/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Tabela nutricional da USP mostra composição de 1.900 alimentos


Tabela nutricional da USP mostra composição de 1.900 alimentos

Sexta versão da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos lançada na última semana traz itens como arroz, sanduíches e produtos industrializados

Foto: Thinkstock/Getty Images

As preocupações com a saúde, o corpo e a alimentação e bem-estar estão cada vez mais vivas no nosso cotidiano. A vida corrida, quase sempre, nos impossibilita de ter uma rotina regrada, onde a os alimentos ingeridos acabam ficando em segundo plano.

No último dia 16 foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Para celebrar a data o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center), sediado na USP, lançou a sexta versão da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). A tabela traz a composição nutricional de 1.900 alimentos, incluindo crus e cozidos, produtos manufaturados e pratos compostos. 

A mais nova versão traz novidades como a composição nutricional das receitas mais comuns consumidas pelos brasileiros – como feijoada, arroz, feijão, entre outros; a possibilidade de o usuário fazer buscas por nutrientes específicos, por exemplo, alimentos fontes de proteínas dentro do grupo dos vegetais; e uma ferramenta de avaliação de ingestão energética.

“Temos na tabela dados de alimentos prontos para consumo já adicionados de sal, de óleo e de tempero, diferente de outras tabelas, que trazem alimentos preparados, mas não necessariamente prontos para consumo, como arroz cozido sem sal, por exemplo", disse Kristy Soraya Coelho, doutoranda do Programa de Pós-Graduação Inter unidades em Nutrição Humana Aplicada (Pronut) e pesquisadora do FoRC em entrevista para o Jornal da USP.

O material é amplamente usado por profissionais de nutrição que exploram a composição química de alimentos e compilam informação sobre valores energéticos e conteúdo nutricional para montar cardápios e personalizar dietas.

Lançada em 1998 como resultado de um projeto incorporado pela Brazilian Network of Food Data Systems (Brasilfoods), a TBCA está sendo reformulada desde 2013. O trabalho é liderado pelos professores Elizabete Wenzel de Menezes e Franco M. Lajolo, ambos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP e também pesquisadores do FoRC.

Escolhemos alguns itens para mostrar o número de calorias; acompanhe:

Muito famosa, a receita de Baião de dois, arroz e feijão de corda possuiu em apenas 100 gramas, 126 calorias. Entre as frutas, apenas 100 gramas de abacate possuem 76 calorias. A tabela também mostra os índices de calorias encontrados em pescados. Você sabia que em 100 gramas de camarão sem casca cozido são encontradas até 83 calorias? Sim, a tabela mostra isso.

Os produtos industrializados também são apresentados na relação. Uma mousse de chocolate chega a apresentar até 437 calorias em apenas 100 gramas, enquanto uma sopa de creme de cebola Maggi tem 339 calorias em 100 gramas.  Clique aqui e confira a lista completa com mais e 1.000 alimentos.


Fonte: IG


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários