à disposição para trabalharmos juntos em prol de uma justiça mais acessível e eficiente”, juiz Ricardo Rinhel.

“A relação cordial e colaborativa da OAB-Matão com a Promotoria de Justiça local é realidade que entrega bons frutos. A OAB-Matão é mais do que uma entidade que garante prerrogativas funcionais de seus membros. Há muito, a entidade trabalha em prol de diversos interesses da população, liderando excelentes iniciativas de cunho social e fraterno. Em algumas causas, OAB-Matão e o MPSP se uniram para lutar pela Justiça. Estou convicto de que a atual diretoria continuará honrando a classe dos advogados e o aprimoramento ao Sistema da Justiça”, promotor Cleber Defina.

“A nova diretoria da OAB-Matão inicia sua gestão dando sequência ao trabalho realizado nos últimos 12 anos. Foi um período de muito empenho e dedicação para fortalecer a advocacia local, sempre pautado pela ética e compromisso com a classe. Tenho certeza de que o Fábio Alberto e sua equipe darão continuidade a esse caminho, trazendo novas conquistas e avanços para os advogados matonenses. Desejo sucesso nesta nova etapa e reafirmo meu apoio para que a OAB-Matão siga cada vez mais forte e representativa”, vereador Paulo Bernardi.

“Em Matão, temos a felicidade de contar com uma advocacia atuante, comprometida e fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. O trabalho realizado pela OAB-Matão vai muito além dos escritórios e tribunais, pois impacta diretamente a vida dos cidadãos, garantindo que direitos sejam respeitados e que a justiça alcance a todos. Parabéns aos membros da nova diretoria. Sei que terão desafios pela frente e que estão preparados para enfrentá-los com dedicação, ética, profissionalismo e democracia”, Diego Mingorance, vice-prefeito.

Na ocasião da posse foi lançada a 11ª FeijOAB, que será realizada no dia 14 de junho, a partir das 13 horas, na Sociedade Recreativa Matonense (Sorema). Após a Cerimônia de Posse foi oferecido um coquetel (Lello Buffet), com vinho espumante servido em parceria com a Praça do Vinho e embalo musical do DJ Julio Doy. Segue entrevista com Fábio Alberto.

 

Como ocorreu o convite para ser candidato a presidente da OAB-Matão?

Há um grupo de apoio formado por advogados associados à entidade. Representando este grupo, em agosto de 2023, os então presidente e vice-presidente da OAB-Matão, Paulo Augusto Bernardi e Paulo Roberto Caruzo, fizeram o convite para eu me candidatar à presidência. Dois dias depois, aceitei e vencemos o pleito por aclamação no dia 21 de novembro de 2024, tendo a aprovação de 81,7% dos votos válidos.

 

Você assume uma entidade que passou seus últimos 12 anos sob a presidência de Paulo Bernardi, que realizou um trabalho intenso e repleto de conquistas. Associado à aprovação obtida, que responsabilidade isso te traz?

Não vou me preocupar em tentar fazer mais do que Paulo Bernardi fez enquanto presidente, sobretudo porque ele exerceu a função por 12 anos e eu, a princípio, ficarei três anos na presidência. Depois, o grupo decidirá se eu continuarei nesta função ou não. Não estou preocupado em fazer mais e melhor, mas tentarei – com todas as forças e apoios – manter o ritmo de avanços na OAB-Matão.

 

Quais as prioridades da tua gestão?

Preservaremos as prerrogativas dos advogados, ou seja, nos esforçaremos para a manutenção dos direitos profissionais, que sofrem muitos ataques ultimamente. Onde houver uma prerrogativa violada, estaremos lá com destemor e firmeza. Se necessário, usaremos a legislação que criminaliza o abuso por parte de agentes públicos que deveriam ser os primeiros a respeitar a lei. Defenderemos com muito vigor os direitos humanos, teremos compromisso com a justiça social e com uma sociedade justa, solidária e que tenha como um direito efetivo a dignidade da pessoa humana. Ao Judiciário, manteremos diálogo permanente, transparente, equilibrado e respeitoso, visando sempre construir soluções. Com o espírito democrático, ouviremos todas as ideias da advocacia e da sociedade, dialogando sempre e trabalhando incansavelmente. Reafirmamos compromissos assumidos e conclamamos todos os advogados a caminharmos unidos. É vontade nossa oferecer a máxima quantidade possível de cursos e palestras para a melhor capacitação dos advogados. Continuaremos com os eventos desportivos e festivos, visando sempre a maior integração da classe. Os nossos olhos permanecerão atentos para prestar homenagens a pessoas que são merecedoras, em vida ou na memória. As parcerias serão mantidas e ampliadas. A OAB-Matão será parceira de novos projetos profícuos à comunidade matonense.

 

O que vem de novo?

Sempre levantei a bandeira do jovem advogado. As faculdades de Direito fornecem conhecimentos técnicos, mas é somente na prática que eles de fato se familiarizam com a profissão. Percebe-se uma grande dificuldade dos jovens advogados em ingressar no mercado. A ideia é trazê-los para o convívio com advogados mais experientes, bem como ao aprendizado por meio de cursos e palestras, cabendo ainda o estabelecimento de parcerias e de intercâmbios profissionais. Tentaremos antecipar este convívio com o jovem advogado desde o momento em que ele é aluno, a partir do terceiro ano do curso de Direito, por meio de parceria com as faculdades. Num diálogo com a Comissão do Jovem Advogado foi decidida a criação da ‘Roda de Conversa da Jovem Advocacia’, sendo que, a partir de março, convidaremos um advogado experiente para transmitir conhecimentos e vivências aos mais jovens ou pessoas que ingressaram com mais idade na advocacia, já com o registro profissional definido. Este diálogo acontecerá a cada três meses. Na gestão passada ocorreu um ‘Congresso da Advocacia’. Pretendemos realizar a segunda edição ainda em 2025 e, a partir daí, fazer um congresso por ano.

 

Outras iniciativas virão?

Conversei com o prefeito Cido Ferrari e dialogarei com o secretário de Educação e Cultura, Marcelo Augusto Prado, para retomar o Programa ‘OAB Vai à Escola’ junto à rede pública municipal de ensino. Elaboramos um requerimento e já o enviamos para a OAB-São Paulo, solicitando a criação de uma farmácia contendo também itens considerados de perfumaria para a ser implantada na nossa Casa da Advocacia e Cidadania ‘Carlos Alberto Bondioli’, visando com que os advogados obtenham descontos na aquisição de medicamentos e outros itens. Nessa linha de convênios, descontos e oportunidades, já conveniamos 13 parcerias novas somente neste ano, como, por exemplo, com o Centro de Atividades ‘Prof. Azor Silveira Leite’ (Sesi-Matão). Outro requerimento para a OAB-São Paulo visa dar privacidade nos momentos em que a Defensoria Pública presta atendimento a pessoas carentes. O ideal é criarmos salas fechadas. Iniciamos contatos com lideranças de segmentos da sociedade matonense. Tive uma reunião com juízes de Direito atuantes em Matão, bem como com a Polícia Militar e a Polícia Civil, apresentando a nossa diretoria e reforçando que a OAB-Matão está de portas abertas para parcerias já firmadas, bem como para outras que poderão surgir. Um exemplo é a que foi firmada há uns dias com a Câmara Municipal – representada por Elias Caetano Pereira Júnior (agente de Administração Geral) – para que sua Escola do Legislativo tenha colaboração da OAB-Matão por meio de palestras, sendo que a primeira acontecerá no próximo dia 26, com o tema ‘Reforma Tributária’.

 

Agradecimentos?

A todos os meus familiares; aos diretores passados e presentes; aos membros das comissões e a todos os mais de 500 advogados da Comarca de Matão e Araraquara. Aos meus sócios, Geciane Farracini e André Passi, advogados talentosos que conduzem o escritório em minha ausência. Obrigado a todos os nossos parceiros e pessoas entrelaçadas no convívio judiciário.

 

O presidente da entidade

 

Fábio Aparecido Alberto é filho de João Carlos Alberto e Aparecida do Rosário Jorge Alberto, e irmão de Janaína Isabel. É casado com Aline Schimicoski Alberto, com quem tem o filho Nicolas. Nasceu no dia 16 de novembro de 1983, em Matão. Se formou em Direito na Uniara, no final de 2006, sendo especializado em Direito Processual pela própria Uniara. Exerce a profissão desde março de 2008. Foi procurador municipal de 2010 a 2016, concomitantemente ao trabalho particular da advocacia. Foi membro da Comissão de Assistência Judiciária da OAB-Matão de 2013 a 2018, presidindo-a de 2022 a 2024. De 2019 a 2021, foi secretário adjunto da diretoria e, de 2022 a 2024, foi secretário geral.

 

As comissões e seus presidentes

 

A posse das comissões da OAB-Matão foi realizada pelo presidente da entidade, Fábio Alberto. As comissões e seus respectivos presidentes são: Assistência Judiciária (Geovanni Júlio dos Santos); Ética e Disciplina (Luiz Gabriel Baptista Esteves); Direito e Prerrogativas (Fábio Eduardo Manzi); Jovem Advocacia (Helder Bernardi Neto); Mulheres Advogadas (Fabiana Frigo Pires); OAB Vai à Escola (Rodrigo Mendonça); Ação Social (Annamaria Inforzato Sbrissa Alberice); Caasp (Danielle Carvalho Scopelli); Escola Superior de Advocacia (Fernando Jesus Garcia); Eventos Sociais (Gisela Maria Tortorello).

Esportes (Jorge Francisco Rodrigues Kavahara); Núcleo de Relacionamento com a Vara do Trabalho (João Sigri Filho); Infância e Juventude / Cursos e Palestras (Dino Marcos Porsani); Relacionamento Institucional com o Poder Judiciário e Ministério Público (Rodnei Rodrigues); Acadêmicos e Direito (Mariana Marchioni); Proteção e Defesa aos Animais / Meio Ambiente (Estela Barrios Trench); Defesa do Consumidor (Marcos Augusto Ignácio); OAB Concilia (Renata Tamarozzi Rodrigues); Direito Penal (Geciane Silva Ferreira Ferracini).

Direito Previdenciário (Renan Fernandes Pedroso); Diversidade e Gênero (Bianca Cavichioni de Oliveira); Pessoas Idosas e PNES / Cidadania e Direitos Humanos (Aparecido do Carmo de Souza); Igualdade Racial (Sonia Lúcia Rezende); Relacionamento com os Poderes Público, Executivo e Legislativo (Silvana Aparecida Calegari Caminotto); Segurança Pública (Sérgio Gomes de Deus); Trânsito (Fernando da Silveira Rossi); Assuntos Legislativos (Carlos Eduardo Futra Matuiski); Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Ana Carolina da Costa); Direito Sistêmico (Daira Martins de Freitas Ferrari) e Colégio Consultivo (Jaciara de Oliveira Pinheiro).


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários