/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Verba é autorizada para ponte do Jardim São José


Verba é autorizada para ponte do Jardim São José

Pedido de Esquetini foi atendido pelo Ministério de Integração Nacional


O prefeito Edinardo Esquetini anunciou que foi autorizada a verba de R$ 861 mil para o reforço das fundações e a instalação dos gabiões nas pontes do Jardim São José e do distrito de São Lourenço do Turvo. As estruturas das duas pontes foram danificadas pelas chuvas que castigaram a cidade no início do ano passado. No caso da ponte do São José, um trecho da marginal São Lourenço teve de ser interditado provisoriamente, prejudicando o trânsito no local. Moradores do bairro e imediações reclamam frequentemente devido ao transtorno para chegar naquela região. Já a ponte do Turvo teve parte de sua estrutura improvisada com madeira. A verba para as duas obras foi disponibilizada por intermédio do deputado federal Baleia Rossi junto ao ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho.

Segundo o secretário municipal de Obras, Carlos Hasselaar, a erosão da ponte do São José foi provocada pela quantidade de água que saía da tubulação e era despejada no Córrego do Cortume. “Quando temos chuvas fortes, o volume de água que sai dessa tubulação é muito grande e o impacto dessa água na margem do rio acaba desmoronando e cedendo o asfalto, assim como aconteceu em São Lourenço do Turvo. Quando começarmos a obra da ponte do São José, teremos que primeiramente desviar o curso dessa água para não acontecer novamente esse tipo de problema”, destaca.

Para a primeira etapa da obra será utilizado este recurso do governo federal, viabilizado pelo empenho do prefeito Edinardo Esquetini. A verba de R$ 480 mil do governo estadual deverá ser autorizada em breve para completar o investimento nas duas obras. Os projetos de engenharia já foram concluídos e encaminhados aos governos estadual e federal. No momento faltam apenas alguns documentos, como orçamentos, estimativas de custos, entre outros, que já estão sendo providenciados. Hasselaar ainda ressalta que os projetos da ponte do Turvo também estão prontos, seguindo agora para o processo de licitação. “Estamos agilizando toda a documentação para começarmos as obras em breve e depois fazermos a liberação do trecho interditado”, enfatiza.

O prefeito Edinardo Esquetini explica que o recurso só foi viabilizado após várias tratativas junto aos governos estadual e federal. “Essa verba foi possível devido às inúmeras viagens que fizemos a Brasília e a São Paulo e, ainda, com o envio de vários documentos que foram providenciados pela equipe de engenharia da Prefeitura. Uma verba não se consegue com um simples papel em mãos, é preciso atender uma série de requisitos para adequarmos às exigências do governo”, relata. Esquetini salienta também que muitas reuniões foram feitas com deputados estaduais e federais. “Nos reunimos com deputados e pessoas ligadas ao Ministério da Integração Nacional. Graças a Deus, o nosso esforço e o bom relacionamento que construímos ao longo destes anos possibilitaram a vinda destes recursos. Aproveito para agradecer ao deputado federal Baleia Rossi, que foi o grande intermediador para a liberação deste recurso do governo federal”, afirma.

Nesta semana, geólogos de uma empresa contratada pela Prefeitura estiveram na ponte do Jardim São José fazendo a sondagem do terreno. Este trabalho faz parte da documentação a ser encaminhada para a liberação da verba que virá do governo estadual. O prefeito Esquetini esteve no local acompanhando os profissionais. Com a chegada dos recursos, a segunda etapa será a contratação da empresa que ficará a cargo do reforço das fundações, bem como da instalação dos gabiões nas duas pontes.


Fonte: A.I.P


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários