Proadi-SUS gera impacto na reestruturação dos serviços
Desde setembro, Hospital recebe impulso significativo do programa
- Postado por Natali Galvao |
- terça, 11 de fevereiro de 2025 | 09:45 hs

Participantes. Programa visa fortalecer a gestão hospitalar, capacitar profissionais e garantir um atendimento de alta qualidade
Foto: Divulgação
Na medida em que a saúde pública enfrenta desafios crescentes, iniciativas como o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) emergem como agentes de mudanças indispensáveis. Desde setembro de 2024, o Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ recebe um impulso significativo em sua jornada rumo à excelência com a presença do Proadi-SUS, evidenciando o impacto deste programa na reestruturação dos serviços.
Nos dias 28 e 29, o Hospital de Matão foi o palco de mais uma etapa do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP). Especialistas do Hospital Sírio-Libanês – que integra uma proposta colaborativa entre três entidades de saúde de reconhecida excelência, incluindo o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Hospital Moinhos de Vento – dedicaram-se a avaliar e capacitar a equipe local. Este movimento resultou em treinamentos focados em ‘Responsabilização, Comissões Intra-Hospitalares e Matriz Raci’, componentes essenciais para elevar o padrão de atendimento e gestão.
Segundo Ana Paula Salustriano, responsável pelo setor de Qualidade, a presença do Proadi-SUS no Hospital é um marco. “Nesta oportunidade, abordamos a implementação das Comissões Obrigatórias e realizamos dinâmicas com a Matriz Raci que serão fundamentais no planejamento estratégico para os próximos 15 meses”, destacou. Este planejamento visa fortalecer a gestão hospitalar, capacitar profissionais e garantir um atendimento de alta qualidade.
Desde a adesão ao projeto, o Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ tem trilhado um caminho de melhorias contínuas, beneficiando-se do conhecimento e das práticas de hospitais que são sinônimos de excelência médica no Brasil. Essa parceria tem permitido ao Hospital de Matão absorver novas tecnologias e técnicas de gestão, promovendo a adaptação de suas operações às melhores práticas internacionais, sempre com foco na segurança e na satisfação do paciente.
Na quinta-feira (6) foi realizada mais uma Sessão de Aprendizagem Virtual (SAV) sobre ‘Qualidade e Segurança do Paciente’. Segundo Denise Minelli, superintendente do Hospital, “este projeto demonstra como a cooperação entre instituições de saúde pode redefinir padrões e superar barreiras, especialmente em um sistema público que enfrenta limitações de recursos. Este modelo de parceria, ao mesmo tempo em que apoia hospitais filantrópicos, fortalece o SUS, promovendo um ciclo virtuoso de qualidade e inovação”.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital
Comentários