IFSP abre inscrição para curso de Libras

Matrículas poderão ser feitas entre os próximos dias 5 e 9, das 11 às 19 horas

Foto: Rogério Bordignon

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP, Campus Matão) abrirá, nesta segunda-feira (5), inscrições ao Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Presenciais, as matrículas poderão ser feitas até a próxima sexta-feira (9), das 11 às 19 horas, na sede da instituição – Rua Stefano Davassi, 625, Nova Cidade.

Das vagas, 5% serão reservadas a candidatos com deficiência e 25% a negros. A relação dos candidatos contemplados será divulgada no http://mto.ifsp.edu.br/cursos-fic a partir do próximo dia 14. O início de cada curso está previsto para março, sendo que cada turma tem uma data específica que poderá sofrer alteração ou ser prorrogada, se necessário.

Para este curso de Libras serão formadas três turmas com 32 horas cada no total. As aulas acontecerão de segunda-feira (9 às 12 horas e 19 às 22 horas) e quarta-feira (9 às 12 horas). Os documentos necessários para fazer as inscrições são RG, CPF, comprovante de endereço, autorização dos pais (para menores de 18 anos), laudo médico no caso de concorrer a vagas específicas de deficientes. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico cex.mto@ifsp.edu.br.

“O objetivo é oferecer conhecimento sobre Libras e seu vocabulário. Os alunos poderão aprender parâmetros que compõem sua gramática; conhecer legislações de reconhecimento e regulamentação; reconhecer a Libras como segunda língua para ouvintes; quebrar paradigmas pré-concebidos sobre as pessoas surdas e sobre a língua de sinais; reconhecer e refletir sobre a importância do respeito à diversidade e aos surdos brasileiros”, resume Chrystiann Davis Tosta, diretor do IFSP-Matão.

“A seleção dos candidatos se dará por Ordem de Inscrição, classificando automaticamente os primeiros 30 matriculados que trouxerem toda a documentação exigida, obedecendo a divisão de vagas no que se refere aos requisitos ‘Ampla Concorrência’ e ‘Reserva de Vagas’, conforme definido no Edital”, informa Ana Carolina Gandini Panegossi, assistente de administração do IFSP-Matão.

O professor será André Luis Matiolli Rosa, que tem capacitação em Instrutores/Agentes Multiplicadores de Libras (2001) pela Universidade de Brasília (UNB) e graduação em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2010). É aprovado em banca examinadora no Exame Nacional para Certificação de Proficiência em Libras (Prolibras) pela UFSC/MEC e membro da diretoria da Associação de Surdos de Ribeirão Preto, integrando-a há 30 anos.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários