Desfile do Rabo de Galo abre a folia

Bloco acompanha o trio elétrico durante trajeto até a Praça Alfredo de Paiva Garcia


A Prefeitura de Matão realiza, entre os próximos dias 9 e 13, o 1º CarnaMatão. O bloco ‘Rabo de Galo’ abre as festividades nesta sexta-feira (9) com o seu tradicional desfile. A concentração acontecerá na Avenida Padre Nelson, a partir das 21 horas, de onde os foliões sairão em cortejo junto ao trio elétrico até a Praça ‘Alfredo de Paiva Garcia’.

No final de 1983, um grupo de amigos – reunidos no então ‘Jandaia’ e apreciadores do drink ‘Rabo de Galo’ – criaram o ‘Grêmio Recreativo Esportivo Unidos pelo Rabo de Galo’. Os fundadores do bloco são os irmãos Gimenez – Márcio, Fábio e Rafael (Feféu).

O primeiro desfile contou apenas com sete integrantes. Às 17 horas daquele carnaval saíram às ruas os irmãos Gimenez, Chivas Faria, Paulo Bacaxi e Toninho. Ainda na década de 1980, os ‘Galos’ saíram fantasiados de Adão e Eva com um carro de som passando pelos bairros. Segundo um dos integrantes, a cada ano é eleito um presidente do bloco. Márcio Gimenez é o presidente vitalício.

Posteriormente surgiram novos integrantes, como Rodrigo Grecco, David Sbrissa, Fátima Pauletti, Joemir Oliveira, dentre outros ‘personagens’ matonenses. Não há um enredo específico, então os participantes ficam livres para a criação das fantasias. Desta forma, cada um se veste como quer, mas quase sempre os homens comparecem vestidos de mulheres e vice-versa.

A partir de 1986, o ‘Rabo de Galo’ passou a desfilar sempre acompanhado por um carro de som e, assim, vem ‘arrebanhando’ anualmente diversos adeptos.

 

CARNAMATÃO 2018

Além do tradicional ‘Rabo de Galo’, para as noites na praça, a folia contará com trio elétrico e apresentações da cantora Fernanda Rocha com percussão baiana durante as cinco noites. Haverá ainda micaretas carnavalescas com shows de Dérik & Luciano no sábado (10), Fernando Serafim no domingo (11) e João Bosco e Vinicius na segunda-feira (12), sempre a partir das 22 horas.

O carnaval de marchinhas será retomado neste ano, com a banda Flecha de Ouro animando as quatro noites (a partir das 22 horas) no Ginásio de Esportes ‘Décimo Chiozzini’, além das matinês que começarão às 15 horas nos dias 11 e 13 (domingo e terça). Nestas mesmas datas e horário também haverá matinê no distrito de São Lourenço do Turvo, com trio elétrico na Praça ‘José Zangari’.

Vendedores ambulantes poderão se instalar na Praça ‘Alfredo de Paiva Garcia’. A solicitação do alvará específico precisa ser feita até esta sexta-feira (9). Os interessados em trabalhar no local devem procurar o Departamento de Tributos (Rua Oreste Bozelli, nº 1165, Centro), das 8 às 17 horas. O telefone para contato é 3383-3113.


Fonte: A.I.P


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários




Policia

Morte Sargento da PM

Rock na cerveja

Los Cabrones

Matão

Carnaval

Luto

Falecimento